Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Quando começar com Balling light num reef e bomba doseadora

Quando começar com Balling light num reef e bomba doseadora

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Gostava de saber quando é que é aconselhável começar a usar o sistema Balling light com um novo aquário.
Após o ciclo terminar ou logo desde o início apesar de, penso eu, não haver grandes consumos ?
Relativamente à bomba doseadora li no reefcentral opiniões contraditórias relativamente às bombas doseadoras da JEBAO ( aquela a +-100 euros ). Alguns dizem que podem ficar presas na opção ON e deitar muito bicabornato de sódio aumentando drasticamente o PH e que cada dose, das várias diárias, entra do aquário muito rapidamente. Outros dizem que nunca tiveram problemas.
Gostava de saber as vossas experiências, caso as haja, com estas bombas e com o método em si. No meu antigo aquário apenas adicionava kalk num pinga pinga à noite e Mg líquido da Kent.
Para a reposição de água vou comprar o sistema da Tunze osmolator. Se usar ao mesmo tempo o Balling deverei usar algum buffer para aumentar o PH na água de osmose ou não é necessário ?

Obrigado desde já,
António
Imagem

Mensagem 21/ago/2015, 16:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70

Se estiver interessado tenho para venda este conjunto:

Bomba doseada Grotech Tech III

Sais kh 4.2kg
Sais mg 2.6kg
Sais ca 3.2kg
Fauna Marin Ultra Trace B Strontium-Barium-Complex 250ml 70% do frasco
Fauna Marin Ultra-Power Trace 3 Iodine/Boron - 250ml 70% do frasco
Fauna Marin Ultra Trace B Heavy Metal Complex 250ml 70% do frasco

3 depósitos de 4L

Peça em acrílico para fixar tubos

120€ + portes

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
António Paes Escreveu:
Gostava de saber quando é que é aconselhável começar a usar o sistema Balling light com um novo aquário.
Após o ciclo terminar ou logo desde o início apesar de, penso eu, não haver grandes consumos ?
Relativamente à bomba doseadora li no reefcentral opiniões contraditórias relativamente às bombas doseadoras da JEBAO ( aquela a +-100 euros ). Alguns dizem que podem ficar presas na opção ON e deitar muito bicabornato de sódio aumentando drasticamente o PH e que cada dose, das várias diárias, entra do aquário muito rapidamente. Outros dizem que nunca tiveram problemas.
Gostava de saber as vossas experiências, caso as haja, com estas bombas e com o método em si. No meu antigo aquário apenas adicionava kalk num pinga pinga à noite e Mg líquido da Kent.
Para a reposição de água vou comprar o sistema da Tunze osmolator. Se usar ao mesmo tempo o Balling deverei usar algum buffer para aumentar o PH na água de osmose ou não é necessário ?

Obrigado desde já,
António

Boas,

Eu tenho as Marine Color (tipo Jebao e Bubble Magus) e não gosto muito daquilo.

Quando a começar a dosear? quando tiveres consumos. Sem consumos não vale a pena fazer nada!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357

boas,
Faço das palavras do @António as minhas, pois também estou com as mesmas duvidas em relação as marcas e tipo de funcionamento das mesmas bombas.
pois já começo a precisar de dosear automaticamente pois isto de fazer tudo a mão .... era antigamente :)
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Bom dia
Tenho as Bubble Magus há já alguns anos, sem qualquer tipo de problemas, inclusive já as testei e as quantidades que deitam estão certas com o indicado .
De qualquer modo tenha em atenção ao que o Rui disse, pois só se torna necessário usar o Balling quando houver consumos, o que me parece num aquário recente como o seu ainda será cedo.
No entanto não é tarde para ir pensando no assunto e ir adquirindo o equipamento.
Em relação ao sistema da Tunze osmolator tenho um também há vários anos sem o mínimo de problemas (é uma boa aquisição).
abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357

Obrigado @Antonio pelo testemunho.
Também tenho ouvido um bom feedback da bublle. Vamos ver se existem mais opiniões.
Imagem

Voltar para Discussão Geral