Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 26/fev/2013, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
PedroVigario Escreveu:
Vítor... eu faço isso mas num copo de urina... e mudo a água 3x...

Mesmo assim... o resultado é escandaloso!

Ó Pedro, mas pelo menos deitas a urina fora primeiro ?! =)) =)) =))
Bricadeiras á parte, eu acho que dar comida congelada todos os dia é exagerado e não devia ser essa a base de alimentação dos nossos peixes.
Eu só uso um cubo de comida, 2 a 3 x por semana, no máximo.
A ideia de depois de descongelar passar por água também parece boa. :-bd
Cumpts

Mensagem 26/fev/2013, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Bolas... apanharam-me o segredo das vitaminas dos meus peixes... :D

Eu também sou da opinião que não se deve dar todos os dias... mas infelizmente tenho peixes com gostos muito complicados e que necessitam de comer todos os dias... e lá vão 2 cubitos por dia...

Mensagem 02/mar/2013, 02:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Vou fazer os testes semanais no Domingo mas hoje estava com curiosidade e resolvi fazer um teste de Fosfatos. Desta vez fui um pouco desajeitado e não consegui deitar todo o pó do reagente no frasquinho... resultado da medição: 2.21ppm!

Fiquei mesmo com a impressão de que o teste correu mal, e nem 5 a 10 minutos depois, fiz novo teste. Desta vez já consegui deitar praticamente todo o pó do reagente. E o resultado: 0.98ppm. Voilá... num nível semelhante ao da semana passada (0.93ppm).

Já tinha retomado a troika Zeovit (Zeobak + Zeofood+ Zeostart) desde finais de Janeiro. A dose habitual de Zeostart era 0.8 a 1.0ml por dia. Desde há cerca de uma semana aumentei a dose diária para 2 x 1.0ml. E desde há dois dias, para 2 x 2.0ml. Mas aparentemente não surtiu resultado numa maior redução dos nitratos e fosfatos...

Dentro de duas opções (reactor com biopellets e reactor com mídia antifosfatos), qual das duas acham que seria mais eficaz? Ou utilizar ambas?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 02/mar/2013, 02:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Eu escolhia a segunda opção.As biopellets são boas para retirar nitratos e por isso mesmo o resultado em relação aos fosfatos são menos satisfatórios.

Mensagem 02/mar/2013, 02:38

Vitor Teixeira Escreveu:
Eu escolhia a segunda opção.As biopellets são boas para retirar nitratos e por isso mesmo o resultado em relação aos fosfatos são menos satisfatórios.

Boas Vitor,

Obrigado pela dica. Realmente como não estou a ter resultados 100% com o Zeostart, e as biopellets sendo uma forma semelhante mas com carbono sólido, vou apostar então na mídia antifosfatos. Ainda me sobraram 750ml da embalagem, até agora só apliquei 250ml. A ver se isto vai ao sítio, especialmente a curto prazo.

De qualquer forma hoje notei melhorias na Caulastrea verde, e nas Euphylias, parecem com melhor aspecto, espero que no caminho da recuperação. :)
Imagem

Mensagem 02/mar/2013, 02:51

E os preparativos para a retirada do areão e de parte da rocha viva...

Na semana passada, dia 18 de Fevereiro, apliquei 1 litro de Sera Siporax na Sump.
Esta quinta-feira apliquei mais 1 litro de Siporax na Sump.
Com isto espero compensar a rocha viva que irei retirar aos poucos para limpeza.

O novo areão só deverá chegar em meados/finais da próxima semana. E como tenho a Valenciennaea e o Chrysus optei por ainda não retirar o antigo e só fazer a troca quando o novo chegar.

As cianos continuam uma praga... a última pocillopora e uma montipora que restavam, bastante afectadas, num dos pratos de Montipora há inclusive algas a cobrirem, provavelmente não se vão safar...
De resto, quando conseguir tratar dos fosfatos depois logo se vê o melhor tratamento (eritromicina, Zeobak+Coralsnow, Antired, etc.).
Imagem

Mensagem 02/mar/2013, 03:35

Boas, Artur.

É uma pena as montiporas que tinhas no deck de propagação. :((

Mensagem 02/mar/2013, 03:36

Acho que quando chegar a essa etapa de mudar o areão, acho que vou optar pela negra...

