bem o equipamento adquirido foi un sera biotop cube 130, foi comprado usado mas esta impecável foi bem estimado mas não sei quanto tempo foi usado, alem do equipamento original ainda vem com un skimmer adicional resun sk300, bomba de retorno 500 litros hora e wave resun 2000 litros.
para iniciar acho que esta bom, agora falta o resto e ai eu peço alguns conselhos. ja fui me aconselhar com duas lojas aqui na zona (Leiria) e disseram mais ao menos a mesma coisa, que deveria trocar as lampadas comprar substrato, sal e agua da torneira que aqui em Leiria até é boa.
agora queria mesmo saber os passos a seguir, devo por o subtrato e agua e deixar ciclar o devo já por também a rocha viva?
a minha ideia é usar agua do mar, vou frequentemente a figueira da foz e queria trazer agua de lá.
depois quanto tempo dura o ciclo?
as 2 lojas aconselharam 10% de rocha viva isso da cerca de 10 quilos, eu até acho muito lindo mas acho muito caro

ja vi aqui pessoal a vender rocha viva "usada" a preço bem melhor vocês acham uma boa opção?
eu pensava que o que custava mais era comprar o aquario mas vejo que começar agora é bem mais dificil