Eu que estive fora do hobby durante 2 anos e dos aquários mais de 6!
Talvez seja por isso que sinto o que sinto, não sei...
E o que sinto é que o preço dos corais está super-hiper valorizado. Excessivo!
O que noto desde há 6 anos quando tive de largar o aquário, é que o preço subiu e o tamanho desceu! E muito, ambos!
E de quem é a culpa?
Mercado? Logistas? Importadores? Crise?
Não faço puto de ideia, mas que pagar 15€, 20€, 25€ por uma amostra de coral é um abuso! Isso acho que é!
Mas há um fator que para mim é obvio nesta escalada dos preços: NÓS aquariofilistas e clientes!!!
Eu vejo a maior parte do pessoal a vender frags (com este tamanho que agora chamam de frag, há 6-10 atrás nós ofereciamos a quem lá ia a casa ou quem começava um aquario novo) por... 15€, 20€, 25€...

Se a malta anda a vender frags dos seus aquários por 20€, a quanto queremos nós que as lojas os vendam?
Lojas, que têm de pagar ordenados, eletricidade, publicidade, importações, transportes, stocks, empréstimos, alugueres, etc, etc, etc...
Eu sempre vi estas vendas pessoais, como forma de escoar excedentes ou de arranjar espaço no aquário e não como uma forma de patrocinar o hobby!

Alguns certamente se lembram o que aconteceu a um grande aquariofilista português por tentar envederar por via idêntica...
Ainda me lembro de quando 5 ou 6 malucos (muitos deles ainda cá andam felizmente

Claro que este comentário não vai servir de nada e muitos podem pensar: "Olha... lá vem este coirão, que está afastado durante tanto tempo agora a mandar postas de pescada como se percebece aguma coisa disto!!!", mas achei por bem fazê-lo!
Pensem (particulares) ao preço a que andam a vender frags e vejam o preço a que as lojas os vendem, comparem e vejam quem (no mínimo também) sai mal na fotografia...
P.S.:Se há locais onde aquariofilistas trocam/vendem frags por preços diferentes do que indiquei, por favor digam-me onde e queiram esquecer este post, já que como estou mais por fora do hobby pode-me ter escapado (e escapou) muita coisa!