Após alguma pesquisa comecei a procura do local onde ficaria o aquário e fiz dentro do possível o melhor que pude para o espaço pois a casa não é muito grande e então decidi avançar com o projecto.
O Aquário foi feito a medida e todos os equipamentos foram comprados em separados e aos poucos e neste momento já possuo o material necessário para o arranque, embora ainda faltem algumas coisas, mas conhecendo-me como conheço acho que vai faltar sempre alguma coisa

Setup do Aqua:
Aquario: 106 x 48 x 50 vidro de 10mm sem travamentos com coluna externa ( 234 litros brutos, 210 litros úteis )
Sump: 75 x 30 x 35 ( nível 27 cm, 73 litros brutos, 58 litros úteis, 2 divisões )
Escumador: BUBBLE MAGUS CURVE 5
Bomba de circulação: JEBAO Rw8
Bomba de reposição: JEBAO DC 4000
Aquecimento: EHEIM 200 W
Arrefecimento: ainda por adquirir
Osmose: V2 PURE
Sistema de reposição: TMC V2 Auto Top Up
Iluminação: Zetlight Lancia ZP4000-1047 Marine ( falta controlador )
TMC V2 Refractometer
Falta o armário para a SUMP mas preciso de ter a certeza de como tudo vai ficar montado para não fazer asneiras, e de arranjar também um móvel mais pequeno para o PC.
Em relação a fauna e a flora ainda não sei bem o que vou ter, pois por mim tinha todos os que vejo, mas tenho que ser cuidadoso na escolha, e ainda vai demorar muito até ter o aqua composto. As condiço€s tambem não permitem outra coisa :/
Neste momento estou a fazer reparações ao meu aqua pois quando o mandei fazer não fiz atenção a alguns aspectos como o tamanho do pente que ficou com apenas 10 cm e por vezes um peixe ou uma estrela da costa encostava-se e baixava o nível de agua no compartimento da bomba e fazia o aqua parecer um grande escumador. Vai ficar agora com 22 cm depois de uns trabalhos de bricolage. A sump também não ficou nas melhores condições, foi desenhada a pensar num da costa e também vou fazer alteração nas divisões, vai passar de 5 divisões para 4 ou para 3, ainda tenho algumas duvidas de qual será a melhor maneira.
Vou deixar aqui umas fotos para se perceber do que falo.
Fotos do aqua e sump no dia em que comprei, 4 meses atrás:

Aqui dá para perceber o tamanho do pente que ligava o aqua a caixa externa:

Agora as fotos actuais do aquário:
Ainda por colar o pente, um pedaço de vidro e a coluna externa :

E aqui o local onde preciso de uns conselhos, a sump com alguns vidros descolados

Alguem me dá alguns concelhos sobre a melhor forma para o meu caso de construir a sump?
Eu deixei estes vidros porque acho que para entrada de agua na sump esta bom assim, tem 15 cm e o outro compartimento tem 5 cm servira para o siporax e o matrix pois pelo menos para já não pretendo arrancar com muita rocha. O aquário tem vista dupla da sala e cozinha e se atafulho com rocha vai perder um pouco, também para já ainda nem tenho noção do que vou conseguir fazer no lay out e quero deixar espaço para evolução.
A minha ideia é fazer no resto da sump mais 2 divisões, 1 para a bomba e outra para o escumador, fazendo um corta bolhas com 3 vidros, deixando a divisão maior para o escumador. O nível de agua da sump era 27 cm mas tive que meter 2 cm de altura por baixo do escumador para ele funcionar bem, pois a 27 ele mandava muita agua fora. Penso que os 25 será o nível ideal para a sump e vou mandar cortar os vidros para esse nível, acham correcto?
Gostava também de saber se acham se o setup esta bem ou se acrescentavam ou modificam algo, todas as criticas são bem vindas

Malta experiente desculpem o texto tipo testamento mas achei a informação indispensável para ter da forma mais correcta a vossa ajuda.
Vou aproveitar o fim de semana prolongado para por tudo a bombar mas tenho estas duvidas que gostava esclarecer. Em breve postarei mais duvidas

Obrigado desde já a todos pela paciência por pelo menos lerem isto até ao fim.
Bem Hajam