César Silvério Escreveu:
Olá Paulo,
O que te vou dizer não te ajuda muito, mas pelo menos pode ...
...vez penso que não te podemos ajudar; não há muito a fazer, é esperar e ver o que acontece.
Abraço e continua o bom trabalho que tens feito.
Boas Cesar
Obrigado pela participação e palavras e folgo em saber que se algo correr menos bem com elas, que pode não ser por desleixo meu, mas como sempre, vou tentar esgotar as hipóteses de poder fazer algo
Estou a tentar ver bem o que possa ter alterado nos últimos tempos para perceber se há algo a corrigir e não alterar nada que possa ter piores resultados
1o - Verão e algumas alterações de temperatura que no inverno não acontecem, tem subido a 27 e por aí se mantém até me aperceber e ligar a ventoinha. Pode ser um dos factores segundo já li e me disseram
2o - Aumento significativo de corais ( os discos, xenias, Zoanthus e mesmo a euphilia tem-se multiplicado e crescido a olhos vistos ) e isso pode estar a afectar os nutrientes e composição da água
3o - entrada do segundo palhaço, julgo não ter aumentado muito a alimentação, até pelos valores dos nitratos
4o - valores de nitratos baixos ( talvez aumento de consumo pelo aumento do número de corais e as TPA não conseguem repor?
5o - KH e PH mais baixos do que há uns meses e que as TPA não estão a regularizar
Para já, vou controlar mais a temperatura ligar ventoinhas e termostato para tentar manter nos 25
Comprei novo teste de KH para ter a certeza de que os valores que leio são os correctos
Estes são os resultados dos testes de Sábado ainda com o teste antigo

Só vou alterar uma coisa de cada vez para tentar identificar o que se passa
Vou começar pela tentativa de manter mais estável a temperatura e depois ver se realmente o KH está baixo e a afetar o PH