Chamo-me Hélder, resido na Figueira da Foz e ao longo dos tempos, já tive alguns aquários de água doce.
Há cerca de 8/9 meses e tal como alguns de vocês devem saber, iniciei-me nos "salgados" com um nano de 30 litros.
Decidi evoluir, fazer um upgrade e iniciar um novo projeto, mas agora com um aquário novo e de maiores dimensões.
Então, optei por um aquário com as seguintes medidas: 75cm (comprimento) x 50cm (largura) x 45cm (altura), o que perfaz um total de 169lts (brutos). Vidro de 8mm, colagens em silicone preto.
Para o sistema de “overflow” e após observar vários aquários de amigos, o que me pareceu mais silencioso foi o “Bean Animal Simplificado”, razão pela qual foi a minha opção.
O pente é em acrílico preto, com dentes espaçados de 7 em 7 mm.
Não recomendo este espaçamento. É exagerado e causa barulho na queda de água para a caixa do “overflow”. Depois de algumas experiências, vou mudar para um pente com espaçamento de 4 em 4 mm.
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=21 ... mplificado
A sump tem 50cm (comprimento) x 30cm (largura) x 35cm (altura), o que perfaz um total de 52.5lts (brutos). Foi dividida em 3 compartimentos, incluindo quebra bolhas.
Juntando a capacidade do aquário e da sump, tenho um total de 221,54lts (bruto).
O aquário foi montado no dia 14 de abril de 2015 e está a ciclar desde esse dia. Vou fazer um ciclo de 2 meses.
Vou usar unicamente água natural (captada diretamento no mar). Para a reposição da água evaporada, vou utilizar água de osmose.
Para as TPA’s semanais, unicamente água natural.
Móvel – DIY Em contraplacado marítimo de 22mm de espessura, com estrutura em perfil de pinho maciço de 50mm. O móvel foi pintado com tinta de esmalte preto mate (acabamento lacado sem brilho).
Escumador – Bubble Magus Curve 5
Bomba de retorno – Eheim Bomba Compact Plus 3000 L/H. Na saída do retorno no interior do aquário, tenho um Rotative Eductor da BLAU.
Bombas de circulação – Em utilização uma Hydor Koralia 5200 L/H. Tenho uma RESUN Wave Maker 015 que vou inserir dentro em breve.
Termostrato – Eheim 300W
Iluminação – Calha JEBO T5 - 4 x 24w
Vivos – Pretendo ter alguns Amphiprion Ocellaris, um Yellow Tang, um Hepatus, equipas de limpeza e alguns camarões Lysmata wurdemanni e Lysmata debelius . Mas aceitam-se sugestões.
Corais – Essencialmente quero ter moles. Depois do ciclo vou inserir os meus Zoanthus, Ricordeas, Actinodiscus e Palythoas. Tive uma Euphyllia Glabrescens que adorava, mas infelizmente morreu. Penso em comprar novamente um exemplar desta espécie.
Filtragem – Aproximadamente 8/10 kg de rocha viva e 8 kg de rocha morta, o fundo do aquário com aprox. 5mm de altura de areia de coral (fina) e 1 kg de Siporax na sump.
Gostaria que dessem a vossa opinião e sugestões para poder melhorar.
Gostaria igualmente de saber como fazer com o ciclo da iluminação diurna/noturna durante o ciclo inicial?
Nestes primeiros tempos, como devo fazer as TPA’s?
Abraços, obrigado e até breve.
Aproveito para agradecer publicamente aos membros Paulo Bio, Paulo Angêlo, Mário Rui, Jorge Proença, Paulo Oliveira, Heitor Simões e ainda ao André da Foztropic na Figueira da Foz (penso que não me esqueci de ninguém!!), pelo apoio que me deram no arranque deste novo projeto.
Bem hajam e muito obrigado por toda a ajuda. Espero continuar a poder contar com vocês para o sucesso do aquário!!
Amanhã seguem as fotos.