Hugo Figueiredo Escreveu:
Para mim o "problema" da luz sola é sempre o mesmo: O raio do sol só manda luz quando eu estou fora de casa...
Eu qeuro o aquário iluminado em contra ciclo solar. Quero ter o aquário ligado das 18h às 24h pelo menos, pelo que só nos meses de verão conseguiria aproveitar essa potencialidade.
De resto se tivesse a possibilidade de ter o aquário iluminado de dia e desligado à noite, eu não pensava 2 vezes!

Compreendo o que escreves, ora se pretendes ter a iluminação do sistema em contra-ciclo então durante o dia o sistema está mergulhado na escuridão total e só a partir das 18 horas é que se dá o "nascer" do dia e passa para o regime diurno até à meia noite e depois volta à escuridão total, correcto?
Hugo Figueiredo Escreveu:
Não arranjam forma de aproveitar o sol de noite?
Para teres o sol da meia noite podes mudar de residência para S. Petersburgo por exemplo que é uma cidade bem norte e muito bonita onde podes ter
as noites brancas - Белые Ночи e há mesmo um festival nessa altura (não esquecer de aprender Russo para que facilmente tenhas emprego e ganhes bem)..., podes por exemplo mudar de residência para a Lapónia e aí poderás ser vizinho do Pai Natal, enfim podes até ter 6 meses de sol e alternar com 6 meses de noite nos Pólos, ou se quizeres sempre sol, é só mudares para o Polo Norte durante os seis meses de dia ininterrupto e depois mudas para o Polo sul durante os 6 meses de dia ininterrupto, como vês tens várias possibilidades para teres o sol à noite

...
Quando vivi na escandinavia cerca de 4 anos, lembro-me uma "noite" acordar e olhar para o relógio e eram 3 da manhã

... disse para mim ... não dei corda ao relógio e parou (naquele tempo a maioria dos relógios era a corda manual ou automática, o quartzo ainda estava a surgir e só surgiria no mercado em força cerca de uns dois anos depois) ... olhei para o relógio de pulso que também era de corda manual e estava a funcionar e marcava 3 horas da manhã

... e de facto eram 3 horas da manhã e o sol já ia alto ... bons tempos ... mas ainda hoje isso acontece e acontecerá enquanto que o planeta não levar uma marretada e ficar mais inclinado ou as avessas (já não deve faltar muito pelo andar da coisa

)
O sol no sistema não será tanto para vermos porque normalmente não estamos em casa durante essas alturas, mas sim para proporcionar mais equilibrio natural ao sistema e até poupar na energia eléctrica e proporcionar mais e melhor tempo de iluminação mais em sintonia com a natureza.
No caso da Lagoa da Tranquilidade, esta recebe luz, natural e artificial tudo somado, em média umas 14 horas por dia o que está dentro dos limites das médias naturais como podes/podem ver
aqui neste simulador que no nosso caso pode ser ajustado para 41º de latitude e para o dia 13 de Agosto próximo e vai dar um valor de 13,7 horas de sol diárias ... que gradualmente vai reduzindo até chegar às 9 horas diárias no dia 23 de Dezembro próximo e no caso da Lagoa essa compensação será dada por compensação dada a ausência ou menor tempo da luz solar da manhã nessa altura do ano, e ainda não temos tubos solares, porque com esses é possível efectuar uma ajuste ainda mais rigoroso. Claro que se nos cingirmos à luz solar diária nos trópicos, então vamos ter uma menor variação e maior constância ao longo do ano, será uma questão de gosto, vontade e mesmo meios porque entre outros os candeeiros de leds mais avançados já permitem isso e se combinados com tubos solares ainda melhor.