Nunca mais verei a areia suja... :))

Mensagem 02/mar/2013, 13:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Artur,
Eu também acho que o reactor com mídia anti-fosfatos será preferível; embora não tendo experiência com bio-pellets, pelo que tenho acompanhado no Reef Central, as bio-pellets, embora baixando fosfatos, são mais eficazes com os nitratos.
Penso que a maneira de ir, é com um reactor, pois eu usei durante muito tempo resinas anti-fosfatos dentro de um filtro externo e dessa forma nunca consegui levar os fosfatos abaixo de 0,15.

Artur, eu não te quero desanimar, mas eu tive um problema como o teu (quando dei por ela, tinha o PO4 a mais de 2,5 (o teste nem lia) e apesar de andar a mudar resinas de semana a semana durante meses, só consegui baixar consistentemente os fosfatos, quando deitei toda a rocha e toda a areia, para o lixo.

Segundo li, quando os fosfatos atingem valores muito altos, a rocha absorve-os e vai-os libertando a pouco e pouco para a água; se usares resinas, vai haver algum dia em que isto vai acabar, mas nunca se sabe quando...
... penso que deves tentar com as resinas, mas não leves longe demais o esforço, pois pode não compensar; eu gastei uma fortuna em resinas e em trablho e tive que começar de novo, mas penso que deves tentar.

Como as resinas anti-fofatos custam fortunas, envio-te um link, para um post do Reef Central, onde podes ver como se regeneram resinas anti-fosfatos, com soda cáustica; dá trabalho, mas é barato e resulta.

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1734717

Como o post tem mais de 500 respostas, se não as quiseres ler todas, manda-me o teu e-mail para te enviar uma folha de Excel (não é a do Gaspar), para te ajudar a fazer as contas.

Abraço e espero ter ajudado

Artur Fonseca Escreveu:
Vou fazer os testes semanais no Domingo mas hoje estava com curiosidade e resolvi fazer um teste de Fosfatos. Desta vez fui um pouco desajeitado e não consegui deitar todo o pó do reagente no frasquinho... resultado da medição: 2.21ppm!

Fiquei mesmo com a impressão de que o teste correu mal, e nem 5 a 10 minutos depois, fiz novo teste. Desta vez já consegui deitar praticamente todo o pó do reagente. E o resultado: 0.98ppm. Voilá... num nível semelhante ao da semana passada (0.93ppm).

Já tinha retomado a troika Zeovit (Zeobak + Zeofood+ Zeostart) desde finais de Janeiro. A dose habitual de Zeostart era 0.8 a 1.0ml por dia. Desde há cerca de uma semana aumentei a dose diária para 2 x 1.0ml. E desde há dois dias, para 2 x 2.0ml. Mas aparentemente não surtiu resultado numa maior redução dos nitratos e fosfatos...

Dentro de duas opções (reactor com biopellets e reactor com mídia antifosfatos), qual das duas acham que seria mais eficaz? Ou utilizar ambas?
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/mar/2013, 20:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas artur ...

Tenho acompanhado o teu topico so ainda nao dei o meu bitaite porque tens pessoal com muito mais experiencia do que eu a ajudar-te como tal vejo que tens sido bem aconselhado ...

O que me leva a intrevir agora é que vi as tuas dosagens de zeostart , eu lenso que estas a "embebedar" as bacterias em zeostart , e elas consomem o start e nao os nutrientes ... 2 ml de zeostart x 2 diario é muitooo , eu no meu sistema com 700 litros meto 0,1 ml 2x dia ... e pára com o zeofood , nao te ajuda nada neste momento , acho mesmo que muito pouca gente usa o zeofood ..

Fica o reparo , até posso estar errado nas dosagens mas era so para te meter a pensar .. :grin:

Abraço

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/mar/2013, 23:56

Boas Pedro,

Realmente foi uma pena as Montiporas, Pocilloporas e até Euphyllias que perdi... mas pronto, tentanto ver pelo lado positivo, já tenho umas peças jeitosas para um dia que me dê na cabeça e precisar de mídia para um reactor de cálcio :)

Isso do areão escuro não deve ficar lá muito estético para reef... hehe.. a moda mais recente segundo me falaram é aplicar cola no vidro de baixo, deitar areão, deixar colar, e depois virar o aquário e deixar cair o areão que não ficou colado. Dessa forma parece que será mais fácil a aspiração de detritos do aquário.
Imagem

Mensagem 03/mar/2013, 00:37

Boas César,

Estou à espera que chegue um areão sugar-size novo que encomendei para então substituir totalmente o areão actual. Poderia ter aplicado já todas as resinas antifosfatos, mas como referiste, neste caso dos crashes, o fosfato deve estar a ser continuamente libertado pelo areão e rocha, então vou aguardar espero que sensivelmente uma semana para substituir o areão.

