Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Pragas

Pragas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 16/nov/2015, 23:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Ola a todos,

tendo sido avisado pelo amigo Joao Tomas de ter AEFT pus me a olhar para os corais com olhos de lince, epa e comecei a ver coisas que nao acho que sejam nada normais mesmo.. na foto que coloco dá para ver duas coisas!!

Se repararem na confusa esta branco e acho que tem 1 buraco com 1 bixo la dentro.
E na mesma confusa e em varios outros outros corais vejo o genero de duas pontas tipo uns corninhos...

fui invadido, certo?

Imagem

Imagem

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Mensagem 16/nov/2015, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Pedro Alves Escreveu:
Ola a todos,

tendo sido avisado pelo amigo Joao Tomas de ter AEFT pus me a olhar para os corais com olhos de lince, epa e comecei a ver coisas que nao acho que sejam nada normais mesmo.. na foto que coloco dá para ver duas coisas!!

Se repararem na confusa esta branco e acho que tem 1 buraco com 1 bixo la dentro.
E na mesma confusa e em varios outros outros corais vejo o genero de duas pontas tipo uns corninhos...

fui invadido, certo?

Imagem

Imagem

Pedro, diz-se AEFW que quer dizer em inglês Acropora Eat Flatworms, como o proprio nome indica são planarias comedoras de acroporas e portanto é difícil que o mesmo parasita do frag do concurso esteja numa montipora como essa confusa que mostras na foto.

...o que dizes parece ser um "barnacle" (em portugûes nao tou agora a ver o nome), tipo isto:

Imagem

..Se assim for não te preocupes pois são reefsafe.

Quanto às AEFW...isso sim será muito perigoso e esses são muito mais dificeis de perceber, o ideal será mesmo tirar o coral para fora de agua e observar atentamente à sua base.

Mensagem 16/nov/2015, 23:54

Ola Joao, acredito que na montipora nao tenha AEFW mas terei outra coisa...

Claramente tenho um buraco na confusa com um bixo la dentro, a volta do buraco esta branco e o bixo parece que me vê e mete-se la dentro!

E em varios corais, tipo nas pontas/polipos dos corais, tenho pontinho castanho/vermelho e vejo tipo duas antenas, quando toco com a pinça, aquilo sai logo é e mole..

Imagem

Mensagem 17/nov/2015, 08:36

novo update:

Hoje de manha aproximei me do aquario com lanterna e vi um bicho a andar na rocha, castanho com as tais antenas, paree uma centopeia, pesquisei na net e parece um gammaru ou algo parecido!

Sera que o que vejo nos corais sao posturas desses bixos?

Mensagem 17/nov/2015, 11:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Pedro

Estás a fazer uma tempestade num copo de água :) Calma :)...

As montiporas nos nossos aquários são afectados por nudibranqios e doenças bacterianas. Não lhes conheço outras pragas que sejam dificeis de vêr. Nenhuma é coincidente com a tua descrição.

O que ai tens são seres normais num aquário de recife, não vejo nada de especial nas fotos. Se forem esses seres com 2 "tentáculos" não fazem mal a nada.
Se forem aqueles com um tubo branco espesso e que largam uma teia, esses sim convem ir destruindo para não se propagarem.

Se te estiver a chatear muito, uma seringa com kalk concentrado e coloca no dito buraco com calma para não deixar assentar kalk directamente no coral.

Mensagem 17/nov/2015, 12:13

Viva Gil

Acho que pelo menos o que está na confusa devia eliminar porque não sei se me estará a comer o coral por dentro.

Que ele já a vive dentro vive!!

Remove lo com uma pinça esta fora de hipótese? Com o tamanho que tem não deve ser difícil!

Mensagem 17/nov/2015, 13:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Pedro,

Pela primeira foto isso parece-me "vermetid snails" (confirma na net); se assim for, penso que deves tentar actuar antes que isso se transforme em praga.

