Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo nos salgados

Novo nos salgados

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 12/jan/2016, 18:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Boas hugo nao pode deixar de reparar no teu comentario de nao ter de andar sempre a fazer testes; nao sei o que pretendes ao certo mas penso talvez ser um fish only porque se ja nao estas com vontade para fazer testes e receita certa para desastre se quiseres partir para uma solucao com corais, penso que estas a crer comecar um pouco a casa pelo telhado. Desculpa a honestidade.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 12/jan/2016, 18:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Testes vais ter de fazer sempre, kh e phosfatos essencialmente... é os de ph e salinidade é 1minuto para os dois.

Mensagem 12/jan/2016, 18:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 111
Rui Vieira Escreveu:
Boas hugo nao pode deixar de reparar no teu comentario de nao ter de andar sempre a fazer testes; nao sei o que pretendes ao certo mas penso talvez ser um fish only porque se ja nao estas com vontade para fazer testes e receita certa para desastre se quiseres partir para uma solucao com corais, penso que estas a crer comecar um pouco a casa pelo telhado. Desculpa a honestidade.

Não é não fazer testes, mas se posso evitar 2... já para n falar que sempre que quiser sei os valores. .. Os restantes testes farei claro

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 12/jan/2016, 18:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Paulo Oliveira Escreveu:
50€ amigo.. Nao te esqueças que 97 libras inglesas sao 130€, por isso nao vejo onde viste esses 50€ de diferenca...

Em relaçao a tua pergunta. So para teres uma ideia... Ph não se mede, so uma vez por ano, salinidade compra um refratometro que ficas mais bem servido....

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk

E digo-te já que eu pelo menos só meço uma vez ao ano .... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Tenho um APEX e não comprei o medidor de salinidade para o APEX pois a cada 3 semanas tens que calibrar aquilo senão não dá valores correctos. Além disso basta um pouco de corrente residual ou estar ao pé de uma bomba que os valores já não são certos ...

Andre Eufrasio Escreveu:
Não é problema, são €€€ gastos que não vão fazer diferença na qualidade do teu aquário, um pouco como o Paulo disse.
Neste mundo há muito onde possas aplicar dinheiro que dá retorno na qualidade do aquário, mas não é muito por ai, vai mais por tpa's certinhas, boas comida e variedade.
A qualidade da rocha e a areia também fazem muita diferença no sistema.

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

E acima de tudo um ciclo inicial feito como deve de ser ...

Rui Vieira Escreveu:

ISTO !!!!! x 1.000.000 ... eu faço testes a cada três dias (tá bem que exagero um pouco mas prefiro ter as coisas sobre controle)

Andre Eufrasio Escreveu:
Testes vais ter de fazer sempre, kh e phosfatos essencialmente... é os de ph e salinidade é 1minuto para os dois.

Para mim pH é importante ... mas só é importante a medição constante porque doseio Kalk ... quando o pH começa a descer já sei que tenho que encher o reactor ...

Quando não usava Kalk era irrelevante ... nunca tirei nenhuma conclusão da medição!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/jan/2016, 19:02

Boas outra vez ;) ,

Hugo Montenegro Escreveu:
Não é não fazer testes, mas se posso evitar 2... já para n falar que sempre que quiser sei os valores. .. Os restantes testes farei claro

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Hugo ...

Se reparares há vários membros do fórum que te estão a dizer que não faz sentido teres medidor de salinidade permanente.

pH se não doseares Kalk, para mim é irrelevante também.

Se fores ver os vários aquários de pessoal de renome e com muitos anos disto tipo Marco Madeira, Carlos Mota, Rui Vieira, Ricardo Prata e muitos outros ... hás de reparar que nenhum tem medidor de salinidade permanente e serão muito poucos os que tem medidor de pH permanente.

Já te deram a opinião. Farás o que quiseres com ela.

Relativamente à tua pergunta do medidor não posso opinar sobre esse modelo em concreto pois não o conheço.

Relativamente ao ATO o Paulo já deu a sua opinião e eu também a minha.

Pensa, reflete e decide ...

E acima de tudo ... muita sorte para esse aquário que é o que se quer afinal de contas! É para isso que cá andamos todos!

