Bom dia,
Estou a "reinicia-me" na aquariofilia, depois de uma tentativa falhada à cerca de 8 anos a trás. Abri este tópico para não só partilhar esta aventura, como para colocar questões e aprender com os mais experientes.
Objectivo: peixes, camarões, corais moles e se a coisa correr bem LPS e SPS fáceis de manter.
aqui vai o Setup inicial:
Aquário: : 50x50x50cm com Sump traseira de 15 cm (sem divisões)
Iluminação : Calha LED TMC Aquaray 1500 (por comprar)
Circulação : Mini Polario (4000 L/h com circulação alternada com ritmos diferentes) (por comprar)
Bomba de Retorno : Por definir (por comprar)
Escumador : Por definir (Tenho um Deltec MC600 antigo de mochila)
Termoestato : Eheim 250W
Rocha : cerca de 2 kg de rocha viva , e se conseguir , 0.5/1 kg de rocha morta na Sump (por comprar)
Areia : areia viva (quantos kilos ?) (por comprar)
Água : possivelmente água natural
Sistema de reposição : Bomba peristaltica com boia de nível (igual a esta http://images1.tiendanimal.pt/g/bomba_d ... cuario.jpg tenho de verificar se ainda funciona)
Osmose : Tenho uma de 2 estágios parada à uns 7/8 anos, será que ainda está boa?
Acessórios e testes: : refratometro (já tenho), e falta-me comprar testes para a água.
Questões:
1º - Que bomba de retorno da sump me aconcelham? isto é, com quantos L/h aconselham uma bomba para um aquário deste tamanho com sump traseira?
2º - O escumador que tenho é o Deltec MC600 é de mochila, no entanto não o queria colocar pendurado no aquário, mas sim dentro da Sump. No entanto não devo conseguir colocar dentro da mesma (não o tenho comigo neste momento por isso não sei as medidas e nem encontro na internet), mas se conseguir, não acham que vou ter problemas com o sobredimensionamento da "escumação"? se sim, que escumador aconselham (barato de preferência e silencioso )?
3º - Em relação à rocha, acham que é uma boa quantidade ?....acham boa política colocar uma rocha pequena na Sump ?
4º - Que quantidade de areia devo colocar?
5º - Uma osmose parada à cerca de 7/8 anos ainda está boa? (disseram-me que as osmose estragam-se passado 3 meses se tiverem sem água)
Por enquanto é tudo, desculpem-me se me alonguei no post.
PS: à noite colocarei fotos do aquário.
Obrigado