Esses vermes produzem umas teias que acabam por prejudicar o desenvolvimento dos corais.

Faz o que o Gil te indicou, ou então tenta tapá-los com supercola três, ou epoxi.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 17/nov/2015, 13:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Acho que ainda não me fiz entender!!!

Pedro, a situação desses bicharocos etc podes retirar ou não...o IMPORTANTE neste momento é verificares as acroporas devido à foto que colocaste do frag do concurso:

Pedro Alves Escreveu:
Aqui vai! Percebesse?

Imagem

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

Mensagem 17/nov/2015, 14:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Joao Tomas Escreveu:
Acho que ainda não me fiz entender!!!

Pedro, a situação desses bicharocos etc podes retirar ou não...o IMPORTANTE neste momento é verificares as acroporas devido à foto que colocaste do frag do concurso:

Pedro Alves Escreveu:
Aqui vai! Percebesse?

Imagem

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

Olá Pedro,

Claro que como o João Tomás diz, o que é urgente é tratar as acroporas das AFWEs.

Eu se estivesse no teu lugar e tivesse poucas acroporas e pequenas, o que faria era deitá-las todas fora, deixava o aquário três semanas sem acroporas e começava tudo de novo; tens aí um belo pincel!!!

E não te esqueças de no futuro dar sempre banho aos corais que pões no aquário; não dá muito trabalho e vale a pena.

Abraço e boa sorte.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 17/nov/2015, 14:25

Olá
A todos,

Vou jantar tratar do problema das Acros , infelizmente em Évora Não há lojas e estamos sempre dependentes dos envios .

Quanto ao resto ao tentar tirar o bixo de dentro da confusa penso que o matei com a pinça cirúrgica e acabei por tapar os buracos com cola.

Obrigado

Mensagem 17/nov/2015, 14:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Pedro Alves Escreveu:
novo update:

Hoje de manha aproximei me do aquario com lanterna e vi um bicho a andar na rocha, castanho com as tais antenas, paree uma centopeia, pesquisei na net e parece um gammaru ou algo parecido!

Sera que o que vejo nos corais sao posturas desses bixos?

deve ser um amphypod ou algo da familia. São bons! :D
Imagem

Mensagem 17/nov/2015, 14:54

Olá Gonçalo

O que vi hoje a passear na rocha de madrugada em alta velocidade era tipo isto

Imagem

Mensagem 17/nov/2015, 14:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Alves Escreveu:
Olá Gonçalo

O que vi hoje a passear na rocha de madrugada em alta velocidade era tipo isto

Imagem

Pedro,

Tu continuas preocupado com tudo menos com o que o João Tomás te apresenta ...

Isso da imagem são amphipodes e não fazem mal nenhum, bem pelo contrário.

Agora AEFW é um problema sério que te impede de ter acroporas saudáveis e pode dizimar-te o aquário todo.

Aconselho-te rapidamente a não dispersares e a tratares urgentemente esse problema!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/nov/2015, 15:30

Ola Rui,

Atenção eu nao estou a não ligar ao que o João Tomas me disse, esse problema esta identificado e apenas aguardo receber o "remedio" para poder atacar o AEFW ...

Apenas estou a insistir nos outros bixarocos de modo a perceber se são benéficos ou nao! just that! :)

Mensagem 17/nov/2015, 15:37

Boas

Na acropora são Planárias sem duvida, tens muitas Acroporas nesse estado ?

... e a minha recomendação vai no sentido de fazeres o seguinte: Colónias muito infectadas ou que estão muito espalhadas na rocha -> remover tudo e Lixo, tudo o que seja frags ou corais ainda pouco infectados, Coral RX ou similar de 4 em 4 dias, quer para eliminar os adultos, quer para eliminar os ovos que existam e vão eclodindo, a ideia é não haver adultos parando com a reprodução e eliminando os que nascerem dos ovos que não morrem com o tratatamento. Deves faze-lo durante 1 mês no minimo dos minimos e ir fazendo dip´s de controlo de vez em quando.