Abraços,
Rui

Mensagem 12/jan/2016, 19:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Boas Hugo.

Espero sinceramente que vejas este comentário como uma chamada de atenção.

Neste momento não me dá jeito investir num sistema de osmose... Não há outra forma?

Onde? o mais barato que vi foi 120€...

- Não te dá jeito gastar 120€ numa osmose,
- Queres poupar nos consumos, mas não "estás" para gastar numa calha de Led.....
Mas andas a ver outros equipamentos menos urgentes e até mais caros...

Não queres fazer testes, o que é um muito mau começo, a não ser como diz o Rui, um Fish Only.

Para todas as tuas dúvidas já vi por aqui as respostas.
O André respondeu-te bem.
O Paulo O., também te respondeu sobre a medir o ph e a salinidade.

Estás efetivamente a começar pelo telhado e quando assim é normalmente "desaba".

Qualquer loja minimamente (e infelizmente não são assim tantas e aqui que me perdoem os logistas) te dará a ajuda necessária e poderá esclarecer as tuas dúvidas, só têm a ganhar um cliente. Lisboa é longe? On-line é longe?

Não és obrigado e comprar tudo cá ou tudo na mesma loja... Lembras-te que de fora, poderás ter problemas com garantias, assistências e taxas aduaneiras.

Repensa lá um pouco no que queres e no €€€€ que tens disponíveis para gastar de imediato, que se for preciso a malta até te faz uma lista de prioridades. Mais que isto.....

Abc ^:)^

Mensagem 12/jan/2016, 19:34

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
50€ amigo.. Nao te esqueças que 97 libras inglesas sao 130€, por isso nao vejo onde viste esses 50€ de diferenca...

Em relaçao a tua pergunta. So para teres uma ideia... Ph não se mede, so uma vez por ano, salinidade compra um refratometro que ficas mais bem servido....

Aquele abraço

E digo-te já que eu pelo menos só meço uma vez ao ano .... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Tenho um APEX e não comprei o medidor de salinidade para o APEX pois a cada 3 semanas tens que calibrar aquilo senão não dá valores correctos. Além disso basta um pouco de corrente residual ou estar ao pé de uma bomba que os valores já não são certos ...

Andre Eufrasio Escreveu:
Não é problema, são €€€ gastos que não vão fazer diferença na qualidade do teu aquário, um pouco como o Paulo disse.
Neste mundo há muito onde possas aplicar dinheiro que dá retorno na qualidade do aquário, mas não é muito por ai, vai mais por tpa's certinhas, boas comida e variedade.
A qualidade da rocha e a areia também fazem muita diferença no sistema.

E acima de tudo um ciclo inicial feito como deve de ser ...

Rui Vieira Escreveu:

ISTO !!!!! x 1.000.000 ... eu faço testes a cada três dias (tá bem que exagero um pouco mas prefiro ter as coisas sobre controle)

Andre Eufrasio Escreveu:

Para mim pH é importante ... mas só é importante a medição constante porque doseio Kalk ... quando o pH começa a descer já sei que tenho que encher o reactor ...

Quando não usava Kalk era irrelevante ... nunca tirei nenhuma conclusão da medição!

Abraços,
Rui

Parece que não me tenho feito explicar bem...
Em relação à diferença de valor não reparei que estava em libras @-)
Em relação ao controlador, finalmente percebi que não faz falta, porque finalmente me explicaram... Não fazia ideia que o pH e a salinidade não era necessário ser medido com tão pouca frequência e também não fazia ideia dos "conflitos" do sensor com equipamentos electricos...
Em relação aos testes, farei 1 vez por semana no minimo e não tenho problemas com isso... fui mal entendido...
O ciclo inicial vai ser bem longo... por vários motivos... estou a falar de meses... só com água, areia e rocha :)
Relativamento ao ATO ainda não percebi qual o indicado...

Nuno Ribeirinho Escreveu:
Boas Hugo.

Espero sinceramente que vejas este comentário como uma chamada de atenção.

Neste momento não me dá jeito investir num sistema de osmose... Não há outra forma?

Onde? o mais barato que vi foi 120€...

