[/quote]
Bruno Escaleira Escreveu:
nestes desenhos que colocaste se for ao centro primeira imagem faria um cubo com as 4 vistas coluna seca ao centro para poderes passar cabos das bombas e colocar as aproprias bombas.
se for para o que esta encostado à parede continuo a dizer 3 vistas e o mais comprido possível ficas com 3 vistas brutais pois o que esta encostado à parede pouco perdes.. desde que bem feito alem que consegue ficar com uma parede entre as sala e o aquário fica excelente se o aquário obrigar a contornar para ires da sala de jantar para a de estar
Obrigado Bruno, Pelas opiniões e pensamentos que tenho tido com a minha mulher, penso que vai ser o rectangular. Só falta saber se encostado ou não...
Joel Santos Escreveu:
Viva!
Eu voto em fazê-lo rectangular (opção 2) mas com 3 frentes e encostado à parede: ficas com espaço para passar cabos e etc e o esteticamente será lindíssimo!!!!
Obrigado Joel!
Joaquim Galinhas Escreveu:
:)
Com proporções que o desenho apresenta 2m é pequeno, e se é para dividir os espaços 3 frentes seria o ideal, isto olhando para a sala que está desenhada.
O facto de ter 4 frentes não impede ligações electricas e hidráulicas, existem soluções para isso.
Voto grande

seja em que modalidade for.
Obrigado Joaquim.
Concordo que 2 metros seja pequeno, mas depois ponho-me a pensar no material que é preciso, quantidades de água, etc e assusto-me.
Acho que a maior parte do material que tenho é suficiente para um aqua de 200x80, mas para um maior não sei...
E o que mais me assusta é mesmo a iluminação. Cada meio metro de aquário são mais 1000€ de luz

Abraço.
Ricardo Santos Escreveu:
Boas,
O Joaquim tem razão em relação a proporção do desenho, o comprimento do aqua tem 2x a altura, o que dá a ideia de ser um aqua de 120x60cm. Mas deu para perceber melhor a ideia
Agora quanto ás opções, eu ia para 2m com uma lateral encostada a parede. 4 vistas obriga a ter uma coluna a "estorvar" no meio do aqua.
Esta ideia de três frentes não me agrada quando posso ter 4.
Não existem aquários por aí com 4 frentes em que se consegue "esconder" a coluna seca? Até pode não ficar mesmo a meio do aquário e completar uma das ilhas? Ficará muito mal?
AHAHAHAHA ISTO já todos conhecemos muito bem não é Paulo?
Não digo que não, mas tu próprio não gostavas de ter a 4ª frente?
Pedro N Torres Escreveu:
Isto é batota!!!
O homem manda fotos do dele para influenciar a escolha!!!

Pedro, já sabes como é este gajo. Só gosta de envenenar

Hugo Figueiredo Escreveu:
Concordo a 200% com o Ricardo!
Eu também fiz uma casa à roda do aquário e apesar de ser dos aquários que mais gosto (divisória) coloquei logo de parte por causa da manutenção, por isso eu iria sempre para um encostado à parede. Quanto às dimensões é o que mais gostares.
Concordo a 200% com o Gil!
O meu tem 60cm de altura e se fosse hoje teria feito 40. Parecer achatado, como dizes, não é propriamente mau, dá ideia que o aquário é bem maior do que aquilo que é. Tipo 200x40, parece que o aquário tem 3 metros

Hugo,
Qual o problema de manutenção que vês num aquário com 4 frentes? Se os armários de cima forem acessíveis por todos os lados?
Quanto à altura, são capazes de ter razão. Sou capaz de ir para 55. Menos que isso também acho que não.
Abraço a todos e muito obrigado pelas opiniões.