Nunca percebi o porquê da receita de Balling Light ser a mais popular. Há anos que é assim, neste e noutros fóruns.
Isso só vos mina o aquário - é a receita certa para quem quer gastar kilos de Magnésio e ter sempre o Ca e KH em desequilíbrio.
Desde há vários anos que utilizo a receita do 2-part solution e as doses recomendadas no artigo do Randy Holmes Farley. O KH e o Calcio têm de andar sempre de "mãos dadas" no aquário e assim quase não se gasta Mg. Se o aquário começa a "consumir" Mg é sinal que algo vai mal na relação KH-Ca.
A Fauna Marin tem bons produtos - os pós de KH, CA e Magnésio são optimos, de grande qualidade. Mas os Srs. da Fauna Marin têm um grave defeito, é que de química percebem muito pouco - só assim se percebe que eles recomendem 2Kg de Cálcio em 4L e ir ajustando o Cálcio, o KH e o Magnésio separadamente. A receita do Balling Light é um desastre para o vosso aquário - só serve para gastar mais dinheiro em pós para o Balling (Afinal na FAuna MArin não percebem assim tão pouco de química, percebem é mais de finanças

)
Outro exemplo - o método Triton - este método por outro lado é produzido por "gajos" que percebem de química. Eles recomendam a adição destes elementos em "conjunto" e não separadamente.
Só se deve fazer a adição "separada" de quantidades diferentes de KH e CA em caso de desequilíbrio. Depois de os valores estarem equilibrados, deve-se adicionar a mesma quantidade dos dois elementos. Isto partindo do princípio que usam um sal "equilibrado" na relação KH-Ca e não um sal "manhoso".
A única desvantagem do método 2-part solution ou as doses originais do método de balling, é que têm de fazer a solução de cálcio mais vezes - mas essa é facílimo de se fazer. Eu nunca tive problemas em ter de acertar o cálcio ou o KH separadamente.
Um abraço,