Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Humidade

Humidade

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 27/Oct/2014, 15:54

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D ,

Já toda a gente sabe que estou a projectar e a construir um novo projecto. Nada de novo.

A questão é a humidade dentro da "salinha" que vai levar o aquário.

Arranjei um controlador de humidade (igual em aspecto ao controlador de temperatura ST1000) mas não faço a mínima ideia qual a percentagem de humidade normal ...

Ou seja, regulo aquilo para ligar o exaustor a partir de que % de humidade?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/Oct/2014, 16:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas Rui,

Também não sei qual é a % de humidade normal. mas já que tens o controlador, faz umas medições pela casa e mesmo na garagem para veres o que é normal sem aquário...penso que já dê para ter uma ideia :-\
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 27/Oct/2014, 16:31

Boas ;) ,

Ricardo Santos Escreveu:
Boas Rui,

Também não sei qual é a % de humidade normal. mas já que tens o controlador, faz umas medições pela casa e mesmo na garagem para veres o que é normal sem aquário...penso que já dê para ter uma ideia :-\

Já fiz ... A humidade pela casa anda hoje nos 65%

Agora assim mesmo não sei se é muito se é pouco.

Abraços,
Rui

Mensagem 27/Oct/2014, 17:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Boa tarde,

Humidade desejável deve estar entre o 55% e 70%. Podendo variar dependendo da temperatura ambiente.

Cumprimentos.

Mensagem 27/Oct/2014, 20:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas,

Se for possivel tenta manter a HR próximo dos 65%, dependendo das condições de temperatura exterior e da época do ano e ainda local onde resides pode ser que consigas estabilidade.
Quanto mais promoveres a descida da HR na tua sala mais humidade podes vir a ter :) não estou a ser mauzinho mas é mesmo assim tem muito a ver com a evolvência do espaço e como estas coisas tendem a equilibrar-se, sempre promovas a ausência de humidade esta vai ser compensada.
Tratando-se de um espaço onde haja presença humana é sempre aconselhavel manter a HR acima dos 55% de forma a não provocar desconforto.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 28/Oct/2014, 02:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,

Se for possivel tenta manter a HR próximo dos 65%, dependendo das condições de temperatura exterior e da época do ano e ainda local onde resides pode ser que consigas estabilidade.
Quanto mais promoveres a descida da HR na tua sala mais humidade podes vir a ter :) não estou a ser mauzinho mas é mesmo assim tem muito a ver com a evolvência do espaço e como estas coisas tendem a equilibrar-se, sempre promovas a ausência de humidade esta vai ser compensada.
Tratando-se de um espaço onde haja presença humana é sempre aconselhavel manter a HR acima dos 55% de forma a não provocar desconforto.

Realmente faz todo o sentido e já me aconteceu isso. Tinha um desumificador potente na sala pelo medo do excesso de humidade , e o facto era que quando eu desligava a maquina menos água evaporavam os aquarios, quando estava a trabalhar, enchia o depósito muito rapidamente até que parei de usar, apenas ventilo mais a sala.
Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 28/Oct/2014, 11:12

Boas,

Obrigado a todos pelas respostas.

Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,

Joaquim,

O Aquário não vai estar na sala.

Vai estar numa salinha com 10m2 só com um buraco para ventilação. Mesmo assim aponto para os 65%?

Abraços,
Rui

Mensagem 28/Oct/2014, 12:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Rui,

Nesse caso e partindo do principio que a "salinha" vai estar vedada aos Humanos lá de casa :D tens de fazer duas coisas básicas, primeiro determinar o volume de ar a renovar, depois o diferencial de depressão no espaço, e por fim a HR necessária para manter os equipamentos com segurança.
Atenção que em espaços muito reduzidos e com equipamentos eléctricos e electrónicos convém ter atenção á HR mas também á velocidade do ar.
Podes fazer por tentativa e erro ou podemos fazer umas medições e contas para definir o que é necessário. Depende da tua vontade de trabalhar =)) =)) =))

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Voltar para Discussão Geral