Para perceberes se estão ou não muito infectadas, vês pelo numero de marcas brancas no coral e podes abanar as acroporas dentro de um recipiente com agua de osmose durante uns 30 segundos... se estiver muito infectada elas começam logo a cair.

Mais uma vez... é de relembrar que os corais devem sempre ser desinfectados pelo menos 3 vezes de 4 em 4 dias quando chegam aos nossos aquários, sejam comprados na loja ou a particulares.

Mensagem 18/nov/2015, 00:22

Ola a todos,

Ora aqui vao 3 fotos tiradas com uma maquina melhor e que assinalei com aquilo que acho que sao maus parasitas:

Os tais corninhos que falo!
Imagem
Bixinhos pretos, e sao mais...
Imagem
Um buraco na montipora com algo la dentro e a volta o tecido branco
Imagem

abraços

Mensagem 18/nov/2015, 00:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Gil Miguel Escreveu:
Boas

Na acropora são Planárias sem duvida, tens muitas Acroporas nesse estado ?

... e a minha recomendação vai no sentido de fazeres o seguinte: Colónias muito infectadas ou que estão muito espalhadas na rocha -> remover tudo e Lixo, tudo o que seja frags ou corais ainda pouco infectados, Coral RX ou similar de 4 em 4 dias, quer para eliminar os adultos, quer para eliminar os ovos que existam e vão eclodindo, a ideia é não haver adultos parando com a reprodução e eliminando os que nascerem dos ovos que não morrem com o tratatamento. Deves faze-lo durante 1 mês no minimo dos minimos e ir fazendo dip´s de controlo de vez em quando.

Para perceberes se estão ou não muito infectadas, vês pelo numero de marcas brancas no coral e podes abanar as acroporas dentro de um recipiente com agua de osmose durante uns 30 segundos... se estiver muito infectada elas começam logo a cair.

Mais uma vez... é de relembrar que os corais devem sempre ser desinfectados pelo menos 3 vezes de 4 em 4 dias quando chegam aos nossos aquários, sejam comprados na loja ou a particulares.

Eu tive AEFW numa Euphyllia. Fiz exactamente como o gil diz, banho de osmose e resultou.

Estranho é não veres as AEFW, são bem visiveis.

Mensagem 18/nov/2015, 00:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Como o nome indica, as Acropora Eating FlatWorm sao especificas das acroporas. Existem mais tipos de planarias (flatworms) mas q nao sao AEFW.
Editado pela última vez por Ricardo Fonseca em 18/nov/2015, 00:54, num total de 1 vez.

Mensagem 18/nov/2015, 00:53

Vitor

São coisas diferentes, as das acroporas são carnívoras e alimentam-se exclusivamente de acroporas (AEFW - acropora eating flatworms).

O que tu tiveste são planarias, 1 das dezenas de espécies que existem, umas prejudiciais, outras prejudiciais porque tapam e irritam os corais e outras que são benignas.

Pedro

Caga nisso dos buraquinhos e dos 2 corninhos, não fazem mal a ninguém. ás vezes há uma espécie de "ermita" que faz um buraco no coral e usa-o como habitat, o coral fica ligeiramente branco á volta mas sem qualquer problema.

Preocupa-te apenas com os vermatideos que lançam a tal teia que irrita os corais, mas acima de tudo vê essa questão das acroporas, já observaste o estado das outras colónias de acroporas?

Mensagem 18/nov/2015, 08:37

Ola Gil,

Ate ver nao vejo qualquer indicio de AEFW nas outras acros, parecem estar limpas, mas vou andar com olho de lince!!

Mas tenho vermatideos? Tenho em varios locais do aquario, um pauzinho fininho que se se assemelham a isso, mas ao largam nenhuma teia!

abraço

Próximo

Voltar para Discussão Geral