Hoje resolvi abrir um tópico dedicado a aquários marinhos com iluminação em Leds
A aquariofilia é um hobby em que a tecnologia vai aparecendo dando o seu contributo para evoluir os sistemas no aquário.
Neste caso falamos da iluminação, que já passou por várias tecnologias e que neste momento a mais recente é a iluminação em Leds. Não veio corrigir nada que estivesse errado nas iluminações já testadas de HQIs ou de T5s. Veio no sentido de dar mais conforto quer no consumo, quer na parte estética, ou ainda na possibilidade de criar um ambiente mais natural do ciclo da iluminação ao longo do dia (nascer do sol e por do sol).
No inicio, como todas as tecnologias, foram aparecendo soluções de Leds que fracassaram, é assim em tudo na vida, foi assim em quase todas as industrias, automóveis, computadores, electrodomésticos, etc etc.
Várias foram as queixas que levaram a que esta tecnologia evoluísse, falta de luz, má distribuição da luz, queimar corais, etc.
Isto fez com que muitos condenassem ao insucesso esta tecnologia só porque tiveram uma má experiência neste tipo de iluminação. Hoje já existe em Portugal aquários repletos de acroporas bastante exigentes em iluminação e que utilizam este tipo de tecnologia sem que fiquem a dever nada às iluminações mais que testadas de HQIs e T5s.
Mas vamos ao que interessa, até porque eu pretendo ajudar aqui as pessoas que querem iniciar o hobby e têm algumas dúvidas na iluminação em Leds.
A primeira ponto que convém definir é que tipo de aquário se pretende:
1 - Aquário basicamente para peixes e corais fáceis e pouco exigentes ao nível da iluminação (corais moles e alguns LPS)
Eu diria que qualquer iluminação até com barras de LEDs se consegue ter é uma questão de número de barras em função do tamanho do aquário, desde que a profundidade deste não seja superior a 50cm.
2 - Aquários com peixes e corais com exigência de boa de iluminação (corais moles, LPS e alguns SPS)
Neste ponto não aconselho as barras de LEDs mas consegue-se com algumas calhas baratas ou focos de Leds e exige uma distribuição de corais por zonas de mais ou menos luz
3 - Aquários com peixes e corais com dependência máxima de iluminação (corais moles, LPs e todos SPS)
Aqui é preciso ter algum cuidado com a escolha das calhas de Leds, nomeadamente calhas de marca já testadas sejam elas baratas ou caras. Normalmente as mais caras têm a vantagem de serem mais económicas, mas não criem ilusões porque a economia não deverá ser mais do que 30% a 40% das soluções de T5. Há corais que exigem uma iluminação em toda a sua envolvência e não se dão muito bem com zonas de sombra como é o caso de algumas acroporas. Aqui é uma deficiência das calhas de leds e mais ainda quando se fala de focos com lentes com ângulos inferiores a 90º. A iluminação em Leds são muito direcionada verticalmente e muitas vezes para que a intensidade penetre em profundidade necessitam de lentes de ângulos tipo 60º o que obviamente não vão proporcionar uma iluminação lateral.
Então porque é que há calhas que usam lentes de 90º e 60º? É simples as lentes permitem um rendimento maior nos leds o que implica uma calha mais económica e isso vende, os fabricantes gostam desta última parte

Se a opção é um aquário tipo 2 então perfeito, mas para este tipo de aquários com acroporas, não aconselho. Daí se falar de pessoas experientes em aquários trocarem as lentes ou mesmo retira-las. Mas isto significa que se tenha que usar calhas mais próximas umas das outras e/ou fazer uma combinação de lentes. Ver desenho para melhor perceberem o esquema da iluminação.

Acho que a tecnologia ainda vai melhorar, baixar os preços porque ainda tem tempo para evoluir no sentido de eliminar sombras. Eu, com as soluções existentes no mercado ainda acho que uma combinação de Leds e T5 são a melhor opção, mas um dia posso mudar de ideia...
Ficam aqui alguns exemplos de aquários dos membros do fórum usam iluminação unicamente em Leds e em habitats com exigência máxima ao nível da iluminação.
ReefPrata
Charles Reef
Aquário de César Silvério
H2O+Something II
Há muito mais e mais vão certamente aparecer.
Já agora quem coloquem aqui uma foto geral dos aquários com Leds para que os que estão a começar verem.
Cumprimentos
Miguel Pinho