Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Doente?

Doente?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 30/dez/2014, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Goncalo Zamith Escreveu:
Bruno Arrojado Escreveu:

Infelizmente para o MV a hiposalinidade nada faz, o cobre é o mais eficaz, claro tens formol mas este é altamente cancerígeno.

Podes ler um pouco aqui

http://reefkeeping.com/issues/2004-07/s ... /index.php

Cumprimentos

No artigo que indicas tens lá a referência a freshwater dips para o tratamento do MV.

Claro que só baixar um pouco não irá irradicar mas irá debilitar facilitando o seu combate pelo hospedeiro. Para além de que pelo que é referido em vários artigos "diminui os gastos de energia que os peixes têm na osmoregulação" (os termos poderão não ser os melhores).

Pedro, com isto não importa ter razão. Estamos a tentar dar-te o máximo de informação para que vejas as alternativas que tens para puderes actuar.

Para cada situação existem 10 teorias diferentes e temos apenas que escolher aquela em que mais acreditamos e que nos é possível aplicar.

Vai perguntando mais coisas se precisares mas aconselho-te a não deixares para o dia seguinte qualquer decisão que tomes. Umas horas podem fazer toda a diferença na salvação desses pequenotes...

Exacto,

Não estamos aqui para saber quem tem mais razão,

Sim, o FW Dips ajuda, mas não cura, até porque é necessário ter quarentena..senão volta tudo ao mesmo,

Infelizmente o MV é tem uma taxa de mortalidade muito elevada, e muitas das vezes é tarde demais quando damos conta que a temos no sistema :(

Pedro, tens de atuar rapidamente.

Boa sorte
Imagem

Mensagem 30/dez/2014, 17:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Viva a todos

Antes de mais obrigado pelas muitas respostas,

Ja comprei o UV assim que chegar ligo o uv durante 1 semana para tentar erradicar os parasitas possiveis.

Em relação aos peixes e como nao tenho maneira de os apanhar vao ficar dentro do aquario e depois é uma questão de esperar e ver quantos se safam.

O naso já nao sai do mesmo sitio, vai ficar off de certeza.

O Nuno Vinha esteve aqui e alertou-me que o YT vai pelo mesmo caminho apesar de ainda nadar bem, esta a perder o amarelo e a ficar palido.

os viridis o palhaço e o wrasse devem ser os que se safam, caso estes de safem nao vou adicionar peixes durante pelo menos 3 meses e depois introduzo um palhaco e vejo a reacçao dele nos dias seguintes de modo a perceber se a praga ainda esta ativa ou nao.

Ate la vou estabilizar/maturar o aqua ao maximo para que o mesmo esteja o melhor possivel a reveber os novos habitantes.

Mensagem 30/dez/2014, 19:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Como estão os níveis de amónia? Fizeste mudas de água recente?

Ás vezes a morte do primeiro peixe desencadeia mais mortes porque faz um pico de amónia...
Imagem

Mensagem 31/dez/2014, 14:38

Hoje já morreu o naso e o palhaço.

Sim tenho mudado a agua, bastantes litros até!!

Hoje já chegou o IV que irei montar.

Mensagem 01/jan/2015, 16:48

Atualização

Hoje não tive nenhuma perda, o YT os viridis e o sixline parecem estar normais.

O uv esta a trabalhar a quase 20 horas e vou deixar até segunda da feira.

Preciso só de uma dica, tenho zeobak que queria adicionar, axam que o Posso adicionar já ou espero pó desligar do uv para o fazer?

Cumps

Mensagem 02/jan/2015, 00:28

Ola a todos,

Em conversa com um membro do forum o mesmo falou-me num produto chamado Exodin, que é um produto que serve para combater por ex o marine velvet e pode ser aplicado diretamente no aquario, que é inofensivo para os invertebrados/corais.

Acham que ainda vale a pena aplicar isto? Ou simplesmente mais vale esperar o que secalhar e inevitavel e esperar que os peixes morram e ai esperar 2 meses sem peixes no aqua para que o parasita morra.

O YT esta carregado de pontos brancos, portanto deve ser o proximo.
DOs 5 viridis, so ja aparecem 4.

Que acham?

abc

Mensagem 07/jan/2015, 01:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Há mais novidades Pedro?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 07/jan/2015, 09:46

Viva a todos

Ontem só dei pela presença do sixline e de 2 viridis os outros viridis apesar de não os ver mortos não aparecem, devem ter caído em algum buraco no layout.

Vou continuando a alimentar os vivos mas não me parece que se sabem..

Mensagem 09/jan/2015, 11:42

Olá Malta,

Agora que passaram alguns dias, desde a ultima morte,

Sobraram 3 bravos guerreiros, 2 viridis e 1 sixline.

Deduzo que se não morreram é porque são imunes.

A minha questão agora é a seguinte:

E Agora? Pelo que referiram aqui a única maneira de erradicar a doença do aqua é não ter la peixes durante varias semanas, certo?

Estes peixes apesar de imunes são portadores do parasita, e caso acrescente algum peixe o mais certo é morrer ?

Que faco? Não tenho onde colocar os peixes..

abraços

Mensagem 09/jan/2015, 14:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Boas Pedro.

Antes de investires em mais peixes investe num sistema de quarentena.
Deste modo já ficas com sitio onde por os peixes agora e sempre que comprares algum...

Acho mesmo importante, não só por causa das doenças mas porque também é um período em que podes fortalecê-lo através de alimentação direccionada. Assim quando entra no aquário principal está mais apto a resistir a todo o stress que possa ocorrer...

Não sai caro. Basta um aquário pequeno, uma bomba para circular a água e uma iluminação fraquinha e está feito! Procura nos classificados material que há boas oportunidades!
Imagem

Mensagem 09/jan/2015, 14:46

Olá Goncalo,

Sim praticamente tenho tudo para montar o aqua de quarentena e vou ter 1 no futuro.

A questão é os peixes que estao vivos no aqua!! Pelo que disseram tenho que ter o aqua livre de peixes varias semanas para a doenca desaparecer mas assim não dá.

Tiro os peixes e meto-os num sitio aparte 2 meses?

Mensagem 10/jan/2015, 15:45

Então pessoal?

Mensagem 10/jan/2015, 16:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Então o quê Pedro? Tu é que sabes o que queres fazer.

Se não tirares agora os peixes e deixares o aquário sem peixes vais ter sempre a doença.

a quarentena dos novos ajuda a fortalece-los para quando os meteres no display ...

A decisão é tua.

Ou corres o risco e assumes as consequências que dai possam advir ou não.

Posso dizer-te que no meu novo aquário não entrará lá nenhum peixe sem TTM seguido de quarentena. O que de todo não me garante que erradique a doença ... :-? :-? :-?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/jan/2015, 18:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
E já agora, quarentena significa mesmo 40 dias??

Mensagem 10/jan/2015, 23:49

Boas ;) ,

Tiago Grego Escreveu:
E já agora, quarentena significa mesmo 40 dias??

Sim, quarenta dias.

"Quarentena é a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção."

A parte importante é contado a partir da data do último contacto.

Ou seja se o peixe mostrar sinais de doença, a quarentena começa do 0 ...

Pessoalmente para tentar prevenir vou fazer TTM e acabando o TTM o peixe irá para quarentena.

Abraços,
Rui

Mensagem 10/jan/2015, 23:52

Já agora no caso de corais e invertebrados recomenda-se (pelo que tenho lido no RC) cerca de 75 dias ...

Anterior

Voltar para Discussão Geral