Pedro Simoes Escreveu:
Boas e obrigado, ja tenho umas idéias e estou a montar o aqua, já o tinha cá com uns tropicais, decidi incrementar aqui o visual da sala então la vai o setup aqua 120 x45x60 um sump de 80x40x45 eheh o sump é quase do tamanho do aqua, bomba de retorno dc5000, skimmer um curve 7 b. magic, calha maxpect razer 300 10k ( uma fortuna) tenho uma 160 8k no tropical e as plantas ate batem palmas, depois meto umas fotos pra opinioes no layout. Quanto a agua vai ser mesmo do mar, afinal se a mistura já está feita só falta uns pequenos ajustes e tentar fazer umas pequenas trocas regulares, ainda nao decidi qual bomba de circulçao comprar. Rochas estao já a ciclar num bidon já a 2 semanas. A agua da nazaré é boa mesmo andei a fazer uns testes e com valores regulares a nao ser a salinidade que tem de ser reduzida. Quanto ao forum já ando cá a ler sobre o assunto a algum tempo, tem ajudado muito em termos de orientaçao e sobretudo fazer as coisas com calma e por etapas.Bom maschega por hoje amanha se a sala tiver organizada tiro uma foto do setup.
Um abraço
Quanto à bomba de retorno, compra logo uma de 12K ou 9K. Mais tarde se usares reactores , já não tens que comprar outra. É só fazeres derivações. Ao inicio reduzes a potência.
Circulação, compra as Jebao Rw8 e nem penses mais. Convém teres a rocha a ciclar no aquário, não é só a rocha que cicla.
[No próximo texto assim longo, usa parágrafos. Ajuda na leitura

]
Cump