Pedro Alves Escreveu:
Erro 1) Introduzir demasiado cedo peixes a mais sem que o aquario estivesse preparado para processar os nitratos e phosphatos em condições, levando ao aparecimento de algas, já depois do ciclo ter sido feito.
Erro 2) Aquário nestas condições, introdução de corais de nível exigente que não tinham condições reunidas para se manterem.
A morte dos peixes foi mesmo azar do odin/marin velvet.
Olá Pedro,
"A morte dos peixes foi mesmo azar do odin/marin velvet". Se pensares que isto foi um azar, então eu chamo a isto o erro nº 3. Não foi azar e está relacionado com o erro nº 1 " Introduzir demasiado cedo peixes a mais".
Mas não te preocupes, uma coisa eu te posso garantir, praí 95% dos que aqui andam já mataram corais e peixes da mesma forma que tu os estás matar. Atenção que eu também faço parte dos 95% que matam muita coisa

.
Infelizmente foi assim que muitos de nós aprendemos, e ainda hoje em dia continuamos a aprender.
Nos aquários de recife, infelizmente, temos "mais olhos do que barriga" e acabamos sempre por fazer asneiras. A ânsia e a pressão de utilizar produtos X, Y ou Z também acaba por nos prejudicar. Nos aquários de recife as coisas boas demoram tempo a acontecer e precisam de muita estabilidade, as coisas más acontecem rápido demais e provocam demasiado desequilíbrios.
O meu humilde conselho:
Se queres um aquário que fique muito bonito e saudável rapidamente (e que dê pouco trabalho) aconselho-te a montar um aquário de ciclídeos africanos. Eu próprio ainda há 2-3 atrás decidi fazer isso. Desmontei o aquário de água salgada, montei o aquário de CA's, fiquei satisfeito durante 1 e meio e depois voltei a montar um aquário de água salgada quando senti que tinha novamente disponibilidade (e paciência) para ter um aquário de água salgada. Às vezes voltar aos aquários de água doce faz bem, dá para colocar as coisas com uma nova perspectiva.
Se tiveres com
muita paciência e muito motivado para ter um aquário de água salgada, antes de fazer qualquer coisa (comprar um peixe, experimentar um método ou produto, colocar um coral, comprar material).... lê muito bem antes de o fazeres e pergunta aqui no fórum o que o pessoal acha. A paciência vai-te permitir poupar muito dinheiro e acima de tudo vai permitir que os teus seres vivos tenham saúde e vivam por mais tempo.
Se estás mesmo motivado para continuar... vai lá ao teu tópico, expõe os problemas que afectam o teu aquário (com informação detalhada) e espera por várias opiniões.
Em tempos já fui crente em que desmontar tudo e voltar a montar era a melhor solução. Hoje em dia, acho que até a melhor das montagens vai ter sempre um problema, uma praga ou uma peste. Os melhores aquariofilistas não são os que têm os aquários mais bonitos ou sempre impecáveis (muitas vezes isso depende é de muito investimento €€'s). Para mim os melhores aquariofilistas são os que têm os aquários mais saudáveis há mais tempo e que conseguiram resolver os problemas que foram surgindo ao longo da vida do aquário.
Manter um aquário 1-2 anos, com corais pequenos ou fragzinhos, sempre impecável.... isso até é fácil. Agora manter um aquário 4-5 anos, manter peixes 4-5 anos, fazer crescer corais desde frag's até colónias gigantes.... isso para mim é que tem valor, isso é que é difícil. Eu pelo menos nunca consegui.... Nem sequer zoanthus, LPS ou até mesmo hystrix. Estou sempre a montar aquários novos a cada 2 anos, umas vezes por motivos profissionais outras vezes nem sei bem porquê

.... não consigo parar quieto.
Um abraço e o mais importante .... não desistas de ter um aquário em casa, nem que seja de água doce. Eu pelo menos adoro ter aquários, nem que seja com uns escalares ou discos, neon's ou guppy's.