André Silvestre Escreveu:
Grande Ricardo,
Este aquário é de uma pessoa se babar para o teclado!
Arrancaste com força e vais lançado. Estás de parabéns meu amigo, esses corais respiram saúde. Espero que um dia se proporcione fazer-te uma visita para vê-lo ao vivo e pormos a conversa em dia.
Sem desprimor do mestre Pedro Torres, as fotos gerais também estão muito bem. Captaste bem a tranquilidade e beleza do conjunto. É continuar a dar ao dedo que são muito bem-vindas.

Abraço,
André
Obrigado pelo teu comentário André. Como sabes, valorizo sempre imenso os teus conselhos e o teu input. Lembro-me como se fosse hoje daquele "brainstorming" em casa do Basaloco, contigo e com mais alguns viciados. A partir daí, e com a ajuda das dicas que o pessoal deu, o aquário dele atingiu o top dos tops muito rapidamente. Por isso, tens que cá vir acima um destes dias, com o resto da malta e dar umas dicas aqui para o meu aquário. E o teu projecto, já arrancou? Já tem água?
Pedro Gomes Escreveu:
Estás de parabéns Ricardo está com umas cores brutais !!!!

Obrigado companheiro Ledeiro..... Espero muito em breve ver corais assim ou com cores ainda melhores no teu aquário. No entanto, espero que as cores não sejam muito melhores, senão ainda me vais obrigar a trocar 4 Ocean Revive por 4 Ecotech Radion e isso ainda é uma pipa de massa.
Novidades do AquárioOs corais continuam razoavelmente bem, a evoluir favoravelmente e no geral com cores que me agradam bastante.
No entanto, no que toca aos peixes aconteceu aqui um pequeno desastre, sobretudo por culpa minha.
A história começa há 3-4 semanas com a introdução de um par de Hemitaurichthys polylepis. Apesar de saber que o meu aquário só tinha 3 meses na altura e que já estava com muitos peixes, não resisti a comprar este dois destes belos exemplares. Não é todos os dias que aparecem estes peixes nas lojas, ainda por cima a comer granulado como uns leões.
O problema foi que na semana passada, a partir de 6ª feira, começaram a morrer vários peixes do meu aquário com sinais e sintomas de Marine Velvet
(Amyloodinium ocellatum). Isto é uma praga parecido com o ictio "normal"
(cryptocaryon irritans), mas muito mais grave e devastador. Só sei que no espaço de 4-5 dias perdi vários peixes sem que conseguisse fazer nada - a maior parte deles com mais de um ano em minha casa porque vinham do aquário anterior. No total e até agora perdi: 2x Ps. fridmani, 1x Ctenochaetus tominiensis, 1x Acanthurus Leucosternon, 2x Hemitaurichthys polylepis, 1x amphiprion ocellaris, 1x Salarias ramosus. Provavelmente o Zebrassoma flavescens também não se deve aguentar dado que apresenta sintomas da doença.
Não tenho a certeza do que se passou, mas penso que a introdução dos polilepis trouxe demasiado stress ao aquário numa fase ainda muito "precoce", o aquário faz amanhã 4 meses que foi montado. Todos os peixes que até agora introduzi no aquário não apresentavam qualquer sinal de doença. Suspeito que um dos polilepis ou os peixes que tinha colocado na semana anterior à entrada dos polilepis (2 yellow wrasses), trouxeram o "parasita" para o meu aquário. Foi tudo muito estranho e demasiado rápido. Os peixes antes do fim de semana passado, estavam todos a comer muito bem, gordos e com um aspecto muito saudável. Custa muito perder peixes assim.
Agora vou esperar que isto passe, estou para ver quantos peixes sobrevivem depois disto. Vou esperar 2 meses até comprar novos peixes, agora até tenho medo.
Como solução para este problema, mandei fazer um aquário de 60L que será conectado ao sistema principal. Sempre que trouxer um peixe novo vai primeiro "estagiar" nesse aquário durante um mês. Ainda não me decidi se faço uma quarentena "pura", ou seja, se deixo o aquário de 60L a trabalhar independente durante o período de adaptação do peixe ou se apenas o coloco lá para se adaptar devagar ao sistema e o poder alimentar o peixe melhor. Claro que ao mínimo sinal de doença, interromperia a circulação entre o aquário de 60L e a sump principal, isolando o aquário de 60L do sistema principal e transformando-o num aquário "hospital".
Tenho a noção que a quarentena "pura" e isolada traz mais vantagens na
prevenção de introdução de doenças no meu aquário, mas não sei se será o melhor para
adaptar os peixes de forma mais saudável a um sistema. A minha dúvida é a seguinte, será que uma quarentena pura não faz com que os peixes fiquem doentes mais facilmente por o sistema ser biologicamente muito imaturo? Claro que não esqueço a grande vantagem que é, se o sistema estiver isolado, os restantes peixes ficarem "a salvo" da introdução de novas doenças no meu aquário.
Mas ainda tenho dúvidas sobre o que fazer. Digam-me... o que vocês acham?
Obrigado pela vossa ajuda, porque eu ainda estou meio choque e nem sequer consigo pensar direito - em tantos anos de hobby nunca me tinha acontecido ter marine velvet no meu aquário. Foi uma semana de razia (e o pior é que desconfio que a história ainda não acabou por aqui).
Um abraço,