Depois de algum tempo afastado dos aquários (plantados), eis que uma visita a uma loja da especialidade me reacendeu o “bichinho”, desta feita pelos salgados.
Por vários motivos afastei-me do hobby, tendo mesmo vendido tudo. Neste momento é um começo a partir do zero.
Nos últimos tempos tenho lido muito, mas ainda assim as duvidas ainda são várias, algumas acredito que básicas, já respondidas com certeza. Nos plantados era tudo um pouco mais linear.
Neste momento, com a exceção de Ocellaris Clownfish e de Pterapogon kauderni ainda não sei exatamente o que vou colocar no aquário. Gostava muito de ter Tangs mas julgo que as medidas do aquário que tenho em mente não mo permitem.
Quanto a corais, neste momento não estou a pensar seguramente em SPS.
Este é o setup que idealizei até agora, alguns items a ter no início, outros julgo que precisarei apenas com o avançar, comentem e critiquem à vontade. Ainda não comprei nada, pois antes de comprar gostava de saber se estou a comprar mal. Como há o problema do tempo e do “t€mpo”, vai ter de ser muuuuuuito devagar.
Aquário: 100C x 60L x 50A com coluna seca central com 3 furos para usar o método Bean Animal Simplificado
Já descontando 2 ou 3cm no topo sem água, 40 ou 45 cm de altura total serão suficientes, ou mantenho os 50cm (ou mesmo 60cm, como tenho visto)?
Sump: com 3 divisórias (Escumador – restante equipamento - retorno), mas ainda não sei as medidas. Existe alguma altura aconselhável ? Quanto ao comprimento estava a pensar não ser a totalidade do móvel. Deixar uma margem para colocar equipamento ou algo que seja preciso.
Escumador: Deltec SC1455. Também tenho visto as Tunze, podem aconselhar ? As Deltec continuam mais silenciosas ?
Bomba de retorno: JEBAO Eco-Tech DC 3000 ou Eheim compact+ 3000
Bomba de circulação: JEBAO RW-8
1 ou 2 inicialmente ? RW 8 ou rw 15 ?
Iluminação: ???
Aqui está a minha maior luta. Quando comecei a ver valores, e como me dou bastante bem com o Arduino, a minha ideia foi logo DIY. Depois encontrei as Ocean Revive. Sei que com um DIY poupamos bastante, mas também sei por experiência própria que entre tentativas e erros (e tempo), os valores finais serão próximos dos das Ocean Revive.
No caso de OceanRevive: Uma ou duas placas ?
Reposição de água: Tunze 3155 Osmolator
Como é que funciona ? Temos um recipiente com água apenas para o efeito ?
Sistema de osmose: Ainda não sei. O que me dizem da TMC ?
Eu moro perto de Oeiras. A água do mar por estas bandas tem qualidade mínima, ou é melhor não arriscar ?
Mais tarde pretendo usar o método Balling, pelo que estou a pensar também uma Jebao auto dosing pump.
Eu por norma gosto das coisas bem planeadas e arrumadinhas, pelo que isto é capaz de demorar bastante tempo

O que me dizem, mudavam alguma coisa ?
Muito Obg
Nuno Gameiro