Ao fim de alguns anos a querer inciar-me no hobby, desta vez será a vez!
Apesar de acompanhar o forum há algum tempo, ver projectos, pesquisar etc, quando chega a nossa altura aparecem sempre várias duvidas.. Então cá vão elas..
Aqua 80x50x50
Sump 60x40x40
ora 1ª duvida,
Coluna seca, ou furos no painel traseiro do aqua e uso de um crivo para o outflow? Esta segunda opção surgiu-me porque o aqua vai ficar num canto da sala onde tem uma coluna saliente, ou seja teria espaço para passar a tubagem por tras, ficando assim o aqua com todo o espaço interior livre.. Mas não sei quais são os prós e contras de cada opção..

Equipamento (ainda não comprei nada mas surgiu isto, aconselhado em vários orçamentos que pedi)
Termostato 300w - aconselham marcas? e é melhor 1 de 300w ou 2x150w pra prevenir em caso de avarias?
Escumador Bubble Magus NAC5.5
Bomba Jebao DC3000 / Bomba retorno Eheim 2000
Bomba circulação Jebao WP10
E agora a outra grande questão, calha de iluminação! Tendo em atenção que quero ter corais. Não queria gastar nenhuma fortuna, mas queria uma coisa que fosse fiavel, pra n ter que estar a comprar outra nova ao fim de um ano.. Estava a contar com algo entre 100€-150€ pra iluminação...
Surgiram estas:
Odyssea Quad T5 60/80 - li algumas reviews não muito positivas, fiquei de pé atras..
Zetlight Lancia ZP4000-742 Marine - não consigo encontrar feedback desta
Se houver alguma outra sugestão dentro dos valores
Agradeço toda a ajuda, opiniões e sugestões que me possam dar!