- Não te dá jeito gastar 120€ numa osmose,
- Queres poupar nos consumos, mas não "estás" para gastar numa calha de Led.....
Mas andas a ver outros equipamentos menos urgentes e até mais caros...

Não queres fazer testes, o que é um muito mau começo, a não ser como diz o Rui, um Fish Only.

Para todas as tuas dúvidas já vi por aqui as respostas.
O André respondeu-te bem.
O Paulo O., também te respondeu sobre a medir o ph e a salinidade.

Estás efetivamente a começar pelo telhado e quando assim é normalmente "desaba".

Qualquer loja minimamente (e infelizmente não são assim tantas e aqui que me perdoem os logistas) te dará a ajuda necessária e poderá esclarecer as tuas dúvidas, só têm a ganhar um cliente. Lisboa é longe? On-line é longe?

Não és obrigado e comprar tudo cá ou tudo na mesma loja... Lembras-te que de fora, poderás ter problemas com garantias, assistências e taxas aduaneiras.

Repensa lá um pouco no que queres e no €€€€ que tens disponíveis para gastar de imediato, que se for preciso a malta até te faz uma lista de prioridades. Mais que isto.....

Abc ^:)^

Se vires depois de me explicarem a importância da osmose, decidi logo adquirir uma... e já está quase tratado esse assunto.
Os leds ... Quem me vai vender o aquário, tem 4x39w ati com um mes de uso... por isso vou manter-me assim durante um ano (tempo estimado de vida das lampedas) e quando chegar essa altura vou investir nos leds que já me recomendaram aqui :)
A questão dos testes volto a repetir... Farei e sem problemas, por ter preocupação com os testes é que estava a pensar na aquisição do controlador, estava a dar prioridade aos testes em vez dos leds por exemplo... fui mesmo mal interpretado. E agora que já percebi a importância do ph e da salinidade, não vou comprar o controlador.
E sim por acaso é mesmo um fish only :D
Os contactos que tenho feito online com lojas portuguesas maior parte ficam pendurados... Mas se calhar tenho tido azar...
Em relação ao sistema ATO gostava que me ajudassem a dicidir, num rácio de preço/qualidade/segurança(boias presas e consequente overflow)... Em relação aos links foi porque há sistemas que não são vendidos em Portugal como os exemplos do hydrofil
http://www.ebay.co.uk/itm/INNOVATIVE-MA ... Swo0JWGUJf
do hydor
http://www.ebay.co.uk/itm/HYDOR-SMART-L ... SwBLlVIJcs
e do jbj
http://www.ebay.co.uk/itm/JBJ-AUTO-TOP- ... XQbBVRCxsv
Se comprar em PT por mim melhor... queria mesmo era ajuda a dicidir qual...
A lista de prioridades era uma excelente ideia :))
Espero que agora fique tudo claro #:-s
http://images.reefstats.net/stats/bf4f1ed452eebcfda691b1dc8a93eb9du1167a1021.png

Mensagem 12/jan/2016, 19:45

Boas,

Se queres fiáveis ....

Tunze osmoregulador.

Se queres baratos já te dei a minha opinião sobre o da fish-street-store.

Depois tens sempre os da TMC que é uma escolha equilibrada com duas boias de nível que impede o problema que falas de boias colarem.

Com a vantagem que os da TMC por exemplo tens em qualquer loja e com dois anos de garantia!

Os outros ... simplesmente não conheço!

Abraços,
Rui

Mensagem 12/jan/2016, 19:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Tenho da tmc, com uma boia a trabalhar a 2 anos e nunca colou a boia... Pode ser sorte mas nunca aconteceu...

My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/jan/2016, 20:00

Boas,

Se queres fiáveis ....

Tunze osmoregulador.

Se queres baratos já te dei a minha opinião sobre o da fish-street-store.

Depois tens sempre os da TMC que é uma escolha equilibrada com duas boias de nível que impede o problema que falas de boias colarem.

Com a vantagem que os da TMC por exemplo tens em qualquer loja e com dois anos de garantia!

Os outros ... simplesmente não conheço!

