Viva Rui Gaspar
Obrigado pelos elogios.
Antes de mais, também te quero dizer que tens tido azar atrás de azar
Estive a lêr o teu post e concordo plenamente com as 7 regras base que mencionas.
Reforçaria apenas a ideia de que pessoalmente não sei se utilizaria rocha viva, não vá ser o diabo que tenha algum presente envenenado e depois de toda a sorte que tens... Eu pensaria duas vezes.
Demora mais o ciclo é certo, mas tens a certeza que não te escapa nada.
Como deves saber, só estou em casa ao fim de semana e deixa-me aterrorizado pensar a entrada de alguma praga e como tal à coisas de que não abro mão, mas não abro mão mesmo!!!
Lembro -me muito bem de ver pelo menos duas lojas abertas ao público em que deviam ter mais aiptasias para vender do que propriamente frags.
Quando percebi o que era disse para mim mesmo " Estes gajos a mim, nunca me vão vender um cêntimo"
E não entra nada, mas mesmo nada de um sistema que não conheça a 100% e tenha total confiança!!!
Por mais que goste de um coral que vi à venda se eu não conheço o sistema, pura e simplesmente não compro!!!
Já nos chega as pragas que nós próprios podemos produzir como algas por exemplo.
E mesmo assim tudo pode acontecer, mas pelo menos eu tento evitar ao máximo.
E depois, parece-me fundamental, assumir uma rotina e não abrir mão dela e como eu costumo dizer "nem que a vaca tussa"!!!
Estou a responder-te a esta hora porque faço sempre testes e TPA ao sábado à tarde, mas como hoje foi impossível não deixei para domingo. Se é ao sábado é mesmo ao sábado nem que seja a esta hora ( já domingo )
Tudo isto, a pensar no equilíbrio do sistema.
Tenho sempre muita atenção também, quanto introduzo algum produto no aqua, faço-o sempre com as quantidades abaixo do mínimo recomendado e vou subindo de forma gradual ao longo de semanas.
Recentemente mandei fazer um teste à Triton e saiu tudo verdinho excepto as minhas asneiras (magnésio).
Fica provado para mim, que a TPA será para continuar com água natural.
Certo é que me tenho dado bem com esta forma de actuar e até à data tudo tem corrido perfeitamente.
Resta-me recomendar-te que assume uma rotina e sempre de olho aberto quanto ás pragas e vais ver que rapidamente vais ter um aqua de referência.
Tens tudo para isso,inclusive equipamento de topo.
Grande abraço
P.S. O meu aqua ainda tem 8 meses, espero vê lo, muito melhor quando fizer um ano