Em muitos locais do mundo ainda se utiliza pesca com o uso de cianeto, o que é bastante lesivo para os nossos animais.
Este novo tipo de teste pode vir a reestruturar o comércio da aquariofilia, forçando alguns (ainda que poucos) exportadores e importadores a mudarem o seu esquema de negócio.
O artigo foi mencionado por vários blogs e fóruns um pouco por todo o mundo.
Podem ver aqui um post na Advanced Aquarist - A new, fast, non-lethal method for cyanide detection in marine fish. Is it a game changer?
Ok... e o artigo original foi escrito por quem? Por Portugueses.... pois está claro
Um grupo de investigadores, da Universidade de Aveiro, liderado pelo Ricardo Calado (conhecido por alguns aqui no fórum) publicou recentemente este estudo numa revista científica.
Podem consultar o artigo completo neste link - Excreted Thiocyanate Detects Live Reef Fishes Illegally Collected Using Cyanide—A Non-Invasive and Non-Destructive Testing Approach
Parabéns à Universidade de Aveiro, nomeadamente ao Ricardo Calado e ao Departamento de Biologia.















Li os artigos meio na diagonal e não me apercebi se existe algum método fácil e imediato de fazermos o teste em casa, ou até mesmo nas lojas... Aqui há uns tempos, em conversa com o Ricardo Pinto, falei-lhe que iria utilizar carvão vegetal na comida congelada e fazer a experiência, mas ainda não consegui. Acham que é viável? Valerá alguma coisa? Os peixes toleram os carvão vegetal? Se sim, será que o carvão absorve o cianeto aidna existente?