Abraços,
Rui

Estive quase a fazer o pagamento desse da fish-street-store mas depois exitei... porque eles têm a opçao de compra Replacement Sensor: Electronic Sensor(9months) (+ $15.00)IR Sensor (1 Year) (+ $15.00)... o que não percebi...
A ideia que fiquei era que tinha uma durabilidade de 1 ano e outro 9 meses e por isso nas opçoes de compra punham logo a opção de comprar a mais para substituição... e desisti e depois cheguei aos ATO da autoaqua que me parece que o modelo MATO-200P ser o suficiente...
O da hydrofil despertou-me o interesse por ser dos mesmos valores e os sensores serem de titanium...
Os da Tunze gostava mas são carissimos...
O TMC pelo preço desse já há estes, com sensores em vez de boias...
Que dizes?

Mensagem 12/jan/2016, 21:11

Paulo Oliveira Escreveu:
Tenho da tmc, com uma boia a trabalhar a 2 anos e nunca colou a boia... Pode ser sorte mas nunca aconteceu...

Tambem tenho 1 de 2 boias há dois anos e tal e sem qualquer problema custou-me 60€ " numa loja perto de si" :p

Mensagem 25/jan/2016, 14:08

Boas pessoal,
Como vocês colam as rochas?

Mensagem 25/jan/2016, 14:22

Boas,

Boas pessoal,

Eu pessoalmente com vara de acrilico e epoxy.

Muita gente usa bracadeiras, epoxy, ecotech glue, nyos cyment ...

Abraços,
Rui

Mensagem 25/jan/2016, 14:39

Boas,

Boas pessoal,

Eu pessoalmente com vara de acrilico e epoxy.

Muita gente usa bracadeiras, epoxy, ecotech glue, nyos cyment ...

Abraços,
Rui

Obrigado ;)

Mensagem 25/jan/2016, 18:39

Pessoal aconcelharam me anti fosfatos, de inicio e para sempre , como algo imprescindível... concordam com isto ou não é assim tão necessário?

Mensagem 25/jan/2016, 18:47

Hugo tudo depende do que queres e de cada sistema.. Eu acho qt mais simples melhor... mas haverá quem talvez possa aconselhar melhor

Mensagem 25/jan/2016, 21:19

Andre Eufrasio Escreveu:
Hugo tudo depende do que queres e de cada sistema.. Eu acho qt mais simples melhor... mas haverá quem talvez possa aconselhar melhor

Andre
Onde é que em usar anti fosfatos ou não, torna o sistema mais simples????

Pessoal aconcelharam me anti fosfatos, de inicio e para sempre , como algo imprescindível... concordam com isto ou não é assim tão necessário?

Hugo,
A utilizaćão de uma midia anti fosfatos, so faz sentido quando necessario. Quando os fosfatos estiveram com valores acima dos desejados. Se nao tiveres fosfatos nao faz sentido em utilizar este tipo de midias.

Mensagem 25/jan/2016, 21:35

Simples=sistema mais natural ou lá o que lhe quiseres chamar se ficas mais feliz...

Mensagem 25/jan/2016, 21:37

Nuno Ribeirinho Escreveu:
Andre Eufrasio Escreveu:

Andre
Onde é que em usar anti fosfatos ou não, torna o sistema mais simples????

Hugo,
A utilizaćão de uma midia anti fosfatos, so faz sentido quando necessario. Quando os fosfatos estiveram com valores acima dos desejados. Se nao tiveres fosfatos nao faz sentido em utilizar este tipo de midias.

hmmm.... Pois eu pensava que esse tipo de produtos se utilizava quando havia problemas, mas como sou noob pensei que poderia mesmo fazer falta como prevenção...
Quem me aconcelhou, diz que gasto cerca de 100ml por mês, e que agora numa fase inicial gastaria 200ml...
É o anti fosfatos da ATI, se isto me manter o aquario estavel, não é por aqui que vou à falencia... um frasco de 2l dá quase para 2 anos :D
Só gostava de saber as vossas opiniões...

Mensagem 25/jan/2016, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Pois é Hugo se tivesses aceite vir até à Charneca de Caparica como eu te sugeri (perto de Setúbal) mais de metade destas tuas duvidas estavam resolvidas. ;)

Continuação do projecto
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby