Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral To filter bag or not to filter bag?

To filter bag or not to filter bag?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Procurei na pesquisa do forum e não encontrei nenhum tópico sobre este tema, por isso lanço a discussão!

Eu nunca usei, mas neste aquário tenho usado (sem muita sistematização é certo).
Realmente a cor que fica o filtro passados poucos dias dá que pensar!

A mim o filter bag parece-me análogo ao que sucede com o fio dental nos nossos dentes. Parece que não serve para nada, mas o que retira é escandaloso...

Quem usa e quem não usa filter bag (seja de propileno, seja de nylon) e prós e contras?
Editado pela última vez por Hugo Figueiredo em 25/dez/2012, 12:37, num total de 1 vez.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Bom topico Hugo tambem estou curioso...

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Ora aqui está uma excelente questão. Eu, sinceramente, fico dividido sobre o que é melhor. No meu sistema, inicialmente, planeei as coisas para não usar filter bag. Mas a verdade é que nos primeiros meses usei filter-bags com bastante frequência. Actualmente, uso de forma intermitente, especialmente quando mexo no areão ou na rocha para aspirar. Aí dá muito jeito para retirar rapidamente os sedimentos em suspensão.

Por outro lado, sinto que os filter bag retiram demasiada bicharada pequena (elementos filtrantes importantes) e até mesmo fitoplancton. Daí não usar de forma contínua os filter bag.

Mas é uma boa questão, e como costume, é daquelas que não há uma resposta certa.... "Penso eu de que".
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Concordo com a tua opinião Ricardo!

Penso que a principal desvantagem do uso é o facto de reter bicharada.
Contudo já li (não sei no reefcentral...) que as de 200 micron não retêm phyto, porque o phyto tem menos de 200 micron.

Mas realmente a cor que aquilo fica deixa muito que pensar... 8-|

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Eu retirei os filter bags. Muita manutenção.
Neste momento só durante a limpeza do aquário é que o coloco e mesmo assim fica com uma côr que deixa a pensar ...

Abraços e Feliz Natal ...
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Boas,

Tou como o Ricardo é uma questão sem resposta, acho que é a criterio de cada um.

EU sempre usei e userei, por fim tava com 200 microns mas para proxima quero de 100 microns, a questão do bichinhos, para a proxima não vão para lá :D quero limpeza por isso quanto mais fino melhor, minha opinião claro.

:-bd
Cump.
Anthony

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Na minha opinião a grande desvantagem dos filter bags é o trabalho de manutenção e limpeza. De resto só vejo vantagens.
Desde que arranjei um suporte amovível que voltei a usar os filter bags e ajuda muito a concentrar os detritos e a Sump fica mais limpa.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

A respeito da limpeza/lavagem faço a maquina de lavar roupa sem detregente lavagem rapida. Ate agora não tive problemas...
Cump.
Anthony

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Eu pessoalmente não sinto necessidade do saco pois o meu retorno esta ligado directamente ao escumador assim a maior parte das partículas são logo escumadas antes de adotar este sistema usava saco o gostava muito tem é que se desenvolver uma rigorosa rotina de limpeza porque se não corremos o risco de estar a acumular ali bastantes detritos escusados
E para que não gosta de matar bicharada como eu torna-se complicado estar sempre a tirar todas as pulgas e outros organismos pois a quantidade que ficam lá presos é impressionante

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Boas
Eu uso e acho essencial.A questão da manutenção é como as trocas de água, ninguém gosta de fazer mas tem que ser feito ;) A ligação directa ao escumador, não me parece uma ideia muito boa porque todo o lixo ou animal pode ficar preso ou acumulado no rotor e danificar a bomba. Mas há quem nunca teve problemas.
Cumpts

Concordo que a manutenção é mais uma desculpa que outra coisa!!!

O pessoal usa balings, zeovits, carbonos, reatores disto e daquilo, adição disto e daquilo que dá imensamente mais trabalho que um filter bag e depois diz que a manutenção custa. É uma desculpa porque é uma coisa simples, simplesmente...

A questão de acumular detirtos é outra falta questão, porque... a idiea é mesmo essa. :D
A ideia é concentrar os detritos num só local em vez de ficarem espalhados pela sump toda.

Os nitratos!
Ainda não percebi como é que o uso de um filter bag pode criar mais nitratos do que o mesmo sistema sem filter bag.
Os nitratos não resultam da materia orgânica?
E que matéria orgânica tem um filter bag?

