César Silvério Escreveu:
Olá Paulo,
Se a ideia é brevemente mudares de aquário, segue os conselhos ...
Quanto às planárias, se são poucas vai tirando e está atento.
Abraço
Boas Cesar e obrigado pela participação
Começando pelo fim, Planarias, realmente é raro conseguir vê-las pelo que julgo que irei mantendo a vigilância e "aspira-las" sempre que as vir.
Quanto ás TPAs, a ideia era saber se havia algum inconveniente em fazer semanais de 20 %, pois leio que quase toda a gente faz de 10%.
Cheguei a pensar que não era aconselhável fazer de 20% ou mais por poder afetar a biologia da água e das bactérias nas rochas e no ambiente e então, caso algum valor alterasse rapidamente, aí sim fazer maiores.
É assim que tenho feito 20% e os testes , mesmo, segundo dizem, não sendo os melhores dada a marca, julgo que se têm mantido razoavelmente bons, com a excepção de uma única situação anómala, julgo que de excesso de comida, mas que os testes detectaram e que acho que consegui corrigir.
Quanto ao passar para um novo e maior Aqua...
Realmente a ideia inicial era passar para um Aqua maior e com mais condições, agora para o natal

.
Mas, depois destes meses a tentar perceber e a absorver informações, acho que ainda é cedo para dar o passo.
No entanto, quanto a equipamentos, julgo que cheguei á mesma conclusão da maioria e, como o Cesar diz, quando for para investir tem que ser a sério e não é com skimmers de 20 a 50 euros que terei que lidar ou mesmo aquas kits plug ins

de 300 ou 400 euros sem alterações.
Como tal, o prazo para o upgrade teve que ser alargado

e quando decidir o que fazer quero já fazê-lo com mais segurança tendo não só uma opinião teórica baseada no que leio, vejo e ouço mas também em alguma experiência pratica.
Quanto ao pequeno skimmer...
A ideia é colmatar uma qualquer insuficiência de filtração que a rocha viva, as cerâmicas e o filtro possam ter, adicionando uma filtragem extra através de um skimmer, mesmo que de reduzidas dimensões e performance.
Pelo que já li, Julgo que mal não faz ao aquário e á qualidade da água, mas se o fizer pf avisem.
Para além disso, queria também ganhar alguma mais valia em termos de experiências práticas.
Só o mexer num skimmer e ver o seu funcionamento e outros equipamentos mesmo que destas dimensões julgo que me dará alguma experiência prática, que me ajudara não só a perceber os nomes e as possibilidades de ajustes mas também o funcionamento.
Daí a ideia de, para já, melhorar o mais possível a qualidade da água e consequentemente as condições dos vivos.
Mas as melhorias, queria fazê-las da melhor forma evitando gastar por gastar mas ao gastar por pouco que seja, que seja no melhor equipamento que seja o ajustado para o aquário nem que para isso não seja o mais barato dos baratos
Uma das limitações no investimento num skimmer para este meu aquário são as dimensões (altura 23cm reduzidos a 17 de água se retirarmos a altura do Areão e o vidro acima do nível de água)
Por isso só tenho 17 cm de água de altura o que é limitativo
Por isso dentro das opções ( as duas que falei possivelmente ligeiramente mais caras e as que o amigo Tiago enviou) julgo que posso conseguir atingir os objectivos que falei.
Já agora, acham que os objectivos são despropositados ou mesmo maléficos ao aquário?
Quanto ao dinheiro, prefiro considerar que é como se fosse um investimento num workshop

com a possibilidade de melhorar a qualidade da água e do aquário para os vivos