Andre Eufrasio Escreveu:
Um dos meus sistemas favoritos do inicio a actualidade...
Quando houver tempo e passar por esses lados não levo tesoura mas vou tirar o projecto para replicar
Muitos parabéns
Viva André,
Obrigado pelo apoio
Quando houver tempo avisa, estamos aqui para partilhar, é o mais importante.
Mas replicar não recomendo, apenas só se pretenderes algo melhor, cometi alguns erros que no futuro espero corrigir, tais como:
- Móvel, de madeira não faço mais, um grande erro, farei em alumínio, mas mantenho o objectivo inicial do móvel ser maior que o aquário, bonito e extremamente útil !!
- Coluna seca, meti interior, sem dúvida que exterior ia ficar muito muito prática, menos barulhenta, e o aquário ia ficar esteticamente lindo
- Medidas do aquário, tenho 60 de profundidade, 65/70cm iam ficar perfeitos !!
- Espaço para um refúgio, embora não seria o nome adequado, um simples recipiente 20 litros para uns frags, colocar uma ou outra alga útil, ou isolar um peixe. Com um bom móvel, tudo isso é muito simples.
- Na sump não mexia nada, apenas na espessura do vidro. Fiz 5 ou 6mm e é muito fino, tem pouca estabilidade e o mesmo sendo um escumadores muito silencioso, o que ressoa é a sump no móvel que tem uma espécie de caixa de ar por baixo;
- Na qualidade do vidro e colagens mantinha sem dúvida, extra claro, aquatlantis;
- Iluminação ficou um pouco cara demais, talvez existam opções mais em conta, embora a qualidade é brutal;
- Circulação tenho uma gyre, preferia uma vortech mp40, que ainda vou trocar um dia destes
prefiro ver um ou dois spots redondos e simples, que uma barra no aquário. Esteticamente não gosto muito dela. Funcionalmente é mesmo mesmo muito boa, um fluxo muito grande e ao mesmo tempo super suave.
- Falta um móvel de apoio para guardar teste, etc, que na sump ficam cheios de humidade;
- A parte eléctrica, apesar da ideia, de ter tudo arrumado numa gaveta, sem muito apelativa e teoricamente prática, revelou não funcionar. Nada melhor ou mais simples que uma boa régua de tomadas ao comprido do móvel, bem no cimo! Simples e prático!!
Entre outros pormenores !!
Nem tudo é perfeito e em todas as montagens, nossas e de amigos ou membros aprendemos
Abraço e mais uma vez obrigado