Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º tentativa em aquario

1º tentativa em aquario

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 17/ago/2014, 12:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
olá a todos sou o nelson 33 anos e sou do barreiro , e a primeira vez que tenho um aquario e antes da aventura li quase tudo o que existia em foruns .

com receio de nao conseguir ou de perder o interesse comecei com um aquario pequeno "sera 130L" em que mudei apenas o escumador de origem e adicionei mais uma bomba de circulaçao . ao fim de 2 meses de agua la dentro da zona de sesimbra com mudas de 15 em 15 dias de 30L adicionei os primeiros habitantes . uma equipa de limpeza de 4 hermitas de patas vermelhas , 1 de patas cor de rosa e 5 turbos . de 2 em duas semanas fui colocando um peixe e uns corais moles , fica aqui o resultado de 3 meses +\- .
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

cumprimentos a todos

Mensagem 17/ago/2014, 15:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Olá Nelson
Bem vindo ao fórum e a este Hobby, tem bom aspeto o teu Nano.
disfruta dele ao máximo
:-bd

Mensagem 17/ago/2014, 16:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Ola Nelson.

Bem vindo.

Uma pergunta, as 2 rochas debaixo sao rocha morta ou sao rocha calcaria daquela usada em agua doce?
Abraco e boa sorte nesta aventura.

Mensagem 17/ago/2014, 16:39

desde ja muito obrigado pela recepção a todos .

Quanto as rochas sao rocha morta , eu queria ver pelos meus olhos a evoluçao de todo o aquario e apenas comprei 1kg de rocha viva tudo o resto estava morto . assim consigo saber como sao os diferentes estagios da vida no aquario.
retirei tambem a tampa de origem e todas as lampadas pl-24w e montei uma iluminacao nova com 3 metros de fitas led azul , branco de 10.000k e de 6400k se nao estou errado.
o aquario tem uma sump traseira mas e muito pequena a soluçao que arranjei foi complementar com um filtro externo e um TMC V2SKIM 400 .

ps. nunca testei nada na agua a nao ser salinidade 1.025 e raramente coloco as maos la dentro a nao ser para mudar a agua e "sugar" detritos na areia e pequenas algas verdes .

cumprimentos

Mensagem 19/ago/2014, 19:46

olá e boas a todos novamente , tenho umas perguntas a fazer para tirar uma duvida .

tenho um Yellow Watchman Goby , nao sei o nome correcto e de a uns dias para cá ele nao para quieto no aquario nadando sempre junto a superficie . a duvida é se ele esta desconfortavel ou e normal fazer , li que ele precisa dum camarão pistola que tambem nao sei como explicar o nome correcto para acalmar .
será verdade ou e apenas comportamento ate ele arranjar uma toca para se esconder?

e ja agora onde poderei comprar tal camarão ?

cumprimentos a todos :ympeace:

Mensagem 19/ago/2014, 21:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Olá Nelson,

Esse comportamento não costuma ser normal nos Yellow Watchman Goby. Fica atento, pois já ouvi relatos de saltos para fora do aquário. Se tiveres oportunidade verifica os parâmetros da água procura outros sinais/ sintomas no Goby.

É verdade que fazem simbiose com um pistol shrimp, mas esse comportamento quase de certeza não está relacionado com a ausência dele.

Cumps
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 22/ago/2014, 17:44

boas a todos , novidades boas ao que parece o peixe voltou ao fundo e la encontrou uma toca onde fica agora a comer as pedras do fundo lolol.
tenho a rocha morta que comprei a ficar cheia de pintas rouxas ao que penso ser coralina , e bom sinal nao é ? a unica coisa que la vai aparecendo de vez em quando sao umas manchas amareladas no vidro e junto ao substrato mas depois de uma limpeza demora a surgir .

cumprimentos a todos :ympeace:

Mensagem 22/ago/2014, 17:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Parabéns pelo aquário, parece estar estável e com um bom arranque. Agora é uma questão de com o tempo ires preenchendo essa rocha com corais. :-)

Tem atenção às marcas roxas na rocha, pode não ser coralina mas sim cyanos.

Boa sorte com o projecto!

Mensagem 22/ago/2014, 18:04

muito obrigado paulo pela resposta e fiquei assustado agora , como posso saber essa diferença? as manchas rouxas sao apenas em volta dos bocados de rocha viva que comprei e encostei a morta na esperança de "pegar" dai eu ter dito coralina .

quanto a animais , de noite vejo que nunca vi e nem sei como la foram parar 2 estrelas do mar nao consigo fotografar pois andam sempre escondidas e no meio dos moles . devo retirar ?

abraços

Mensagem 27/ago/2014, 09:18

Ola a todos , poderiam me dar uma ajuda num problema que me faz andar a roda . Tenho 2 anemonas uma de pontas azuis bem grande do tamanho duma mao e tenho uma pequena de pontas cor de rosa . O que se passa e que ontem a pequena estava agarrada a uma rocha e hoje desapateceu , ja procurei em todo o lado e nada. Sera que a grande a comeu? Ou anda escondida?

Abracos a todos

Mensagem 15/set/2014, 10:36

Procura bem primeiro, a minha anénoma volta e meia "levantava-se" e andava pelo aquário durante a noite.

Volta e meia encontrava-a escondida nalgum canto de rocha.

A questão dos cyanos é mais pela tua observação, a coralina não faz o mesmo efeito apesar da cor ser semelhante.

O cyano começas a ver logo na areia e rocha uma espécie de camada lisa que ele vai criando.

Boa sorte!

Mensagem 15/set/2014, 13:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Se procurares no goole por imagens de alga coralina e cianos vês logo a diferença.

Quanto às anémonas, parece-me um aquário demasiado recente para ter anémonas. Vai estando com atenção!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/set/2014, 14:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Nelson Prazeres Escreveu:
Ola a todos , poderiam me dar uma ajuda num problema que me faz andar a roda . Tenho 2 anemonas uma de pontas azuis bem grande do tamanho duma mao e tenho uma pequena de pontas cor de rosa . O que se passa e que ontem a pequena estava agarrada a uma rocha e hoje desapateceu , ja procurei em todo o lado e nada. Sera que a grande a comeu? Ou anda escondida?

Abracos a todos

Boas, não notaste qualquer alteração na transparência da água? Assim um pouco para o turco?
Pode ter ido passear e sido desfeita por uma bomba de circulação.
Abraco

Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/set/2014, 17:47

olá a todos , realmente a bicha andava escondida nos buracos mas ja apareceu . fico bastante mais descansado estava com receio de ter sido sugada mas afinal foi so susto.

nao resisti ao vicio e la convenci a mulher a me deixar ocupar um espaço maior na sala , comprei um aquario maior que ja esta a ciclar , 120x55x50 mais sump .vou em breve abrir um novo topico com mais informaçao e fotos do arranjo .

cumprimentos a todos

Mensagem 17/set/2014, 17:30

Ui, convencer a mulher é sempre a primeira tarefa mais difícil. Boa sorte com a nova aventura! :)

Voltar para Novo no hobby