Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Já vos aconteceu?

Já vos aconteceu?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 23/mar/2015, 17:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
No passado fim de semana fiz uma TPA de 20% - a maior de sempre desde que tenho este aquário. Normalmente faço as TPAs na sump mas decidi fazer no display por ser um maior volume de água. Portanto o nível da água desceu consideravelmente (como até aqui nunca tinha acontecido.

O que noto passados uns dias é a alga coralina do vidro de trás, justamente até onde esteve sem água durante um bocado, a fica branca. Não tinha entendido pois estou com crescimentos brutais nos corais e os parametros andam razoáveis. Depois de pensar um pouco sobre isto cheguei à conclusão que pode ter acontecido uma das 2 seguintes coisas (ou um misto das 2):

- alga coralina ao ar;
- alga coralina com luz forte a incidir sobre ela.

É possível ter sido esta a razão dar morte da alga coralina nesses pontos? Ela eventualmente recupera... ou é melhor raspar?

De qualquer das formas, a próxima TPA que fizer nestas condições há de ser o mais rapido possível e com a intensidade dos leds bastante diminuída.

Obrigado pelas opiniões!
PG

Mensagem 23/mar/2015, 17:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Gama Escreveu:
No passado fim de semana fiz uma TPA de 20% - a maior de sempre desde que tenho este aquário. Normalmente faço as TPAs na sump mas decidi fazer no display por ser um maior volume de água. Portanto o nível da água desceu consideravelmente (como até aqui nunca tinha acontecido.

O que noto passados uns dias é a alga coralina do vidro de trás, justamente até onde esteve sem água durante um bocado, a fica branca. Não tinha entendido pois estou com crescimentos brutais nos corais e os parametros andam razoáveis. Depois de pensar um pouco sobre isto cheguei à conclusão que pode ter acontecido uma das 2 seguintes coisas (ou um misto das 2):

- alga coralina ao ar;
- alga coralina com luz forte a incidir sobre ela.

É possível ter sido esta a razão dar morte da alga coralina nesses pontos? Ela eventualmente recupera... ou é melhor raspar?

De qualquer das formas, a próxima TPA que fizer nestas condições há de ser o mais rapido possível e com a intensidade dos leds bastante diminuída.

Obrigado pelas opiniões!
PG

Boas

É mesmo por causa da intensidade da luz ...

Não recupera mas cresce nova por cima por isso se quiseres raspar é tranquilo.

Agora atenção pois a coralina consome imenso KH por isso se estás a fazer balling atenção aos próximos dias.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/mar/2015, 17:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Agradeço a pronta resposta Rui! Já agora.. qdo mencionas o consumo do KH referes-te a um aumento devido a ela começar a crescer feita maluca.. ou a uma diminuição por haver menos alga coralina a consumir?

:)

Gracias!
PG

Mensagem 23/mar/2015, 17:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Gama Escreveu:
Agradeço a pronta resposta Rui! Já agora.. qdo mencionas o consumo do KH referes-te a um aumento devido a ela começar a crescer feita maluca.. ou a uma diminuição por haver menos alga coralina a consumir?

:)

Gracias!
PG

Uma diminuição por ela morrer e não consumir KH.

Por isso é ter cuidado com o Balling pois embora os corais continuem a consumir o mesmo a coralina já não.

Aconteceu-me isso várias vezes quando raspava a alga coralina do fundo. Já sabia o que a casa gastava. Quando raspava reduzia logo para metade o doseamento de KH.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Voltar para Discussão Geral