Rui Gaspar
Obrigado Rui
O peixe está a melhorar de dia para dia.
Tinha dois pequenos cortes na barbatana como tiveste oportunidade de ver na quarta-feira, mas já estão perfeitamente soldados.
Aproveito para vos relatar o passo a passo desta minha curta experiência.
Como todos sabemos é um peixe difícil e agora percebo perfeitamente quando dizem que é um peixe para experientes.
Obviamente que não me refiro a mim, mas tive todo o apoio e duvidas esclarecidas pelo Paulo Oliveira e Carlos Mota.
Comecei por aclimata-lo em 35 minutos, ou seja, pus a agua a correr muito lentamente e ia sacando agua pouco a pouco do recipiente. Com toda a certeza que foi o suficiente para retirar toda a agua com que ele vinha.
Depois disto, deixei-o mais 10 minutos para se ambientar a agua do meu tanque.Um total de 45 minutos.
Tudo isto com muito pouca luz. Tinha apenas as duas lâmpadas azuis ligadas, ou seja, mais nada de luz na sala.
Pareceu-me absolutamente fundamental ter sacado todos os cirurgiões do tanque.
Quando ele entrou, não tinha qualquer rival.
Parece-me óbvio, que se um peixe destes que nos primeiros dias mal come, entrar para o meio de galifões a levar porrada e a alimentar-se o que os outros deixam é meio caminho para o insucesso.
Passado uma hora já estava a comer artémia com uma gota de alho misturada.
No dia seguinte, demolhei algas nori partidas aos bocadinhos (bem moles) e com uma gota de alho, isto porque sabia que aceitava o sabor do alho. Comeu e come como um louco.
Pessoalmente nunca me iria lembrar de demolhar a nori.

por mim espetava-a lá do tamanho de uma couve e o mais certo é que ele fugisse com medo a vêr aquilo mexer.
No sábado, e porque estavam a passar mal na sump testei meter-lhe o flavescens.
Percebi de imediato, que o rei do tanque era o achilles e passado 15 minutos meti-lhe o lineatus.
Depois de 10 minutos do achilles lhes dar porrada começou a reinar a paz
Também me pareceu fundamental o flavescens e o lineatus serem mais pequenos que o achilles.
Hoje e por insistência da minha mulher, começou a comer flocos.
Só me falta mesmo conseguir que coma granulado, mas de momento como anda sempre de barriguinha cheia, manda-me comer a mim.
Atenção que não sou nenhum expert na matéria, mas certo é que até agora tem resultado na perfeição.
Estou apenas a relatar a minha minúscula experiência, com o intuito de que saquem alguma informação que vos possa ser útil.
Resta-me esperar que continue tudo a correr-me bem, porque não será por falta de cuidados de minha parte.
E desejar-vos a maior sorte para qualquer peixe que sonhem ter (como eu este) que seja mais difícil.
Abraço e Abraço grande Rui