Continuo a dizer que a única desvantagem real é a questão de "filtrar" alguns pequenos organismos.

Outro assunto que queria lançar é se alguém usa os filter bags de nylon.
São mais caros mas muito mais fáceis de limpar porque "as coisas" não ficam seguras...
Parece ser é mais difícil encontrar com menos de 400 micron!

Alguém já viu disto à venda por cá? :-B

Só vi em uso 1 vez e não achei nada de especial.... mantenho os normais, é claro cada aquario é um aquario mas acho que a media de filter bag será cerca de 3 dias, não sera tão trabalhoso quanto isso...

:-bd
Cump.
Anthony

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Boas
Eu uso e acho essencial.A questão da manutenção é como as trocas de água, ninguém gosta de fazer mas tem que ser feito ;) A ligação directa ao escumador, não me parece uma ideia muito boa porque todo o lixo ou animal pode ficar preso ou acumulado no rotor e danificar a bomba. Mas há quem nunca teve problemas.
Cumpts

Eu sou um deles como a bomba esta a fazer recirculação e esta a retirar agua da perto da saída ja lá vão 2 anos sem mexer na bomba e a minha sump não acumula detritos por aí fora portanto para mim funciona as mil maravilhas

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Não uso... acho que retira muita bicharada ao aquário, mas depende do sistema e gosto de cada um.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Penso que para quem vai buscar agua ao mar pode usar o filtrbag sem se preocupar com a bicharada. Eu sempre usei o filterbag e em 2 anos de sistema tinha para la bicharada que era uma coisa parva, ao inicio dava-me ao trabalho de agarrar os bicharocos (pareciam mysis) que ficavam presos ao filterbag com medo de extingui-los do sistema, mas depois veirfiquei que tinha tantos que o filterbag não conseguia eliminá-los, tive 1 casal de manderins e era uma alegria ve-los de volta da rocha à procura de bicharocos.
Sempre usei filterbag e vou manter até porque é bastante visivel a porcaria que la fica ao fim de uns dias, é facil é barato e o sistema agradece!!!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boas

Eu uso filterbag a uns anos e irei sempre usar. Faço limpeza de 3 em 3 dias mas assim nao preciso de aspirar constantemente a sump e visto que tenho refugio entao nao tenho problemas de uma bicharada ou outra de ir no filterbag..
Isto é a minha opiniao.. ;)

cumpr

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Eu tambem uso e usarei, mas vou alternando com lã filtrante.
Sou um pouco mais apologista da lã porque torna mais facil a manutenção,
é só deitar fora e colocar nova :D .
No que toca ao bicharocos, não acho que seja consideravel ficam alguns mas nada de mais,
agora a cor do saco não engana, fica todo sujo.
Acho que é benefico para o aquario.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas...

Eu já usei e agora não uso...

Quando usava, nem sempre podia fazer a manutenção de 3 em 3 dias, e muitas das vezes só a fazia ao fim-de-semana.

Logo, se era para fazer uma vez por semana, não valeria a pena tê-la.

De momento, o meu 1.º compartimento da sump, recebe a água do aquário e tenho chaetomorpha a cobrir o espaço de passagem para o 2.º compartimento fazendo o efeito de filtro.

A manutenção é feita do seguinte modo:

1.º Aspiração do fundo, de modo a que a chaeto desça o nível para retirá-la (tiro metade da água do compartimento);
2.º Limpeza da chaeto com água limpa
3.º Retiro a restante água do compartimento
3.º Reponho água nova na sump e volto a meter a chaeto a cobrir a zona superior que dá passagem para o 2.º compartimento.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Eu sempre utilizei Filter bag mas só o troco quando enche e isso normalmente demora-me 1 mês.
Por outro lado tenho a sump toda ampla e se não usar filterbag fico com micro-bolhas a irem para o aquário.

Abraços,
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
desculpem desenterrar este tópico mas é normal os filters bags de 150 mícron terem de ser limpos de 2 em 2 dias so com o aquário ainda a ciclar?... quando tiver peixes então é todos os dias ? a minha sump não tem divisórias e o objectivo principal seria elimar micro bolhas.... mas o problema é que ele enche rápido e transborda e manda bolhas na mesma....

alguma maneira de eliminar as bolhas que vem do escoamento do aquario sem ser com filter bag ? :-B

Próximo

Voltar para Discussão Geral