Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby cubo nano reef 91 litros

cubo nano reef 91 litros

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 13/nov/2012, 23:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Miguel,

Pois, o aparelho de osmose é uma coisa quase essencial para quem se mete nisto...

Quanto à correcção dos parâmetros, quer dizer, temperatura (no Inverno), água de osmose para eventualmente baixar o Kh, ou bicarbonato de sódio para o subir, provavelmente cloreto de magnésio para o caso do magnésio ser muito baixo (provável) e cloreto de cálcio, no caso do cálcio ser baixo; mas na fase de arranque do aquário, o principal será tentar manter o Kh, sem grandes oscilações.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 13/nov/2012, 23:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95

Abraço

Mensagem 18/nov/2012, 19:51

Para a semana já devo ter o aquário a sump e o overflow em casa, para o mês que vem tenho de comprar o escumador e as bombas, enquanto isso tenho andado a ver o material na net e nalgumas lojas. Isto pode parecer ''estúpido'' mas enquanto andava a ver o material, a primeira coisa que comprei foi um bocado de rocha morta, olhei para ela e foi amor á primeira vista :X . Mas quando cheguei a casa comecei a pensar se mesmo a rocha morta não precisa de tratamento antes de entrar no aquário, pois vem com algumas conchas já bem ''ressequidas'' e uns seres estranhos, vou tentar pôr fotos.

Imagem 1157

Imagem 1158
Desculpem lá a qualidade das fotos, não é a melhor mas dá para ver.

Já agora também gostava de saber se a rocha viva precisa de algum tratamento antes da colocação no aquário, e se é possível guardar rocha viva durante um mês ou dois antes da sua entrada para o aquário, é que me apareceu um negócio em que a rocha viva me sai bem em conta. ;)

Mais uma vez conto com a vossa ajuda para estas minhas questões!

Cumprimentos

Mensagem 21/nov/2012, 19:23

Alguém me sabe dizer que escumador é este? A pessoa que o esta a vender não sabe nada sobre ele.

Agradecia a vossa ajuda!

Imagem 1159

Cumprimentos

Mensagem 21/nov/2012, 19:37

Miguel,

Não sei o que é, mas já tive um num cubo de 45 e fazia imenso barulho e tirava pouco lixo.

Investe numa coisa melhor, pois o escumador é uma das almas do aquário.

Abraço

Mensagem 21/nov/2012, 20:09

Vou mesmo para o Nac5 ou Nac7.

Abraço

Mensagem 21/nov/2012, 21:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Boas,

Vê o NAC curve 5 parece-me bem melhor que o NAC 5.

Se puderes avalia também o novo Deltec SC 1350, deve custar um pouco mais que os bubble magus.

abraço,
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 22/nov/2012, 01:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
miguel sequeira Escreveu:
Para a semana já devo ter o aquário a sump e o overflow em casa, para o mês que vem tenho de comprar o escumador e as bombas, enquanto isso tenho andado a ver o material na net e nalgumas lojas. Isto pode parecer ''estúpido'' mas enquanto andava a ver o material, a primeira coisa que comprei foi um bocado de rocha morta, olhei para ela e foi amor á primeira vista :X . Mas quando cheguei a casa comecei a pensar se mesmo a rocha morta não precisa de tratamento antes de entrar no aquário, pois vem com algumas conchas já bem ''ressequidas'' e uns seres estranhos, vou tentar pôr fotos.

Imagem 1157

Imagem 1158
Desculpem lá a qualidade das fotos, não é a melhor mas dá para ver.

Já agora também gostava de saber se a rocha viva precisa de algum tratamento antes da colocação no aquário, e se é possível guardar rocha viva durante um mês ou dois antes da sua entrada para o aquário, é que me apareceu um negócio em que a rocha viva me sai bem em conta. ;)

Mais uma vez conto com a vossa ajuda para estas minhas questões!

Cumprimentos

Boas

A rocha morta só necessita de uma boa lavagem. A rocha viva, só pode ser guardada se estiver num tanque com filtragem e aquecimento. Se assim não for, deixa de se chamar rocha viva :D

Cuidado se no local a onde vais comprar não estiver assim acondicionada!! Se assim não for, podes estar certo que de viva não tem nada.