Na mesma altura vou retirar também a rocha do lado esquerdo, que se encontra com pior aspecto, com sujidade acumulada e montes de algas... Para compensar essa retirada é que entretanto já coloquei 2 litros de Siporax na Sump (supostamente suficiente para tratar 400 litros de água segundo as instruções da Sera).

Já tinha ouvido sobre reutilizar carvão activado, fervendo o mesmo, que daria para uma segunda ou mesmo terceira reutilização. Poderias enviar então o ficheiro Excel para o email arty77 (arroba) gmail (ponto) com :-bd
Imagem

Mensagem 03/mar/2013, 00:43

Boas Paulo,

Segui a lógica do método de Vodka, que se vai aumentando a dose até os nitratos começarem a baixarem e até atingirem os 0ppm. Suponho que com o Zeostart seria o mesmo, pois com os valores actuais de nitratos entre os 25 e 50ppm e os Fosfatos em 0.9ppm, de acordo com o Redfield Ratio há lugar para uma maior redução. Mas possivelmente o fosfato que está a ser libertado seja maior do que o que está a ser reduzido pelas bactérias...

Para 400 a 500 litros, segundo a KZ a dose recomendada é de 0.8 a 1.0ml de Zeostart diários. Em casos de nutrientes elevados até se poderá aumentar a dose.

O Zeofood realmente noto que no dia a seguir as cianos se expandem mais... vou então parar com a adição deste.

:-bd
Imagem

Mensagem 03/mar/2013, 11:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Boas artur, tenho seguido o teu topico com alguma atençao e tenho visto que tu gastas rodos de dinheiro a comprar e meter coisas no aquario, ja alguem anteriormente te disse que tentas fazer muitos metodos e formas diferentes de resolver o problema, tenta seguir um so principio e com calma e vais ver que resulta melhor.
So uma questao tenho vindo sempre a ler que metes isto e que metes aquilo e assim, mas e mudas de agua tens feito mudas de agua com que frequencia?

Abraço
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 03/mar/2013, 12:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Artur,

O link e o ficheiro, é para regenerar resinas anti-fosfatos e não carvão.

Penso que o Paulo tem razão, relativamente ao Zeofood; quanto menos nitratos adicionares ao aquário e o Zeofood tem seguramente nitratos e até fosfatos, melhor.

Como talvez saibas, eu tenho um aquário com uma grande carga de vivos (peixes, corais e rocha viva), uso o método Zeovit (reactor, zeobac, zeostart, incluídos), penso que não alimento em demasia, mas para controlar os fosfatos tenho de usar em permanentemente resinas anti-fosfatos num reactor e mesmo assim os meus fosfatos andam sempre entre 0,06 e 0,08 e os nitratos ente 1,5 e 2,5, o que penso será razoável para um aquário misto de SPSs e LPSs e com esta carga.

Vou enviar o ficheiro de Excel.

Abraço

Quanto à areia penso que é preferível tirá-la a pouco e pouco; aspira-a com uma mangueira grossa quando fizeres TPAs e tem cuidado em não a remexer, pois podes provocar um pico de amónia.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 04/mar/2013, 00:23

Rui Vieira Escreveu:
Boas artur, tenho seguido o teu topico com alguma atençao e tenho visto que tu gastas rodos de dinheiro a comprar e meter coisas no aquario, ja alguem anteriormente te disse que tentas fazer muitos metodos e formas diferentes de resolver o problema, tenta seguir um so principio e com calma e vais ver que resulta melhor.
So uma questao tenho vindo sempre a ler que metes isto e que metes aquilo e assim, mas e mudas de agua tens feito mudas de agua com que frequencia?

