Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Tempo quente, agua muito quente!

Tempo quente, agua muito quente!

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Com este tempinho aquecer a minha cabeça também anda aquecer , pois a temperatura do aquario não quer baixar está nos 28º o que parece impossível , ontem como o desespero já era muito desliguei o termostato e hoje continua nos 28º !!! Acho isto impossível não conseguir baixar a temperatura do aquário.
Algum truque para baixar a temperatura?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
garrafas de água com gelo na sump , ou então um AC na sala ou um chiller .. eu a 1 semana que tenho o AC da sala que está mesmo virado para o aquario a bombas a 20º ... o aquario não passa dos 25 , mas também já sofri muito com o problema do calor ... metes umas garrafas de litro e meio com água no congelador , e depois de estarem congeladas metes na sump a "boiar"
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Boas.

O mais económico são ventoinhas... Conseguem baixar cerca de 3 graus.... :)
Deste género:
Ventoinhas
Imagem

é ele aquecer e eu a transpirar para o arrefecer.
AC não tenho.
SUMP também não visto que é um resun dms 500 mas já tirei a tampa.
acho que vou arranjar uma parte de trás daquelas dos frigoríficos retirar o gas e aproveitar a tubagem para usar como arrefecimento.
entretanto espeto la uma garrafa de 500ml congelada para o tentar arrefecer.

28º é muito mau? só la tenho 2 frags tava agora a começar.

Depende do que forem esses corais.

Quanto as garrafas de água geladas discordo muito.

Isso vai-te criar oscilações gigantes na temperatura. Ainda faz pior aos corais e se tiveres peixes poderá dispoletar um surto de ictio...

Se tiveres jeito para isso (senão segue um dos tutoriais que há por aí) compra umas ventoinhas de PC e um transformador ou mesmo uma ventoinha daquelas pequenas do AKI que fazem uma diferença brutal...
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Boa noite
Realmente a subida de temperatura nesta altura nota-se bastante, eu tive a sorte de me oferecerem uma ventoinha, que é o que me tem valido, a minha temperatura anda entre os 24.9 e os 25.5 na velocidade mais baixa. O que notei bastante depois de a colocar sempre ligada, noite e de dia, é o aumento do consumo de osmose, pois há muita evaporação...
deixo uma foto para veres a ventoinha, não é muito grande mas tem um bom fluxo e económica.

Imagem 4727

abraço

Gonçalo ictio ?? Se for na sump nao tens strees nenhum .. fiz isso muitas vezes e nao havia bariacoes brutais , pelo menos os meus sps nunca notaram nem o controlador ..

Com ventoinhas tambem resulta, mas depende da temperatura a que está a sala onde está o aquario ...

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Atenção ao usares a parte de traz dos Frigorificos como dissipador. É em ferro(gem).

Só existe um metal para ser usado em contacto directo com água salgada. Titanio e mesmo assim oxida com o tempo.

Abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Mini frigorífico com uma bomba a passar agua la numa mangueira, e tem a vantagem de poderem meter umas minis...

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Epá isso parece quase um canhão para matar um mosquito ... :D

Ventoínhas e tá a andar.

O Sérgio Magro Jacinto tem um tuturial aqui de como montar. Vê na secção de DIY.

27/28º não é muito mau. Picos de 32º também aguenta depende do que tiveres dentro do aquário.

Só eu é que mesmo no pico de verão tenho que ter os termoestátos ligados ... :(( :(( :(( :((

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Aqui por Braga tivemos uma semana com dias a chegarem aos 37 graus! Na minha sala estavam 30graus, 2 ventoinhas a tratar do assunto, mantive os 25.5 - 26 máximo.

Estava duro !!

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

obrigado vou ver das ventoinhas

Paulo Oliveira Escreveu:
Gonçalo ictio ?? Se for na sump nao tens strees nenhum .. fiz isso muitas vezes e nao havia bariacoes brutais , pelo menos os meus sps nunca notaram nem o controlador ..

Com ventoinhas tambem resulta, mas depende da temperatura a que está a sala onde está o aquario ...

Olá Paulo, posso estar enganado mas na minha opinião, variações de temperatura debilitam o sistema imunitário do peixe e daí referir o mais comum, o Cryptocarium (desculpem a giria do Ictio)... Daí ser contra o uso de Gelo na Sump...até porque já tentei...
Imagem

a não ser que tenhas a garrafa junto a bomba de retorno ou um sistema muitoooooo Pequeno a variação não vai ser assim tão rápida quanto isso ...

Aquele Abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Isto,

Imagem

Acabou-se os problemas, seja verão ou inverno, melhor investimento que fiz :)
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Boa tarde eu uso 3 ventoinhas nos leds que estão perto da agua e que arrefece também a agua.
Abraco

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Bruno Arrojado Escreveu:
Isto,

Imagem

Isto é bom mas convém ser usado fora da zona onde temos o sistema. Se usarmos na mesma zona, estamos a retirar calor de um lugar e a transferir para outro lugar que será a zona onde estamos. ;)

Vitor Pedroso Escreveu:
Bruno Arrojado Escreveu:
Isto,

Imagem

Isto é bom mas convém ser usado fora da zona onde temos o sistema. Se usarmos na mesma zona, estamos a retirar calor de um lugar e a transferir para outro lugar que será a zona onde estamos. ;)

E não faz muito barulho?
Já vi uns muito barulhentos, e sim, para não falar do calor que geram !!

Abc

Reef:

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Vitor Pedroso Escreveu:
Bruno Arrojado Escreveu:
Isto,

Imagem

Até agora, nunca me deixou ficar mal :)

A temperatura desce :)

Claro está fora do sistema.
Imagem

Bruno Arrojado Escreveu:
Vitor Pedroso Escreveu:
Bruno Arrojado Escreveu:
Isto,

Imagem

Até agora, nunca me deixou ficar mal :)

A temperatura desce :)

Claro está fora do sistema.

Será que este tipo de aparelhos podem ficar no exterior? Tipo uma varanda ?
Seria interessante.
Talvez com uma cobertura para fazer sombra e proteger da chuva ficaria resolvido, porque não me parecem nada dar para exterior !

Reef:

Próximo

Voltar para Discussão Geral