Mauro Pires Escreveu:
Boa noite,
Gostaria de anunciar que já começei a restruturação do meu aquario. A mesma já dividida em algumas fases das quais:
1ª Retirar 90% da areia e eliminar a maioria da carga organica contida na mesma(confere)
2ª Melhorar o layout, adicionar mais 1kg de rocha viva(ajuda) Gostaria que me ajudassem ou quem me vende-sse rocha de boa qualidade já que em algumas lojas nao tenho tido muitas alegrias com elas.
3ª Comprar um cola propria para colar as rochas(aconselhem-me).
4ª Colocar uma suspensao na minha calha mais ou menos a 10cm de altura.
E gostaria a vossa opiniao deste poste e do poste anterior, sefasfavor. E claro gostaria de ter mais comentarios....

Boas.
Se tentas fazer tudo ao mesmo tempo vai dar barraca.
Vai com calma. Pode demorar um pouco mais mas vai ao sítio.
Retiraste o areão ... porreiro.
Meter mais um kilo de RV? qual é o objectivo? não vai fazer mossa nenhuma no sistema nem trazer biodiversidade. Mas se queres mesmo tens o Fragário ou a Aquahobby que sei que tem RV de qualidade (as outras lojas que me desculpem mas não conheço. Estas já vi)
Se queres tirar rocha, acho que fazes bem. Eu compraria 1 litro de siporax para por na sump e deixava colonizar durante 15 dias antes de retirar a rocha.
Cola própria para a rocha ... esquece isso. Faz uns furos com berbequim (tens que tirar a rocha fora) e usa abraçadeiras de plástico para fazer isso.
não me lembro que calha tens mas a 10cm da superfície de água parece-me claramente pouco. com t5 lembro-me que usava 20cm e agora com leds mantenho mais ou menos isso tb
depois disto tudo e sempre mantendo as TPAs logo se vê como é que se portam os nitratos e fosfatos.
e depois também se toma a decisão, ou fonte de carbono ou outro método qualquer. Mas com calma .... e devagar ...
Isso para já deve resolver-te o problema sem mais invenções.
Mas de qualquer maneira acho que os deverias medir na água de reposiçlão e de TPA. podem estar a vir daí.
abraços,
Rui