Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral "Retardador" eléctrico

"Retardador" eléctrico

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 04/mai/2015, 14:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Ora boa tarde a todos! Uma perguntinha: imaginem que há uma falha geral de luz e o aquário pára todo. Qdo a luz volta, todos os equipamentos ligam ao mesmo tempo. Isto pode ser um problema em relação ao escumador pois como o nível da sump fica mais alto a água pode encher o copo rapidamente e derramar para dentro da sump. A minha dúvida é se conhecem algum device que se pudesse ligar na fica do escumador para qdo ele ligasse, fizesse um compasso de espera de uns 2 min por exemplo e só dp arrancasse...

existe??

Thx!
PG

Mensagem 04/mai/2015, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
mais facil controlares o nivel de agua da sump quando falta a energia , ou entao colocar um ups que nao deixa os equipamentos pararem.

Mensagem 04/mai/2015, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Podes tentar meter bóias de nivel e no cabo de alimentação do escumador definires que so trabalha quando esta a baixo de determinado nivel ao exemplo das bompas de reposição de agua que evapora.
A parte técnica da coisa só com alguém que saiba mesmo dessa área que nao é o meu caso mas pode ser uma ajuda.

Mensagem 04/mai/2015, 16:18

Bruno Escaleira Escreveu:
mais facil controlares o nivel de agua da sump quando falta a energia , ou entao colocar um ups que nao deixa os equipamentos pararem.

para controlar o nivel da agua a esse nível tinha de fazer mais divisões na sump do que as que tenho atuamente (apenas 1 para a bomba de retorno) certo? Não me parece ser a mlehor ideia especialmente pela minha falta de espaço.

UPS tb era uma boa solução mas estava a pensar em algo mais simplista. se calhar não existe..

Andre Eufrasio Escreveu:
Podes tentar meter bóias de nivel e no cabo de alimentação do escumador definires que so trabalha quando esta a baixo de determinado nivel ao exemplo das bompas de reposição de agua que evapora.
A parte técnica da coisa só com alguém que saiba mesmo dessa área que nao é o meu caso mas pode ser uma ajuda.

Sim essa tb é uma ideia de facto.

Não sei pq mas eu pensava q isto iria ser algo mto mais fácil de enContrar do que aparentemente é. Algo tipo temporizador tt usado na aquariofilia mas um pouco diferente.

Obrigado a ambos pelos comentários!
PG

Mensagem 04/mai/2015, 16:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Existe ... CHAMA-SE APEX !!!! :D :D :D :D :D :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/mai/2015, 17:02

Lol pois eu tb gostava disso de facto mas o apex tem td menos simplista :) e ser essa a unica razao pela qual necessitaria de um controlador nao me parece finaceiramente valido ;) mas.. Gostava mto de ter uma cenas dessas

Mensagem 04/mai/2015, 17:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Pedro,

Existe e chama-se Delay on operate timer; tenho um há vários anos e nunca o instalei por preguiça, e porque também percebo pouco ou nada de electrónica e também porque na área onde moro raramente falta a electricidade.

Funciona como dizes: podes regular o tempo de arranque após a reposição da energia.

Comprei-o numa loja de material eléctrico em Odivelas, mas não sei o nome da loja; se bem me lembro custou aproximadamente 25 euros.

O meu é este, mas penso que há mais:

http://www.farnell.com/datasheets/187299.pdf

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 04/mai/2015, 17:56

César Silvério Escreveu:
Olá Pedro,

Existe e chama-se Delay on operate timer; tenho um há vários anos e nunca o instalei por preguiça, e porque também percebo pouco ou nada de electrónica e também porque na área onde moro raramente falta a electricidade.

Funciona como dizes: podes regular o tempo de arranque após a reposição da energia.

Comprei-o numa loja de material eléctrico em Odivelas, mas não sei o nome da loja; se bem me lembro custou aproximadamente 25 euros.

O meu é este, mas penso que há mais:

http://www.farnell.com/datasheets/187299.pdf

Abraço

De facto eu ando provavelmente a debater-me com um falso problema pois estou nesta casa desde 2005 e não me lembro de alguma vez ter faltado a luz :) Acho q era mais para me precaver. Isso que envias é um pouco tekkie demais para mim he he he.. estava a pensar que existiriam cenas deste género mais plug & play (e não plug & pray como seria o caso desta certamente) :)

Muito obrigado pelo input César.
PG

Mensagem 04/mai/2015, 18:16

Epá ...

Aquilo na realidade é plug and play como tu queres.

Muito simples de montar. Uma tomada com dois fios que ligam ao "retardador" e dois fios que saem para ligar numa tomada.
Não deve levar mais que 5m para montar tudo.

Abraços,
Rui

Mensagem 04/mai/2015, 18:43

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá ...

Muito simples de montar. Uma tomada com dois fios que ligam ao "retardador" e dois fios que saem para ligar numa tomada.

Abraços,
Rui

Ah boa! muchas gracias!

PG

Mensagem 04/mai/2015, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Bruno Escaleira Escreveu:

para controlar o nivel da agua a esse nível tinha de fazer mais divisões na sump do que as que tenho atuamente (apenas 1 para a bomba de retorno) certo? Não me parece ser a mlehor ideia especialmente pela minha falta de espaço.

Obrigado a ambos pelos comentários!
PG

nao simplesmente controlas a agua que retorna quando falha a luz la em cima com o loc line. eu controlo assim quando desligo o retorno muito pouca agua desce para a sump tanto que o escumador nem diferenca faz.

outra situação quando o escumador desliga e depois volta a ligar ele quebra as bolhas o que demora um pouco ate voltar a subir. nessa altura ja a agua da sump voltou toda ao aquario..

Mensagem 04/mai/2015, 21:03

Ahhhh entendido! Realmente posso levantar aquilo na boa! Excelente dica q eu nao tinha pensado! Obrg

Mensagem 04/mai/2015, 22:42

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá ...

Abraços,
Rui

Boa Rui,

Da próxima vez que cá vieres vou montar o retardador!!! :ymsick: :ymsick: :ymsick:

Abraço

Mensagem 05/mai/2015, 19:58

Tranquilo César.
Até podemos combinar no dia do almoço do recife se eu não conseguir antes.

Abraço,
Rui

Mensagem 06/mai/2015, 14:47

Obrigado Rui,

oportunidades não devem faltar; se calhar é melhor depois de o teu aquário estar ciclado, pois assim sempre podes dar uso ao alicate.

Abraço

Voltar para Discussão Geral