Quanto ao "escumador", faz o que já disseram. Investe no melhor que conseguires comprar ;)

Cumpts

Cumpts

Mensagem 22/nov/2012, 04:03

Mensagem 22/nov/2012, 11:53

Miguel,

A rocha morta tem muitas vezes alta carga de fosfatos; antes de a pores no aquário deixa-a vários dias dentro de um alguidar com uma bomba de circulação (pode ser água doce, de preferência água de osmose), vai mudando a água com frequência e mede os fosfatos; quando estiver a zero põe no aquário.

Quanto à rocha viva, vê onde a compras; não queiras rocha muito maturada (dos aquários do fórum), pois para além de muito maturada tem normalmente muito lixo (fosfatos e nitratos).

O ideal é usar rocha nova (dentro da caixa, mas isso é difícil de arranjar a não ser que se encomende uma caixa inteira; algumas (quase todas) lojas também compram rocha de aquários desmontados, vê o que compras e não queiras rocha com aspecto de velha (muita coralina e outros).

Areia põe pouca (1 cm) e nova; usada, nem pensar!!!Lava-a bem lavada (água doce/osmose),e deixa-a 24 horas de molho em água salgada antes de a pores no aquário, para que quando a introduzires ela não faça precipitar o magnésio da água salgada que vais pôr.

Abraço

Mensagem 22/nov/2012, 19:26

Mais uma vez obrigado pelas dicas César. :-bd

No caso de ser areia viva, também faço o tratamento das 24h de molho em água salgada, ou é logo colocada directamente no aquário?

Em relação á rocha viva, estou a ver que comprar boa rocha não é fácil, já li sobre alguns casos em que depois de comprada a rocha é lavada, e por vezes escovada e fica em água salgada com uma bomba de circulação, temperatura certa e várias mudas de água, até os parâmetros serem estáveis, também já li sobre casos em que a rocha viva (quando muito maturada) é limpa, isto é escovada e lavada e posta a secar uns 3 dias ao sol, mas assim passa a rocha morta.

O que eu estou a pensar fazer é usar areia viva, e apenas rocha morta, o ciclo demora muito mais tempo, mas penso que é a melhor maneira de montar o aquário, além de que poupo uns bons €, que acham? É viável?

Abraço

Mensagem 22/nov/2012, 21:34

Miguel,

Se a areia viva a que te referes, é daquela que se compra embalada, deves deitá-la directamente no aquário; se é viva porque a compraste a alguém que a tinha no aquário, deves deitá-la no lixo.

Quanto à rocha, se comprares morta, põe-a dentro de água (mesmo doce, ou de osmose), areja-a com uma bomba, muda água várias vezes e quando não tiver fosfatos põe-a no aquário.

A rocha viva e morta deve entrar toda duma vez no aquário, para evitar estar permanentemente a reiniciar o ciclo.

Podes comprar uma pequena pedra de rocha viva para acelerar o ciclo e pôr alguma biodiversidade no aquário, escova-a e põe-a no aquário com uma bomba e o escumador, mas nunca rocha muito velha.

Se tiveres amigos com aquários pede-lhes uma chávena de areia, se a areia deles estiver com aspecto de limpa, que isso também pode ajudar (uma chávena pequena).

Abraço e mãos à obra

Mensagem 22/nov/2012, 22:35

Agora estou bem elucidado! E como tu disseste está na hora de entrar em acção e meter mãos á obra!

Já ando ansioso, espero no máximo até ao final de Dezembro ter todo o material necessário e entrar no novo ano já com este maravilhoso hobbie!

Abraço

Mensagem 22/nov/2012, 23:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Miguel parabéns pelo teu projeto estou a aprender tambem com as tuas duvidas vou estar atento pois vou passar pelo mesmo assim já tenho uma com o teu topico....

Força nisso e nao é fácil controlar a ansiedade eu tambem estou morto por arrancar :)

Mensagem 23/nov/2012, 02:27

Fico feliz de saber que o meu tópico tenha ajudado mais alguém ;) .

Realmente cada vez mais a ansiedade toma conta de mim, ando desejoso de ter todo o material para começar a montar o aquário.

Enquanto isso não acontece, tenho aproveitado todo o tempo livre para ler mais e mais sobre este hobbie :-B , pois sempre que penso estar preparado para começar, sou invadido por uma nova dúvida. :-?

