Marco Madeira Escreveu:
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
ps: n te preocupes muito com isso. Toda a gente perde peixes e carais no primeiro aquario de uma forma ou de outra... e olha que até no 3 ou 4 ou 5º.
Ao contrario do Sérgio (e Sérgio não me interpretes mal!), desculpa Filipe mas não posso concordar com essa afirmação.
Devias te ter informado melhor antes de montares o aquário! Hoje em dia com a quantidade de informação online que existe só se faz este tipo de erros quem não se informa bem.
...e sim, a loja devia ter ajudado, é esse um dos principais argumentos para que se vá a uma loja e não mandar vir on-line por exemplo. Eles estão lá para ajudar o aquariofilista e estão lá tambem para defender e promover a aquariofilia responsável! Se não o fizeram, foi apenas com um preposito, ou seja, o de vender!! Ora vender qualquer um vende...
Preocupa-te sim!!!... procupa-te em perder peixes e corais! Só assim vais melhorar e vais te preocupar em ser um aquariofilista mais responsável e não repetir os mesmos erros!
Meu caro
Claro que não te levo a mal. Cada um tem direito à sua opinião
O mundo tem tantas utopias que mais uma não faz diferença nenhuma especialmente neste meio que é de pura diversão.
Certo é que a aquariofilia marinha é extremamente complexa especialmente para quem começa neste hobby maravilhoso e se calhar traz a ambição de querer ter aquarios bonitos com por exemplo o teu Marco ou o teu Hugo. É natural que passádos anos, depois de ler muita coisa e de investir em muito equipamento tudo parece obvio.
Por muita informação que se tenha quase de certeza que se vai fazer disparates especialmente no inicio. E olha que a informação online tem muito que se lhe diga. Tudo o que nos é dito e aconselhado, nós praticamente aceitamos especialmente em meios como por exemplo este forum ou numa loja.
Ainda me lembro de quando ter eggcrate era obrigatorio, senão ai ai, tas tramado! Partes um vidro! As rochas vão cair!
Ou então
Siporax isso nunca! Isso é para agua doce...e agora....
e ainda
TPA´s com agua do mar nunca e vejam! Agora esta na moda outra vez!
Este hobby tem de ser levado de forma leve. É obvio que nos devemos preocupar em não repetir os mesmos erros nem que seja pelo factor economico. No entanto é preciso relevar...
Já agora amigos quantos peixes e corais é que ja perderam por falta de experiência e de estudo ou por azelhice ou simplesmente por teimosia e palermice. Eu muitos!! E olhem que as vezes muita coisa li eu...
Finalmente sugiro a leitura da minha assinatura
Desculpem se parece que levei a mal mas n levei mesmo
Abraço
ps: Já agora Filipe podes me dizer quanto te custou o nano (pode ser por mensagem privada). Ando com vontade de comprar um para fazer disparates!