Boas.
Bom, desta feita, iniciei em conjunto com os colegas de trabalho um nano, custos partilhados, é mais facil! :sbOk:
O Aqua é um Aquapor dos centros comerciais e afins, um tipico aqua de 60cm, 60x33x33.
Era o nosso aqua de àgua doce, mas resolvemos dar o passo.
O Aqua tem agora quase 2 meses em funcionamento, e chegou a altura de colocar a luz.
Desta feita, nasce mais um projecto a led's! :coradoeol
A calha acenta num dissipador BIS-95 de 50cm de comprimento, onde instalei nada mais nada menos que 15 led's no total, organizados em 5 clusters. O centro dos led's está equidistante dentro de cada cluster, aproximadamente 35mm entre led's.
Os constituintes são:
5x XM-L (porque será??? :sbPiggy:)
5x XP-E RB
5x XP-E Blue
Esta calha vai ser tb um teste de endurance em termos de temperatura.
Os led's vão estar a 2.5A os XM-L e a 900mA os XP-E.
Agarrado ao dissipador, fica ainda 3 drivers ajustaveis dos meus, mais um circuito regulador de tensão para as ventoinhas. Ou seja, 3 FETS e um Regulador a mandar tb calor para o dissipador.
O teste está agora a decorrer em condições adversas, coloquei com a minha fonte de 24V regulada para 21V a alimentar os drivers. Ficam assim aproximadamente 7V nos drivers, o que os coloca a dissipar no caso dos XM-L perto de 17W e nos XPE cerca de 7W cada driver. Obviamente isto é para testes, pq de eficiente não tem nada. No final, vai ficar com uma fonte de 16V. O consumo total com este desperdicio nos drivers é de 90W, o que vai descer bem depois.
Está já a trabalhar á 1 hora com a temperatura estável nos 38º na parte de cima do dissipador. Ao lado dos led's, sente-se pouco calor. Onde se sente muito calor é perto dos drivers.
Seguem fotos da montagem:
Planeamento da furação no perfil:
Suportes da calha:
Led's já aparafusados:
Aspecto do topo, ainda não tá acabado, falta prender as ventoinhas mesmo:
E em funcionamento :sbOk5: :
Com o meu medidor a aproximadamente 15cm da calha, medi 44500LUX. Este vai ser o valor á tona de àgua no aquario, ams amanhã vou medir mesmo "inloco".
Isto dá cerca de 890PAR à superficie. Vamos ver o que dá no fundo do areão depois.
Depois coloco medidas do aquario mesmo.
Fica ainda um video curtinho.
[video=youtube;0ddSPFFRbV8]http://www.youtube.com/watch?v=0ddSPFFRbV8[/video]
Abraço