Agora tenho andado a pensar na melhor maneira de recolher a água do mar, é que ainda são á volta de 130 litros (para encher o aquário mais sump), tenho andado a juntar garrafões de água vazios , já tenho á volta de 5 mas ao todo preciso de 26 garrafões (a varanda vai ficar cheia e ainda tenho que beber muita água =)) ) e depois tenho de os carregar para o 2º andar, esse dia vai ser duro...lololol

Já agora gostava de deixar mais uma pergunta quanto a água do mar. Se depois de ser recolhida vai logo para o aquário, ou se é melhor ficar a repousar uns dias antes de entrar para o aquário?

Ricardo, desejo muita sorte para o teu projecto e que tudo corra bem. :-bd

Abraço

Mensagem 23/nov/2012, 09:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

Já agora gostava de deixar mais uma pergunta quanto a água do mar. Se depois de ser recolhida vai logo para o aquário, ou se é melhor ficar a repousar uns dias antes de entrar para o aquário?

pode ir directamente para o aquario

;
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 23/nov/2012, 11:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
miguel sequeira Escreveu:
Olá Ricardo,

Fico feliz de saber que o meu tópico tenha ajudado mais alguém ;) .

Realmente cada vez mais a ansiedade toma conta de mim, ando desejoso de ter todo o material para começar a montar o aquário.

Enquanto isso não acontece, tenho aproveitado todo o tempo livre para ler mais e mais sobre este hobbie :-B , pois sempre que penso estar preparado para começar, sou invadido por uma nova dúvida. :-?

Agora tenho andado a pensar na melhor maneira de recolher a água do mar, é que ainda são á volta de 130 litros (para encher o aquário mais sump), tenho andado a juntar garrafões de água vazios , já tenho á volta de 5 mas ao todo preciso de 26 garrafões (a varanda vai ficar cheia e ainda tenho que beber muita água =)) ) e depois tenho de os carregar para o 2º andar, esse dia vai ser duro...lololol

Ricardo, desejo muita sorte para o teu projecto e que tudo corra bem. :-bd

Abraço

Ajudou bastante Miguel esta parte da rocha e da areia nao fazia ideia nenhuma...a mim esta me a acontecer o mesmo quando penso que ja nao me falta muitas coisas ai vem mais isto e isto que é logo uma porrada de €€€ $-) ....

Força nisso vai valer a pena o trabalho pensa nas horas que vais passar a admirar o teu aquario @-) @-) ;)

Mensagem 26/nov/2012, 22:45

Hoje ofereceram-me uma bomba de circulação - sunsun JVP-102 de 5000 L/h. É demais não é? O que acham?

Abraço

Mensagem 10/dez/2012, 19:09

Tenho andado desaparecido, mas as coisas estão a andar...(devagarinho, mas estão a andar)... ;)

Já tenho algum material em minha posse:

- Cubo da Blau 45x45x45

- A sump

-O móvel

-O overflaw da Blau

-Um densímetro

-Bomba de circulação - sunsun JVP-102 de 5000 L/h (foi uma oferta), em principio tenho de comprar outra, pois é potência a mais, o que me dizem?

-3 KG de rocha morta (vou ter de comprar mais uns kilitos)

Agora sim começo a ficar mesmo ansioso, olhar para o aquário vazio da cabo de mim! x_x . Até ao final do mês vou tentar comprar a bomba de retorno, e o escumador, em principio um NAC 5 curve. ( já agora alguém me pode dizer onde posso arranjar este escumador com um bom preço?).

Quanto á iluminação, estou mesmo virado para os leds

- duas par 36

ou

-a Blau Lumina LED nano (que me dizem desta calha da Blau?)

A algum problema de começar o ciclo sem luz no inicio?

Fico á espera da vossa ajuda para as questões que tenho...

Abraços e Cumprimentos...

Mensagem 30/dez/2012, 01:45

Neste momento já adquiri mais algum material, :-bd

. o aparelho de osmose (mas falta uma peça para que o consiga ligar á torneira) :-\ ,

. o osmorregulador Tunze 3155.000 (vai dar um jeitão)

. Já tenho á volta de 7 Kg de rocha morta

. Já tenho o areão

. O densimetro

. E alguns testes ( KH, P04, Ng, Ca)

Para arrancar só me falta mesmo o escumador, como já aqui disse estava a pensar comprar o Bubble-Magus Curve 5, mas apareceu-me um negócio de um H&S 110 F2000 em segunda mão por um bom preço. O que acham deste escumador é superior ao Curve5? Ou vale mais comprar o Curve 5 novo?

Agradecia imenso a vossa ajuda nesta questão!

Cumprimentos....

Miguel Sequeira

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby