Marco Madeira Escreveu:
Boas André...
não me parecem de facto esponjas, também não me parecem cyanos, pelo menos nessas fotos. Deve ser uma alga.
Tentaste remexer a ver se são cianos??
Cyanos não devem ser mesmo porque já abanei e nada se descola. Estão bem presa. Devem ser um tipo de alga. Tenho 4 ou 5 Spots delas mas não estão a alastrar. Espero que não sejam prejudiciais.
Marco Madeira Escreveu:
Quanto á bomba... as Eheim Compact são silenciosas. Desmonta a bomba toda e verifica se não tem o veio partido ou mal pocisionado. Coloca um aplaca de esferovite por baixo da bomba para não fazer ressonancia contra o vidro ou verifica também se não é o pvc que sai da bomba que está a fazer vibração/ressunancia em algum lado até chegar lá a cima.
A bomba em si é silenciosa e já a abri e está tudo OK. Já agora para quem tem Eheim's pode-me explicar como se chega ao veio? Só consigo desaparafusar a tampa mas a ventoinha e o veio continuam debaixo de uma "tampa". Essa tapa sai?
Já coloquei uma esponja debaixo da bomba e continua. Quando me coloco ao lado do aquário por alguma razão é o sitio onde se ouve mais: HOUMMMMMMMMMMMMMMMMMMM :S
O Provável é ser do PVC. Disseram-me que o facto de ter uma mangueira semi rigida a sair directa para o PVC aumenta a ressonância. Deveria ser uma mangueira maleável e que fizesse curvas. Será assim? O Problema é que a saída da bomba é muito larga e a entrada do PVC também e achei que se colocasse redutores e uma mangueira mais fina e a dar curvas ia perder débito...
Marco Madeira Escreveu:
Quanto ao teu sistema... deves ter desequilíbrios biológicos. A morte de uma anémona é sempre muito complicado para um sistema recuperar. Como gosto das coisas simples, parava com tudo e começava com TPA´s valentes e aguentar a recuperação biológica até isso estar estabilizado. Depois disso preocupava-me em optar por um sistema que funcionasse para ti, mas apenas um. Depois disso o equilíbrio químico de KH, CA e MG por essa ordem respectiva.
Tens toda a razão. as TPA's já tenho estado a fazer em força (acho eu). Nos últimos meses já fiz duas de 200 litros e todas as semanas 65 litros. Vou continuar com o esquema de TPA 65 litros por semana sem falta.
Marco Madeira Escreveu:
Quanto á Kessil... uma não chega se for a A350. Se for a A350W chega, mas para cobrir isso tudo tens de a elevar e perdes PAR. Mas como tens mais leds e/ou T5 talvez complemente. O melhor era medir os valores Par disso para estares mais confortável com a opção tomada.
A minha ideia é colocar mesmo 2 Kessil A350. Já deve ser suficiente e conseguir cobrir principalmente a área das rochas onde estão os corais.
A medição do PAR não tenho como nem sei como isso se faz.

Muito obrigado pelas dicas e opiniões.
Abraço,