Olá Artur,
Eu também acho que o
reactor com mídia anti-fosfatos será preferível; embora não tendo experiência com bio-pellets, pelo que tenho acompanhado no Reef Central, as bio-pellets, embora baixando fosfatos, são mais eficazes com os nitratos.
Penso que a maneira de ir, é com um reactor, pois eu usei durante muito tempo resinas anti-fosfatos dentro de um filtro externo e dessa forma nunca consegui levar os fosfatos abaixo de 0,15.
Artur, eu não te quero desanimar, mas eu tive um problema como o teu (quando dei por ela, tinha o PO4 a mais de 2,5 (o teste nem lia) e apesar de andar a mudar resinas de semana a semana durante meses, só consegui baixar consistentemente os fosfatos, quando deitei toda a rocha e toda a areia, para o lixo.
Segundo li, quando os fosfatos atingem valores muito altos, a rocha absorve-os e vai-os libertando a pouco e pouco para a água; se usares resinas, vai haver algum dia em que isto vai acabar, mas nunca se sabe quando...
... penso que deves tentar com as resinas, mas não leves longe demais o esforço, pois pode não compensar; eu gastei uma fortuna em resinas e em trablho e tive que começar de novo, mas penso que deves tentar.
Como as resinas anti-fofatos custam fortunas, envio-te um link, para um post do Reef Central, onde podes ver como se regeneram resinas anti-fosfatos, com soda cáustica; dá trabalho, mas é barato e resulta.
http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1734717Como o post tem mais de 500 respostas, se não as quiseres ler todas, manda-me o teu e-mail para te enviar uma folha de Excel (não é a do Gaspar), para te ajudar a fazer as contas.
Abraço e espero ter ajudado
Artur Fonseca Escreveu:
Vou fazer os testes semanais no Domingo mas hoje estava com curiosidade e resolvi fazer um teste de Fosfatos. Desta vez fui um pouco desajeitado e não consegui deitar todo o pó do reagente no frasquinho... resultado da medição: 2.21ppm!
Fiquei mesmo com a impressão de que o teste correu mal, e nem 5 a 10 minutos depois, fiz novo teste. Desta vez já consegui deitar praticamente todo o pó do reagente. E o resultado: 0.98ppm. Voilá... num nível semelhante ao da semana passada (0.93ppm).
Já tinha retomado a troika Zeovit (Zeobak + Zeofood+ Zeostart) desde finais de Janeiro. A dose habitual de Zeostart era 0.8 a 1.0ml por dia. Desde há cerca de uma semana aumentei a dose diária para 2 x 1.0ml. E desde há dois dias, para 2 x 2.0ml. Mas aparentemente não surtiu resultado numa maior redução dos nitratos e fosfatos...
Dentro de duas opções (reactor com biopellets e reactor com mídia antifosfatos), qual das duas acham que seria mais eficaz? Ou utilizar ambas?