Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Medidas de ferro galvanizado para movel/estrutura

Medidas de ferro galvanizado para movel/estrutura

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254

Quais os cálculos a fazer praia decidir qual o tubo de ferro galvanizado a usar numa estrutura para um aquário de 120x70x50?
A estrutura deverá ter 120x80x95
Já me deram orçamentos com tudo de 2 mm e outros com 3,5mm ...
Existe alguma calculador para factores de segurança pra ferro ? :)

Cumprimentos
Nelsom Dias

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Viva,
Calculadora desconheço.
No entanto joga sempre pelo seguro.
Opta pela estrutura com mais segurança, claro que sem exageros.
Podes sempre ver por aqui montagens de outros membros e ver ou perguntar qual as espessuras.

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

A ideia era a frente do móvel só ter estrutura a esquerda e à direita , nada no centro / frente de modo a não atrapalhar ... algum serralheiro civil por aqui ? ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Boas, a 2mm é mais que suficiente (6 apoios), tem de ser travada só, mas isso qualquer serralheiro o faz intuitivamente.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas,
2 mm chega e sobra, três pés atrás e dois na frente ligados entre si em cima e em baixo, dos que já fiz nenhum aquário caiu ou rachou, já fiz em madeira pinho maciço para mim o melhor. ;)

Nota: o meu aquário tem 2 metros por 55 cm altura e 60 cm profundidade, estrutura tubo facar perfil 80x60mm esp:2mm pintado com tinta para ambientes marítimos :p
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Obrigado pelas respostas
Tinha pensado em pinho mas ia ocupar mais espaço pois o pinho seria mais grosso/largo que o ferro .
Então 30mmx30mmx2mm será suficiente ?
Cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas,

Com tubo quadrado de 30x30x2 fica com pouca resistência na frente horizontal superior o que coloca mais taxa de esforço no vidro que fica suportado nessa zona.
Claro que existe cálculos para esse tipo de estrutura, o talvez dê nunca tem bons resultados.
Além disso é necessário ter experiência na construção de estruturas e conhecimento para determinar os "travamentos" a aplicar para não haver derrocada :)

Uma dica caso queiras eliminar o suporte do meio é aumentar as medidas da trave superior de forma a compensar a taxa de esforço a que vai ser submetida.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

estruturas que essa medida geralmente como não gosto de meter um tudo na frente para não estorvar faço sempre com tubo 40x30 exactamente como descreve o José Santos

até hoje ainda não caiu nenhum aquário :D :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Hummm então toda a estrutura com 40x30x2 ? Aguenta bem sem nada ao centro na frente , é isso?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Boas Nelson,
Temos de combinar para beber uma imperial e falarmos um pouco.
Posso te ajudar na estrutura se precisares ;)

Sent from my iPhone using Tapatalk

Parece me bem Nelson ....envia me o teu número por MP ...

Voltar para Discussão Geral