Grupo:UtilizadoresMensagens: 461 Idade: 40 Localização: Charneca de Caparica
Ivogomes Escreveu:
Boas alguém me sabe dizer alguma forma de baixar o mg visto ter o cálcio a 460 kh a 8 e Mg a 1500 tendo a salinidade a 1.025?
Olá Ivo,
Para te poder responder a tua questão, tira-me umas dúvidas. Como tens o Mg a 1500 ppm? Estás a usar Balling? Fazes tpas com água natural ou salinada? Se é salinada qual o sal e o valor de Mg do mesmo depois da preparação?
Boas, Isso só diminui com TPA's e com consumos. É difícil mas chegas lá. Mas na verdade ´valor pode nem ser prejudicial. Às vezes mante-lo constante é o melhor, desde que não vá para niveis super altos. Abraço.
Se não tens grandes SPSs no aquário, poderás baixar o Mg, o Ca e inevitávelmente o Kh (embora não precises), fazendo uma pequena troca de água, usando como água de reposição água de osmose; isto se considerares urgente a regularização desses parametros, o que a mim não me parece.
Por exemplo, se trocares 4% da água do teu sistema por água de osmose, estarás a baixar a salinidade para 1.024, a baixar o cálcio de 460, para 440, o magnésio de 1500 (ou mais), para 1440 (ou mais) e o Kh de 8, para 7,7.
Faz a adição da água de osmose lentamente, através da sump e não terás problemas; depois passa a usar um sal com valores mais baixos e acerta a salinidade para 1.025/1.026.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos
Grupo:UtilizadoresMensagens: 461 Idade: 40 Localização: Charneca de Caparica
Ivogomes Escreveu:
Boas faço balling mas está desligado o calcio e Mg só a dosear kh, faço Tpa com red. sea coral pro. E não sei o valor de mg aquando a preparação
Olá Ivo,
Já deram umas boas dicas de como resolverás o problema. Basicamente é por TPA com uma água com o valor de Mg mais baixo. No entanto acho que deverias fazer o teste (com o mesmo teste) à água que vais utilizar para a TPA.
Grupo:Moderador GlobalMensagens: 1276 Idade: 50 Localização: Porto
Falei da agua do mar porque tem o Mg consideravelmente mais baixo do que o aqua tem no momento. Com uma boa TPA a coisa ía ao sitio num instante. Mas se vai ser desmontado aí está resolvido de vez.
Se não queres ir a Sesimbra vais à fonte da telha, já fui muitas vezes com o meu filho Ricardo, custa um bocadinho mas nada se faz sem trabalho e vontade.
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.