Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º Reef depois de alguma água doce

1º Reef depois de alguma água doce

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Boas pessoal!!

Ai esta mais um menino que quer ter um pequenino pedaço de oceano em casa ;)
Sou de Leiria e à um anito e tal comecei mais a sério a brincar no mundo da aquariofilia quando decidi adquirir um aquário de dimensão substancial para água doce. Cedo me apaixonei pelo hobby mas tambêm cedo percebi a quandidade de camadas e dimensões que este tem e pode adquirir. Depois de muito estudar em vários forums (no qual sem duvida este é o melhor ;)) a hipotese de transformar o meu aquario em salgado, decidi recentemente avançar.

Vou então apresentar o meu setup e estado actual da "situação":

Aquário: 120x50x40

Sump : 55x40x35
(overflow em PVC DIY que me deu algumas dores de cabeça :s )

Depósito para reposição : Ainda não tenho mas pretendo fazer um DIY com sensores de nivel que comprei e um pequeno bidon de 10 litros

Escumador : Bubble Magus CURVE 5

Bomba de retorno: Jebao 3000

Circulação : Jebao m8 (por agora, mais tarde pretendo adquirir outra )

Iluminação: Duas calhas t5 com 4 lampadas 39wt no total

Neste momento tenho o sistema a bombar a dois dias com ±15 kg de rocha viva que comprei.

Tenho tido dificuldades em regular o escumador, pois muitas vezes enche o copo repentinamente e começa a transbordar..
Tenho tambêm ainda algumas duvidas acerca do overflow, não sei se não será melhor opção comprar uma box overflow já que me decidi a não furar o aquário, o que acham?

Espero que gostem do layout, aguardo opiniões sobre o setup e tambêm que me possam ajudar nesta nova aventura pois presinto que vou precisar bastante..

Foto da sump
gallery/image.php?album_id=41&image_id=4333

Foto geral
gallery/image.php?album_id=41&image_id=4334

Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Hugo

Em relação ao Escumador, pela foto dá ideia que estás com um nível de água bastante elevado por causa da altura da divisória do retorno. Nesse caso terás que elevar o escumador. Podes usar Eggcrate por exemplo.

No caso do overflow, não dá para vêr como tens protegida a saída de água e não querendo furar o aquário, eu colocaria uma overflow box com 2 divisórias e tirava o overflow actual ou em alternativa uma box sem divisórias mas mantendo o overflow actual, o que achares melhor esteticamente. Eu optaria sempre pelos furos :)

O Layout desde que esteja estável :) está porreiro ;). Agora é têr paciência e esperar pelo fim do ciclo e não colocares peixes antes de tempo

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Eu também prefiro os furos.
Boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas, eu tenho um escumador igual para muito menos litragem, e mesmo assim ele transbordava mesmo estando sempre com a água nivelada com a altura sugerida pelo fabricante(+/-25cm), a solução foi comprar um suporte em acrílico e elevar mais o escumador e mesmo assim ainda trabalha no nivel 3...mas resolveu o transbordar do copo...
Espero ter ajudado.

Abraço e o layout está muito porreiro

Gil Miguel Escreveu:
Boas Hugo

Em relação ao Escumador, pela foto dá ideia que estás com um nível de água bastante elevado por causa da altura da divisória do retorno. Nesse caso terás que elevar o escumador. Podes usar Eggcrate por exemplo.

No caso do overflow, não dá para vêr como tens protegida a saída de água e não querendo furar o aquário, eu colocaria uma overflow box com 2 divisórias e tirava o overflow actual ou em alternativa uma box sem divisórias mas mantendo o overflow actual, o que achares melhor esteticamente. Eu optaria sempre pelos furos :)

O Layout desde que esteja estável :) está porreiro ;). Agora é têr paciência e esperar pelo fim do ciclo e não colocares peixes antes de tempo

Ando a ver várias hipóteses de overflow box com divisórias, o problema reside nos limites de tamanho que esta tem de ter, devido à distancia que tenho disponivel entre o aquario e a parede :-s

Vou elevar o escumador mais 4 centimetros e ver o resultado.

Obrigado

Pedro N Torres Escreveu:
Eu também prefiro os furos.
Boa sorte!

Eu tambêm preferia mas como não conhecia ninguêm de confiança que me fizesse isso optei por este sistema ;)

Obrigado

Tiago Constantino Escreveu:
Boas, eu tenho um escumador igual para muito menos litragem, e mesmo assim ele transbordava mesmo estando sempre com a água nivelada com a altura sugerida pelo fabricante(+/-25cm), a solução foi comprar um suporte em acrílico e elevar mais o escumador e mesmo assim ainda trabalha no nivel 3...mas resolveu o transbordar do copo...
Espero ter ajudado.

Abraço e o layout está muito porreiro

Pois, Vou tentar elevar 4 centimetros para ver no que dá, é que tá a fazer umas bolhas bonitas e pequeninas, mas de vez em quando passa-se e pimba!começo a ouvir a tampa do copo aos saltos :-s

Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
HugooguH Escreveu:
Pois, Vou tentar elevar 4 centimetros para ver no que dá, é que tá a fazer umas bolhas bonitas e pequeninas, mas de vez em quando passa-se e pimba!começo a ouvir a tampa do copo aos saltos :-s

Obrigado

Boas Hugo,
Gostei do layout
Realmente eu também me assustei com as vezes que o meu escumador se passava e a tampa aos saltos... :D :D :D
Mas olha, o meu em dois/três dias estabilizou, penso que isso é mesmo assim quando se está num inicio.
Mesmo vendo o meu estabilizado, ainda mantenho o medo e tenho-o a despejar direto para um balde... sempre me garante até eu chegar do trabalho...
Sorte com o teu projeto!
:-bd

abraço

Nuno Lima Escreveu:
HugooguH Escreveu:

Obrigado

Boas Hugo,
Gostei do layout
Realmente eu também me assustei com as vezes que o meu escumador se passava e a tampa aos saltos... :D :D :D
Mas olha, o meu em dois/três dias estabilizou, penso que isso é mesmo assim quando se está num inicio.
Mesmo vendo o meu estabilizado, ainda mantenho o medo e tenho-o a despejar direto para um balde... sempre me garante até eu chegar do trabalho...
Sorte com o teu projeto!
:-bd

abraço

Vou já fazer isso ;) Obrigado

Abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Boas,

Eu optava pelos furos, podes sempre procurar melhor quem te fure a lateral do aquário e fazer algo como isto:

viewtopic.php?f=7&t=4577#p39340

https://m.youtube.com/watch?v=sjL9U6sXI7w

Já tive overflow num nano de 120lts e nunca estava descansado, andavam sempre a entrar bolhas de ar e aquilo corria sempre o risco de desferrar. Com furos estás sempre descansado.

Boa sorte com o projeto ;)

Voltar para Novo no hobby