Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Doente?

Doente?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 28/dez/2014, 18:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Ola pessoal, estou aflito,

ha 5 dias atras morreu-me 1 lenatus, no dia a seguir sem nada que o prevesse um strigosus.

Passaram 3 dias,

Ontem morreu-me uma salaria, e hoje o pyroferus esta a morte, cores estranhas, nao nada...

Imagem

Dei comida aos peixes, a comida passou a frente da boca e nem a abriu...

posso fazer algo?

Penso que o leneatus tera vindo doente e ta me a quinar isto tudo...

Mensagem 28/dez/2014, 18:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
É impressão minha ou ele tem a cabeça corroida?

Mensagem 28/dez/2014, 20:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Pedro Alves Escreveu:
Ola pessoal, estou aflito,

ha 5 dias atras morreu-me 1 lenatus, no dia a seguir sem nada que o prevesse um strigosus.

Passaram 3 dias,

Ontem morreu-me uma salaria, e hoje o pyroferus esta a morte, cores estranhas, nao nada...

Imagem

Dei comida aos peixes, a comida passou a frente da boca e nem a abriu...

posso fazer algo?

Penso que o leneatus tera vindo doente e ta me a quinar isto tudo...

Boas, fizeste quarantena do lineatus? Quando falas do lineatus é o Acanthurus? Quais foram os sintomas que conseguiste visualizar antes de morrerem?

Cump
Imagem

Mensagem 28/dez/2014, 22:08

Nao tem a cabeca corruida ficou assim na foto com a rocha a frente.

Sim é p acantarhus,

Nao fiz quarentena :( qual a melhor maneira de fazer?

O lineatus rocava-se nas rochas e praticamente nao nadava durante o dia, quanda as luzes apagavam via que saia mais...
Levava porrada ate da salaria, morreu com as escamadas todas ripadas.

O pyroferus reparei que depois do leneatus morrer ficou a ficar mais parado no mesmo sitio e a comer mais mal mas comia.

Hoje pumba...

Mensagem 28/dez/2014, 23:36

Pedro Alves Escreveu:
Nao tem a cabeca corruida ficou assim na foto com a rocha a frente.

Sim é p acantarhus,

Nao fiz quarentena :( qual a melhor maneira de fazer?

O lineatus rocava-se nas rochas e praticamente nao nadava durante o dia, quanda as luzes apagavam via que saia mais...
Levava porrada ate da salaria, morreu com as escamadas todas ripadas.

O pyroferus reparei que depois do leneatus morrer ficou a ficar mais parado no mesmo sitio e a comer mais mal mas comia.

Hoje pumba...

Boas,

Sobre quarentena tens vários tópicos sobre a mesma,

Deixo-te aqui um escrito pelo Cesár Silvério

viewtopic.php?f=9&t=756&hilit=quarentena

Provavelmente será Marine Veltet, devido ao facto de tu dizeres que as mortes foram bastante rápidas após a morte do primeiro peixe.

Tira os peixes (vivos) todos e efectua tratamento/quarentena, e caso tenha sido MV (Marine Velte) deixa no mínimo 6 semanas o aquário sem peixes (os invertebrados podem ficar), como não consegues identificar o surto que te está a matar os peixes, deixaria 10 semanas.

Já agora, lineatus é um peixe difícil e que requer um aquário bastante grande, e claro, muito territorial :)

Boa sorte.
Imagem

Mensagem 29/dez/2014, 13:41

Viva

Os peixes que ainda mostram saúde não se deixam apanhar não consigo fazer quarentena com eles noutro aqua.

Ps: hoje foi um palhaço, e este palhaço ontem mostrava sinais estranhos, tipo deitava se na caulastrea como se fosse dormir quando as luzes do aqua apagam.

Abocado fui a casa e já estava OFF.

O peixe tinha um leve manto branco nas escamas.

Mensagem 29/dez/2014, 14:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Pedro. E testes da água? Quando fizeste os últimos?
Oscilações de temperatura não tens tido nestes dias mais frios?
Imagem

Mensagem 29/dez/2014, 14:21

Viva

Sim tenho feito, tudo dentro dos limites legais :)

A temperatura nao tem oscilado esta sempre entre os 24/25c

Mensagem 29/dez/2014, 15:05

PS: O nuno vinha emprestou-me um refractometro e verifiquei que a salinidade estava a 1.28/29

ja estou a corrigir esta situacao.

Mensagem 29/dez/2014, 23:04

Viva

penso que estou a sofrer uma de duas causas:

1- OODINIUM - Amyloodinium ocellatum

2- ICTIO MARINHO - Cryptocaryon irritans

Qualquer uma delas o tratamento passa por cobre, que em Evora nao ha a venda e mesmo que mande vir, nao vai chegar a tempo de tratar esta gente...

penso que vou perder os peixes todos... O naso literatus ja mostra sinais que é o proximo.

Esse tratamento de cobre é exclusivo dos peixes marinhos? Existe uma loja de peixes aguaa doce em Evora mas nao sei se tera alguma coisa.

Mensagem 30/dez/2014, 01:28

Boas, o que tens certamente e o Amyloodinium ocellatum (marine velvet). Sim, apenas tratamento com cobre...

Contudo, reparei que andaste a pesquisar, e deves ter lido que isso é altamente mortal num curto espaço de tempo.

Concelhos a ter no futuro, fazer sempre Quarentena.

O cobre não e comercializado, foi proibida a venda em pt, mas tens vários lojistas que de certeza tem ainda em stock.

Se houver algum peixe que nao morra com MV, vai ser sempre uma forma de nunca conseguires erradicar a doença do teu aquário, tens mesmo de fazer quarentena aos sobreviventes e deixar no mínimo 6 semanas sem peixes.

Boa sorte
Imagem

Mensagem 30/dez/2014, 11:17

Pois, é mesmo isso que ontem falava...

È um pau de dois bicos,

Se morrerem todos é um grande desanimo, mas sei que se deixar o aqua 2 meses sem peixes a doenca acaba por desaparecer,

Se nao morrerem(que é o que quero), a doenca vai la estar a espera das proximas vitimas que entrem!!

O problema é apanhar os peixes o aqua nao é grande mas tambem nao é pequeno..

Vou adqurir um UV pode nao ser uma solução para o presente mas é uma solução para o futuro.

Deixo aqui uma questão: Se os peixes sobreviverem por serem fortes/saudaveis o UV nao vai eliminar os parasitas que andarem no aquario?

abc's

Mensagem 30/dez/2014, 11:50

Pedro Alves Escreveu:
Pois, é mesmo isso que ontem falava...

È um pau de dois bicos,

Se morrerem todos é um grande desanimo, mas sei que se deixar o aqua 2 meses sem peixes a doenca acaba por desaparecer,

Se nao morrerem(que é o que quero), a doenca vai la estar a espera das proximas vitimas que entrem!!

O problema é apanhar os peixes o aqua nao é grande mas tambem nao é pequeno..

Vou adqurir um UV pode nao ser uma solução para o presente mas é uma solução para o futuro.

Deixo aqui uma questão: Se os peixes sobreviverem por serem fortes/saudaveis o UV nao vai eliminar os parasitas que andarem no aquario?

abc's

Olá Pedro,

Infelizmente o UV não te irá resolver o problema, só mesmo o aquário em peixes durante 8 semanas.

Mais vale pensares mesmo em apanhar os peixes sobreviventes e inseri-los num novo aquário deixando o principal sem peixes.

Já agora, quais os peixes que não apresentam sintomas?

Chromis? Wrasses?

Cumps
Imagem

Mensagem 30/dez/2014, 12:10

Mas eu nao tenho mais aquarios, e os peixes nao se deixam apanhar, é um de 500L

Ainda tenho vivo:

1 sixline, 5 viridis, 1 palhaco, 1 YT e 1 naso literatus.

O naso parece ser o que esta mais debil(pode ser so impressao) agora estar a ver doencas em tudo, mas reparo que os olhos dele nao estao tao "limpos" parecem que estao nublados.

Mensagem 30/dez/2014, 12:40

Pedro Alves Escreveu:
Mas eu nao tenho mais aquarios, e os peixes nao se deixam apanhar, é um de 500L

Ainda tenho vivo:

1 sixline, 5 viridis, 1 palhaco, 1 YT e 1 naso literatus.

O naso parece ser o que esta mais debil(pode ser so impressao) agora estar a ver doencas em tudo, mas reparo que os olhos dele nao estao tao "limpos" parecem que estao nublados.

Boas, sim, é mesmo MV, arranja um pequeno aquário de 60 Litros, no continente às vezes existem uns baratos.

O Naso, tem pintas pretas no corpo?

Tens mesmo de os apanhar se queres continuar a ter vivos sem doenças.

Boa Sorte
Imagem

Mensagem 30/dez/2014, 13:08

Boas.

Desculpa Bruno mas não concordo com um diagnóstico assim tão acertado de uma doença que mesmo ao vivo é bastante difícil de distinguir de outras tantas que existem.

Não digo com isto que está errado mas poderão ser inúmeras coisas.

Na minha opinião repetia os testes completos à agua e fazia uma muda de água após esses testes, independentemente dos resultados.

Nessa muda de água teria particular atenção a: Água à mesma temperatura, com a salinidade correcta e com o sal bem dissolvido (nada de coisas a pressa).

Qualquer que seja o problema irias melhorar a qualidade da água e seria sempre benéfico.

