Mas a muito que os aquários de agua salgada me atraem possivelmente desde que entrei na aquarofilia, mas devido a dizerem-me sempre que era mais complicado e tinha mais gastos fui deixando a ideia de parte. A uns tempos arreijei um espacinho pequeno em casa onde pretendo fazer este "Nano".
A minha ideia inicial era fazer um Barebottom com pouca rocha e um metodo probiótico. Depois de muito ler cheguei a conclusão que para o meu tipo de vida secalhar me iria ocupar bastante tempo e possivelmente nem o iria ter disponivel quando era necessário. Tambem vi aquários de barebottom pela net com a famosa placa de pead e experimentei ao vivo para ver seu efeito... Não gostei sou sincero fica pouco natural o que para mim não é o objectivo. Os que defendem o uso do bare bottom e por uma questao de limpeza e não acomulação de detritos mas sinceramete o aquário já nao é uma coisa "natural" e com um fundo de plástico então é que não dizia mesmo nada.
Mudei um pouco de ideias e deixei o bare bottom e o metodo probiotico ( introdução de produtos diários) completamente de parte.
O aquário será mais de LPS e corais moles com uns poucos corais duros dos mais faceis de manter e menos exigentes em relação a luz e variação de parametros da agua.
Deixo o setup do aquário:
. Aquário 65*40*45
. Sump 50*35*50
. Calha 4*36W PLL
E o equipamento técnico :
. Vortech MP10
. Eihem Compact Plus 3000
. Termostato 100W
. Bubble Magus NAC7
. Saco 200 Micron
. TMC UV 600
Layout:
. Bio active live aragonite (para fazer uma camada fina de substrato de modo a não ficar totalemnte bate bottom)
. Rocha ainda a adquirir
Montar isto tudo num local tão pequeno não foi tarefa muito simples para quem estava abituado a meter tudo num movel e a caber lá de qualquer maneira... Mas conseguio-se com um pouco mais de trabalho.
O aquário era para ter um sistema de reposição automática mas depois do que li de boias que predem inundações dispensei o sistema e reponho a agua manual ( mais trabalho e mais variação possivelmente mas sinto-me seguro)
Fotos da sump :

Ainda não está completa mas fica pronta hoje.
Neste momento ando a luta em afinar o nac 7 ja o consegui meter a fazer uma espuma seca etc mas tive de mexer na sump e tiré-lo de lá resultado nunca mais acerto com aquilo