Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Kh baixo

Kh baixo

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 19/jul/2014, 00:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Olá a todos,

Estou com o Kh a 6 e pretendia subir para os 7-8 dkh.
Estou a pensar fazer adição de bicarbonato de sódio para fazer a correcção do Kh, visto que com as TPA's regulares já não consigo. Posso utilizar o bicarbonato de sódio que se encontra à venda nos Hiper's ? :-? Que diluição se utiliza?

Abc
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 22/jul/2014, 09:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 54
Boas! não fiando já ouvi falar em uma colher de cafe para cada 50L de agua e establiza nos 8,3 mas n fiando espera pela resposta dos aficionados.
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3665

Mensagem 22/jul/2014, 10:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Boas.

Sugeria-te ires para os sais de balling.

O grau de pureza é mais garantido e se estás com consumos altos vais precisar de grandes quantidades certamente tornando incomportável o de supermercado...

Tens também a opção do KalkWasser (hidróxido de sódio).
Imagem

Mensagem 22/jul/2014, 14:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Helder Ferreira Escreveu:
Olá a todos,

Estou com o Kh a 6 e pretendia subir para os 7-8 dkh.
Estou a pensar fazer adição de bicarbonato de sódio para fazer a correcção do Kh, visto que com as TPA's regulares já não consigo. Posso utilizar o bicarbonato de sódio que se encontra à venda nos Hiper's ? :-? Que diluição se utiliza?

Abc

Olá Helder,

Nunca utilizei bicarbonato do hiper, mas sei que nas farmácias se vende em embalagens de 500 gramas a um preço razoável; se é para utilizar pontualmente provavelmente será uma boa solução, se for para usar com regularidade, compra como te recomendaram, sais (bicarbonato de sódio), para balling.

Entretanto podes usar a seguinte fórmula: 1 colher de chá nivelada (6 gramas) de bicarbonato de sódio, elevam 0,4meq/l-1dKH a alcalinidade a 190 litros de água.

Mistura com um pouco de água de osmose e vai deitando pouco a pouco no aquário.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 22/jul/2014, 15:34

Esta descida de Kh está está associada à introdução de SPS e à mudança de sal (utilizava o Red Sea Coral Pro). Como este sal tem um elevado valor de Kh, Ca e Mg, nunca senti necessidade de fazer qualquer tipo de adição, contudo ao mudar para um sal menos composto, comecei a notar os valores mais baixos, inclusive o de Ca que estava nos 390ppm.

Entretanto tenho feito adição de Kalk+2 da brightwell (Calcio, Magnésio e Estrôncio), mas verifiquei que estava a ficar com o Mg mutio elevado, na ordem dos 1360 a 1400. Conclusão, tenho de fazer a adição individual destes iões.

Se fizer adição de Hidróxido de Cálcio, vou aumentar simultaneamente o Kh e o Ca, certo?
Devia ter prestado maior atenção ás aulas de química =))

Obrigado pelas dicas ;)

Mensagem 22/jul/2014, 18:00

Exacto. No entanto com o Balling é uma adição individual e por isso muito mais precisa.

Penso que vais acabar por ir aí...
Imagem

Mensagem 22/jul/2014, 22:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Se a razão é a introdução de SPSs, penso que deves começar a equacionar a compra de uma bomba doseadora e a utilização de Balling Light, pois é a única forma de conseguires controlar os parâmetros básicos individualmente

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 23/jul/2014, 15:10

César Silvério Escreveu:
Se a razão é a introdução de SPSs, penso que deves começar a equacionar a compra de uma bomba doseadora e a utilização de Balling Light, pois é a única forma de conseguires controlar os parâmetros básicos individualmente

Abraço

Pois... Vou ter de começar a pensar num upgrade, mas para isso talvez tenha de equacionar uma nova montagem \:D/
Mas não pode ser para já, por motivos de força maior :)

Cumps

Mensagem 23/jul/2014, 15:57

Vai juntando aos poucos.

Saio a pouco tempo esta:
JEBAO
Imagem
Imagem

Voltar para Novo no hobby