Boas Rui,

Será em relação ao Zeovit + Biopellets? É que eu estava a fazer Zeovit (bak+food+start), mas entretanto decidi trocar o Zeostart por Biopellets, que não precisa de doseamento diário. Mas como o frasco do Zeostart ainda não acabou vou dando também ao reef.

As últimas (e grandes) TPAs foram em Dezembro. Dia 02 Dezembro uns 240 litros com água da torneira + sal Blau. E dia 22/23 Dezembro 315 litros com água da torneira + sal Tropic Marin. E mesmo com estas mega-TPAs, os nitratos não baixaram dos 25 a 50ppm, e os fosfatos permanecem um problema.

Actualmente tenho os bidões emprestados numa loja. E a osmose a aguardar substituição dos filtros. Então fazer TPA com água da torneira + sal que ainda tenho por aqui, em termo de fosfatos não vai adiantar... e os nitratos talvez reduzir um pouco, mas preferir conseguir reduzir com Zeovit ou biopellets.

Também tenho concluído que há que optar, ou peixes ou corais, e no meu caso optei pelos peixes. Provavelmente vou fazer uma pausa nos SPS e manter apenas moles+LPS.
Imagem

Mensagem 04/mar/2013, 00:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Boas, artur experimenta a fazer tpas semanais religiosamente e deixar de sobrecarregar o aquario com produtos que muitas das vezes ao meteres um estas a anular o efeito do outro ou a causar um qualquer desiquilibrio nos parametros do aquario sem te aperceberes, e vais ver que se calhar começas a ver algumas melhorias no aquario e experimenta em ir buscar um pouco de agua ao mar de vez em quando que nao faz nada mal ao aqua e ate pode ajudar por vezes a equilibrar as coisas.
Eu com muita pena minha perdi tudo e acredita que tambem ja passei por um periodo como o teu em que tinha cianos e o diabo a sete e meti e comprava tudo o que lia ou que me diziam que era porreiro para resolver e acredita que por vezes so fazia era mais porcaria.
Cada biotopo e um caso diferente com caracteristicas muito proprias e claro que existem produtos para certos e determindas coisas, mas nem sempre quer dizer que por resultarem bem no do colega no nosso va ser igual, como o amigo Paulo Oliveira diz toma uns comprimidos de calmex e começa a fazer tpas religiosamente a semana que vais ver milagres. :)

Abraço

Rui Vieira
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 04/mar/2013, 00:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50

Já tentaste não utilizar água da torneira para fazeres as tpa's???

Tenho muito pouca experiênica mas, como o problema de fosfatos q tens pode ser que ao utilizares água da torneira ainda estejas a piorar a questão...

Cumps

Mensagem 04/mar/2013, 00:46

Boas César,

Sim eu percebi que era para o antifosfatos, só falei no carvão que já conhecia a forma de renovar fervendo. ;)

O Zeofood deve ser para adicionar quando o sistema já está com baixos nutrientes para alimentar os corais. Nesta fase então realmente melhor não aplicar.

No meu caso talvez esteja a alimentar demasiado os peixes... pelo menos os grandes estão bem gordinhos... hehe
E os três cubos de comida congelada diariamente... não sei...

Quanto a remexer a areia não haverá problema, pois tem estado ao cuidado da Valenciana que remexe o areão a toda a hora ;)

E obrigado pelo envio da folha Excel com as dicas para a renovação da mídia antifosfatos :-bd
Imagem

Mensagem 04/mar/2013, 18:45

Rui Vieira Escreveu:
Boas, artur experimenta a fazer tpas semanais religiosamente e deixar de sobrecarregar o aquario com produtos que muitas das vezes ao meteres um estas a anular o efeito do outro ou a causar um qualquer desiquilibrio nos parametros do aquario sem te aperceberes, e vais ver que se calhar começas a ver algumas melhorias no aquario e experimenta em ir buscar um pouco de agua ao mar de vez em quando que nao faz nada mal ao aqua e ate pode ajudar por vezes a equilibrar as coisas.

Boas Rui,

Para TPAs de 10%, ou seja uns 30 a 40 litros semanais, tem sido difícil. Mas queria fazer TPAs pelo menos mensais, mais volumosas, tipo 80 a 120 litros por mês.
Agora que está quase a chegar o bom tempo da Primavera vou tentar juntar-me ao pessoal das colectas e buscar uns litros de água natural para as TPAs. :-bd
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros