Marco Madeira Escreveu:
Boas Rui...
embora seja grande admirador das kessil e do tipo de luz que produzem também estou de acordo com a tua escolha já que o investimento é alto para um aqua desses, e tens mais provas dadas a longo prazo com as radion.
O aquário de leds mais bonito que vi até hoje era o aqua do Rui Silva quando ele tinha lá as Radion

! O aquário e as cores dos corais estavam simplesmentes bombásticas, com pormenores deliciosos ao nivel das coralites e dos pólipos. Nunca vi nada assim. Claro que a iluminação não é tudo como bem sabemos... mas as radion tem uma cor e uma flexibilidade de tons e de escolhas muito ampla e vais ter a tão desejada automatização no nascer e por do sol.
Boa sorte! ...eu também até Fevereiro no máximo vou ter de analizar muito bem a corrente iluminação e provavelmente se continuar a ter estes resultados irei trocar, mas desta vez back to old school, vou de volta ás origens

.
Boas Marco,
Percebo perfeitamente o que dizes ... Eu sou mesmo um grande admirador de Kessil.
Mas aqui acho que a questão não é tanto LEDs mas mais o facto de serem focos.
Acredita que também pensei e equacionei não só T5 mas HQI ...
Só que para aquários muito grandes como este os valores de consumo são absurdos.
Teria que ir para 4x 250W HQI + T5 ou então 8x 39w + 8x54W ...
O tempo o dirá mas acho que vou ficar bem servido. Agora não tem aquele factor WOW das Kessil mas gostei muito do que vi. Estive em casa do Sérgio (Obrigado Sérgio) ontem a brincar um pouco com as calhas e a ver o que elas fazem e gostei muito do que vi.
E como ele já as tem à 8 meses se não me engano deu bem para ver como os corais se dão com aquele tipo de iluminação!
Entretanto estive a falar com o Mr. Saltwater e ele tem 4x Radion Gen2 e diz que não as consegue meter a mais que 25% de potência com as lentes de origem. Queima corais ...

Com as lentes de 120º vou ter que medir o PAR mas se as meter a 50% de intensidade cheira-me que vou poupar muita electricidade.
Abraços,
Rui