Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Inicio Hobby

Inicio Hobby

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 11/jun/2015, 00:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Boas,

Estou a pensar iniciar-me nos salgados. Até à bem pouco tempo tive aquarios de água doce, mais propriamente plantados. Decidi largar o hobby e até vendi todo o material. No entanto e depois de algum arrependimento o bixinho não saiu de cá e estou a pensar avançar para uma nova aventura. No entanto com algumas contenções.

Confesso que ainda não li muito, mas tenciono começar a explorar o fórum para ganhar alguns conhecimentos neste novo mundo.

Sendo assim, hoje fui a uma loja aqui da zona e já consegui ficar com umas ideias dos corais e custo do material.

Em relação ao material já começa a haver alguma definição:

Aquário: Ainda não me decidi
Escumador mantém-se: Tunze 9004 = 1un
Bomba circulação: Jebao RW-4 = 1un
Aquecedor: Eheim Jagger 100w = 1un
Iluminação: Ainda não me decidi

Agora aqui necessito da vossa opinião e ajuda.

Em relação ao aquário o rapaz tinha lá na loja um feito por ele tipo TMC Microhabitat ou Aquamedic Blenny. Como não se enquadra nas medidas que quero, colocou-se a questão de o fazer à medida. No entanto ele aconselhou-me a criar uma coluna seca atrás por supostamente ser mais estável para o escumador (ele explicou-me o porquê, tinha a ver com a evaporação da água e mais algumas coisas que exigia alguma afinação no escumador e com essa coluna seca resolvia alguns problemas) para além de que o material ficaria todo escondido. Sinceramente a informação foi tanta que nao me recordo ao certo da vantagem.

Eis o exemplo:
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/or ... 369cb7.jpg
http://auburnaquarium.com.au/img/p/933- ... ickbox.jpg

O que acham? Será uma mais valia? Em relação aos outros materiais têm alguma coisa a dizer?

Obviamente que confio na pessoa com quem falei mas gostaria de ouvir outras opiniões.

Mensagem 11/jun/2015, 18:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Olá, bem-vindo ao fórum.
Acho que antes de mais devias decidir qual o tamanho do aquário que pretendes antes de comprar o material. Não te esqueças que o tamanho vai restringir o tipo e a quantidade de vivos que pretendes manter.

Cumps

Mensagem 12/jun/2015, 22:09

Boas,

Sim peço desculpa. O tamanho está +/- decidido. Ou será 60x40x40 ou 70x40x40 (ou ainda um 77x39x40 para caber naquelas estantes à venda no IKEA).

Em relação à bomba preferem a JEBAO RW-4 ou EHEIM STREAM ON+ ?

Que calha aconselham para este aquário? Será que a ZetLight Lancia cumpre ou será melhor ir para uma odyssea QUAD 4x24w?

Mensagem 13/jun/2015, 22:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
:-\

Cuidado essas medidas de que falas funcionam nos plantados e água doce, mas nos salgados a história é outra. Lê algumas experiencias feitas aqui por alguns membros dentro dessas miniaturas e rápidamente chegas á conclusão de que vais perder dinheiro porque o material depois não serve para nada.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 14/jun/2015, 00:35

Boa noite Joaquim,

Agradeço o teu comentário. Quais são, na tua opinião, as medidas mínimas ideais para um salgado?

Mensagem 14/jun/2015, 02:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Qual o espaço que tens disponível ? Talvez consigas estabelecer um tamanho de vidros por esse prisma :)
E sempre podes fazer um aquário móvel a medida .cuidado com móvel ikea.poucz resistência à pesos e pouca durabilidade a água
No entanto com 50€ fiz um móvel em madeira para um aquário de 120x60x50 comprando madeira na maxmat. Tens várias ideias no YouTube e bastante baratas até

Mensagem 14/jun/2015, 12:33

Ola Nelson,

Obrigado pela ajuda.

O espaço disponivel é o não querer gastar muito nesta nova montagem, e como venho dos plantados, não sei como vai ser a experiencia daí querer gastar o minimo nesta fase inicial a ver como é a adaptação. Mas obviamente que vou querer uma coisa em condições.

Inicialmente não queria ter a Sump Interna, mas pelo que tenho lido e ainda mais pelo que dizem, poderá ser mesmo uma mais valia nas dimensões que pretendo fazer o aqua.

Não queria ir muito além das medidas entre os 60/80cm (isto também a pensar no custo que terei na calha).

Mensagem 14/jun/2015, 15:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
PhantomNorth Escreveu:
Ola Nelson,

Obrigado pela ajuda.

O espaço disponivel é o não querer gastar muito nesta nova montagem, e como venho dos plantados, não sei como vai ser a experiencia daí querer gastar o minimo nesta fase inicial a ver como é a adaptação. Mas obviamente que vou querer uma coisa em condições.

Inicialmente não queria ter a Sump Interna, mas pelo que tenho lido e ainda mais pelo que dizem, poderá ser mesmo uma mais valia nas dimensões que pretendo fazer o aqua.

Não queria ir muito além das medidas entre os 60/80cm (isto também a pensar no custo que terei na calha).

Viva,
Vou deixar a minha opinião :-)

Se queres iniciar, e não queres gastar muito numa calha, isso é relativo, pois se montares um aquário de 1,20m arranjas uma boa calha com t5 por pouco mais de 100€- 200€ Max
Talvez o ideal para uma primeira experiência seria optares por umas medidas muito boas que permitem muitas brincadeiras,
60 larg x 60 prof x 50 alt
Com 60 por 60 já consegues ter uma boa dimensão e podes colocar uma calha de leds apenas que vai cobrir bem essa área.

Fazias uma estrutura em ferro e isolavas bem. Para começar ia ser bastante econômico, e depois com mais tempo tapavas.

A sump, eu faria, nem que demorasse mais tempo a arrancar, vai te poupar muito trabalho, e vai ficar tudo muito mais organizado.
Ainda para mais, se desejares fazer algum upgrade no tamanho do aquário, a sump pode sempre ser a mesma numa fase inicial.

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 14/jun/2015, 20:44

Ola Carlos,

Definitivamente não quero um aquário tão grande. No máximo dos máximos 80cm.

Pelas medidas que aconselhaste vejo que este aquário poderá ser uma boa opção A nível de equipamento parece ser uma boa compra.. http://fish.aquaristic.net/Aqua-Medic-C ... bicus.html

Mensagem 14/jun/2015, 22:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas,

Se a medida máxima são 80cm (comprimento?) pensa em 80x60x45 CxPxA, um aquário mais baixo reduz os custos de material e permite um layout com muita opção de disposição de corais. Depois uma sump para teres toda a "tralha" necessária.

No futuro se te deres bem e quiseres aumentar o teu sistema podes sempre aproveitar o aquário para fazer de sump e assim não perdes investimento ;)
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Voltar para Novo no hobby