Há boas e más notícias:
As boas é que já coloquei 2 calhas por cima do aquário!
As más é que é luz a mais e e o espaço a menos e assim sendo fico com 2 dissipadores e 10 XM-l inutilizados. Alguém quer?

As fotos:

Relembro que estamos a falar "apenas" de 2 calhas, ou seja 20 XM-L + 10 Blue + 10 Royal Blue!
Um video também:
Ora bom eu sempre fiz as contas às medidas do aquário mas esqueci-me das travessas

Por este motivo não vou conseguir colocar as 7 calhas que tinha previsto inicialmente, mas com a luz que vi (e as fotos não mostram sequer isso...) também não vai ser preciso. Vou sim colocar 5 calhas!
E a coisa vai ficar agora assim:

Ou seja a cinza vemos os limites do aquário e das travessas.
Problemas:
1 - A calha tem exatamente a mesma medida útil do aquário, o que significa que os leds das pontas estão basicamente a iluminar o chão do fishroom e não apenas o aquário. A ideia poderá ser retirar os leds das extremidades, mas isso implicaria repensar novamente as fontes o que me parece não fazer sentido!
2 - Sobram-me 20 XM-L que não sei que fazer com eles, vou tentar vender...
3 - Sobram-me 10 Blue + 10 Royal blue que pretendo utilizar para aumentar a temperatura de cor! A questão é: onde os colocar? Distribuí-los uniformemente pelas calhas (daria 4 em cada calha) ou colocá-los na calha mais junto ao vidro para mascarar melhor a cor azul fazendo como que uma cortina? Sugestões aceitam-se!!!
NOTA: Não liguem às algas!!! Sempre montei os meus aquários assim, esperei pela fase algas, esperei que terminasse o ciclo e só dpeois é que limpo os vidros. Quem tivesse visto o aquário há umas semanas atrás diria que como está aqui nestas fotos está ótimo, de tanas algas e cabelos que tinha e sem fazer nada, elas desapareceram e continuam a desaparecer... daqui a 1 semana +/- já limpo os vidros e tiro fotos memnos "sujas"