Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciação aguá salgada

Iniciação aguá salgada

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 19/nov/2014, 23:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Boas ,antes demais chamo-me Gonçalo Rebelo (tenho q trocar o nome no forum , mas não acho a opção , alguem me pode indicar?) , já tive vários aquarios de agua doce á alguns anos atrás , mas agora voltou o bichinho e quero iniciar um projecto(nano) de água salgada.
Como é normal , tenho várias duvidas sobre praticamente todos os assuntos , mas tenho lido várias coisas.
Estou a pensar comprar um aqua 90x45x45 (8mm) , com sump 60x30x30 ,vou fazer coluna seca e adoptar o sistema "Bean Animal Simplificado" do moderador Rui.
Para o movél vou para um DIY q penso q foi o moderaor Rui q postou , o qual me parece ser de facil execução e bastante robusto.
Quero tentar fazer este projecto o mais low-cost possivel sem nunca descurar no essencial para o bom funcionamento do sistema, é neste aspecto q peço a vossa ajuda de modo a conseguir adquirir o equipamento necessário para esta capacidade ( escumador, bomba de retorno, aquecedor, controlo de temp., bomba de circulação,etc). Com a vossa experiencia devem saber as soluções mais baratas mas ao mesmo tempo fiáveis existentes no mercado.Estou aberto a adquirir algum material em segunda mão , por isso se alguem tiver algo que queira vender e se assemelha ao q necessito pode me contactar.
Fico á espera de algum feedback para puder começar a organizar o projecto.Esta semana vou me ausentar do país mas no começo da próxima gostava de começar.

Mensagem 20/nov/2014, 01:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Bem vindo ao mundo dos salgados.
O primeiro conselho é leres muito mas parece-me que já o fazes :)
Material deves ter quase todo o que precisas nos classificados, procura por lá. Até bons aquários e estruturas.
Normalmente a malta muda para maior ou melhor e vai colocando material em muito bom estado à venda.
Abraço

Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 20/nov/2014, 14:34

Obrigado pela atenção, vou estar atento a possíveis negocios, eventualmente se alguém tivr algo q se assemelha ás minhas necessidades diga.
Um dos meus problemas é identificar qual será a capacidade necessária em temos de escumador, bomba de retorno e circulação,para o aquario q pretendo.

Mensagem 20/nov/2014, 14:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
um nano é sempre bom para começar e aprender .
eu estou a desmontar um com mais ou menos essas medidas .
enviei-te PM .

cumps,

Bruno

Mensagem 21/nov/2014, 14:00

De momento não me encontro no país, segunda quando regressar vou analisar as mensagens.
Obrigado pela atenção.

Mensagem 21/nov/2014, 17:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Boa sorte, eu também comecei nos salgados como tu, num nano.

Mensagem 02/dez/2014, 16:29

Boas de novo , pronto já adquiri o aquario para começar esta aventura(adquiri o aquario q o membro Duarte Gaspar tinha á venda 70x50x50 mais sump).
Agora necessitava de a vossa ajuda para definir quais bombas(retorno e circulação) seram necessárias. Estou inclinado para comprar tudo Jebao, qual a vossa opinião? Em relação ás bombas de circulação qual a litragem necesária para este aquario?4000l/h será suficiente? As bombas da SunSun é melhor nem chegar perto , certo?

Mensagem 02/dez/2014, 18:20

bombas de circulaçao eu gosto de tunze. claro que agora tens as jebao , é uma questao de defenires o que queres gastar em bombas..

Mensagem 02/dez/2014, 18:51

Mas em questão de litragem qual será o aconselhável para os 175l? Uma de 4000l/h será suficiente?

Mensagem 02/dez/2014, 20:52

eu se fosse tunze colocaria uma mais forte a apontar para cima e outra mais fraca no lado oposto a apontar normal em frente. exemplo uma tunze 6025 e uma 6015 , ou uma 6045 e uma 6025 .
para o teu aquario indo para a tunze uma 6015 e uma 6025 chega bem...

Mensagem 03/dez/2014, 13:20

Em relação ao escumador estou a pensar adquirir um Deltec mc500 , em segunda mão, o q acham desta escolha? Será demasiado pra capacidade do Aqua?

Mensagem 03/dez/2014, 14:34

Mensagem 03/dez/2014, 17:57

Pergunto pq tenho lido q quando se tem um escumador muito forte pro volume do tanque podemos estar a retirar muitos nutrientes da aguá. Ou estou errado?
Quanto a calha de iluminação vi um Group buy , onde vão encomendar estas calhas(http://reef4life.com/store/led/86-ocean ... 7-led.html) , pro meu aqua (70x50x50) uma será suficiente?

Mensagem 03/dez/2014, 19:09

tambem depende do que sobredimensiones. mas estas sempre mais safo e podes carregar mais nos peixes por exemplo.

Mensagem 03/dez/2014, 21:54

E sobre a calha ? Uma será suficiente para o aqua de 70x50x50?

Mensagem 03/dez/2014, 22:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Perfeitamente.
Se quiseres passas aqui em minha casa Caxias e vês.
Abc

Mensagem 03/dez/2014, 22:14

Obrigado pela resposta, se puder devo entrar no group buy e mandar vir uma. Parece-me uma solução viavel e economicamente mais em conta.

Mensagem 03/dez/2014, 23:45

E em relação a bomba de retorno,uma Jebao dc2000 será suficiente?E termostato um de 300w?

Mensagem 04/dez/2014, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Eu pessoalmente optaria por uma 3000 e dois termostatos de 150w, sempre ganhas em redundancia.

As bombas com o passar dos anos, normalmente, perdem um pouco de potencia e tens de ter em conta a elevação que vais necessitar, garantidamente que o caudal à altura que iràs colocar a saida do retorno nao será os 2000.
Assim como de futuros poderas queres ligar mais algum equipamento como um filtro de midia por exemplo.

Os termostatos, caso um falhe, esta la o outro.
Abc

Mensagem 04/dez/2014, 00:52

Obrigado pela ajuda. Realmente estava aqui a pesquisar e decidi-me pela 3000.
Quanto aos termostatos não tinha pensado nisso , mas tem toda a logica. Quanto ás bombas de circulação estou a pensar numa jebao wp10 mais uma mais fraca tipo sunsun.Será suficiente?
E outra questão , poderam recomendar-me um site onde possa encomendar as bombas?

Próximo

Voltar para Novo no hobby