Quanto ao cobre, não acredito que fosses ter bons resultados com o seu uso por duas razões:
1. sendo o teu aquário grande, para apanhares os peixes irias sujeitá-los a um enorme stress que os iria deixar ainda mais fragilizados.
2. o cobre não deixa de ser um veneno tanto para a bicharada ams também para o peixe a tratar. No caso de peixes já tão debilitados não costumam dar bons resultados porque a tolerância do peixe está bastante baixa. Não esqueças que para fazeres o tratamento com cobre implica que tenhas um teste de cobre para ires controlando os valores...

Fora isto, teres bastante calma e stressares os peixes o menos possível.

Podes também optar por descer a salinidade do aquário para 1.021 de forma a ajudar os peixes sem prejudicar muito os corais nem os invertebrados.
Imagem

Mensagem 30/dez/2014, 13:16

Goncalo Zamith Escreveu:
Boas.

Desculpa Bruno mas não concordo com um diagnóstico assim tão acertado de uma doença que mesmo ao vivo é bastante difícil de distinguir de outras tantas que existem.

Não digo com isto que está errado mas poderão ser inúmeras coisas.

Na minha opinião repetia os testes completos à agua e fazia uma muda de água após esses testes, independentemente dos resultados.

Nessa muda de água teria particular atenção a: Água à mesma temperatura, com a salinidade correcta e com o sal bem dissolvido (nada de coisas a pressa).

Qualquer que seja o problema irias melhorar a qualidade da água e seria sempre benéfico.

Quanto ao cobre, não acredito que fosses ter bons resultados com o seu uso por duas razões:
1. sendo o teu aquário grande, para apanhares os peixes irias sujeitá-los a um enorme stress que os iria deixar ainda mais fragilizados.
2. o cobre não deixa de ser um veneno tanto para a bicharada ams também para o peixe a tratar. No caso de peixes já tão debilitados não costumam dar bons resultados porque a tolerância do peixe está bastante baixa. Não esqueças que para fazeres o tratamento com cobre implica que tenhas um teste de cobre para ires controlando os valores...

Fora isto, teres bastante calma e stressares os peixes o menos possível.

Podes também optar por descer a salinidade do aquário para 1.021 de forma a ajudar os peixes sem prejudicar muito os corais nem os invertebrados.

Olá Gonçalo,

Falo apenas da experiência que tenho a nível de doenças, acredita que é bastante.

Mas claro, cada um é livre de fazer o diagnóstico que achar mais correcto, contudo todos os factores que o Pedro enumera apontam para que seja MV.

Infelizmente para o MV a hiposalinidade nada faz, o cobre é o mais eficaz, claro tens formol mas este é altamente cancerígeno.

Podes ler um pouco aqui

http://reefkeeping.com/issues/2004-07/s ... /index.php

Cumprimentos
Imagem

Mensagem 30/dez/2014, 13:18

Já agora, liga o UV se já o tiveres. Não tens nada a perder, bem pelo contrário!
Imagem

Mensagem 30/dez/2014, 13:23

Pedro Alves Escreveu:
Viva

Os peixes que ainda mostram saúde não se deixam apanhar não consigo fazer quarentena com eles noutro aqua.

Ps: hoje foi um palhaço, e este palhaço ontem mostrava sinais estranhos, tipo deitava se na caulastrea como se fosse dormir quando as luzes do aqua apagam.

Abocado fui a casa e já estava OFF.

O peixe tinha um leve manto branco nas escamas.

E... acrescento que devido à pele dos palhaços ter caracteristicas diferentes, também as doenças se manifestam de maneira diferente...
Imagem

Mensagem 30/dez/2014, 14:22

Bruno Arrojado Escreveu:

Infelizmente para o MV a hiposalinidade nada faz, o cobre é o mais eficaz, claro tens formol mas este é altamente cancerígeno.

Podes ler um pouco aqui

http://reefkeeping.com/issues/2004-07/s ... /index.php

Cumprimentos

No artigo que indicas tens lá a referência a freshwater dips para o tratamento do MV.

Claro que só baixar um pouco não irá irradicar mas irá debilitar facilitando o seu combate pelo hospedeiro. Para além de que pelo que é referido em vários artigos "diminui os gastos de energia que os peixes têm na osmoregulação" (os termos poderão não ser os melhores).

Pedro, com isto não importa ter razão. Estamos a tentar dar-te o máximo de informação para que vejas as alternativas que tens para puderes actuar.

Para cada situação existem 10 teorias diferentes e temos apenas que escolher aquela em que mais acreditamos e que nos é possível aplicar.

Vai perguntando mais coisas se precisares mas aconselho-te a não deixares para o dia seguinte qualquer decisão que tomes. Umas horas podem fazer toda a diferença na salvação desses pequenotes...
Imagem

Próximo

Voltar para Discussão Geral