Rúben Miguel Escreveu:
Olá Marco,
Do que tenho estudado sobre o assunto de limpar ou não na areia, também sou da tua opinião e optei por não mexer desde inicio.
Depois de ler o tópico todo, e visto que és uma pessoa com muita experiência nisto, gostava de saber o seguinte:
- Quais os parâmetros que tens no teu aquário? ou que valores tens como "objectivo"? (nomeadamente kH, CA, MG, Nitratos, fosfatos, densidade e temperatura)
- Quais os parâmetros que achas mais difíceis de estabilizar, com esta tua abordagem de sistema e manutenção do mesmo?
- Qual a tua opinião em relação à adição de carbono? (pergunto isto, pois fiquei na duvida se usas ou não, e hoje em dia parece-me que a maioria das pessoas o usa)
Obrigado e mais uma vez parabéns.
Olá Ruben...
Os meus parametros normalmente andam no intervalo em baixo e em frente deles coloco a ultima medição.
- KH: 6.8 a 7.5 - 6.8
- CA: 390 a 420 - 400
- Mg: 1250 a 1350 - 1280
- Nitratos 2 a 5 - 4
- Fosfatos: 0.02 a 0.06 - 0.06
- Densidade: 1027 a 1029 - 1029
- Temperatura: 26 a 26.3 - 26.3 é a norma.
O parametro mais importante e o que verifico todas as semanas é o KH. Tento mante-lo o mais estável possivel, esse é um objectivo muito importante em todos os meus sistemas. Os outros são medidos mensalmente ou testo quando verifico visualmente que algo está estranho.
Em relação ao carbono, eu não uso. Não uso nada nem doseio nada no aqua a não ser as TPA´s, kalk, e os respectivos KH, CA e Mg por balling. A minha filosofia não o permite... lol. É mesmo Kiss.

.
Penso que com TPA´s certinhas a estabilização e equilibrio do aqua e dos seus parametros é bem facil... nós é que temos tendencia a interromper o equilibrio do sistema quer pelo excesso dos peixes ou introdução muito rápida destes, pelas invenções forçadas da nossa parte (produtos novos ou mudança repentina da manutenção dada) ou ainda a falta de paciencia em não esperar que o sistema evolua e dê feedback.