Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral WP-40 a Vortunze chinesa...

WP-40 a Vortunze chinesa...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 09/mar/2013, 04:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
PedroVigario Escreveu:
O único problema que tenho com as minha Tunze é que depois de desligar, quando torno a ligar, por vezes, começam a trabalhar ao contrário!!! X(

Isso também me aconteceu mas quando apliquei a modificação (corte do tubo interior) nas 6025 para as quitar. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 09/mar/2013, 12:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu acho que não é assim tão fácil ou barato fazer uma bomba do género das vortech no que ao ruído diz resepeito!

Quanto ao nome ser claramente uma tentativa de se colar à MP40, diria que é porque é uma bomba (e não sei há quantos anos a Jebao começou a pensar nisto) que vende muito e considerada por todos como referência no seu segmento!

O modo de ondas desta wp40 faz-me alguma confusão e não sei até que ponto não fará reduzir a vida da bomba! Passo a explicar:
A wp40 faz as ondas do 0% aos 100%, podendo-se depois controlar o tempo que demora essa ida de 0 a 100. A vortech não é assim!
A vorteh não vai/começa nos 0% de potência. Aliás, ao olhar de frente para a bomba e para a hélice nem se nota qualquer alteração de fluxo (embora exista claro). Nesta chinesa, vê-se claramente a hélice a parar por uns segundos!
Não sei até que ponto e não poderá ser um desgaste maior para a bomba... :-s

Boas,

As tunze com o controlador que tenho dá para fazer ondas tb. E se o fizeres também é dos 0 aos 100 e não me lembro de nenhum relato de tunzes que tenham deixado de funcionar por isso!

Sinceramente não me parece que seja problema.

Abraços,
Rui

Rui,

As tunze não fazem do 0 a 100 com o meu controlador 7096 controlador o minimo que consegues pôr 30%

Mensagem 09/mar/2013, 14:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Joao Tomas Escreveu:

Rui,

As tunze não fazem do 0 a 100 com o meu controlador 7096 controlador o minimo que consegues pôr 30%

Boas,

Sim concordo contigo no modo "Pulse" as minha tb são assim.

Mas no meu controlador se mudares para o modo "Wave" (para ligares wavebox ou turbelle) trabalha entre 0 e 100%

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mar/2013, 14:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
PedroVigario Escreveu:
O único problema que tenho com as minha Tunze é que depois de desligar, quando torno a ligar, por vezes, começam a trabalhar ao contrário!!! X(

A serio?
Tinha conhecimento (e tenho 2 bombas assim) mas so de bombas... Chinesas precisamente! :)

Tenho 2 sunsun que fazem isso mas tunze desconhecia!
Tu queres ver que... :)

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 11/mar/2013, 12:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas,

Ontem fui buscar a minha bomba e queria dar um feedback sobre a mesma, não contando como review, mas pelo menos alguns aspectos positivos e negativos.
Pros:
- A bomba movimenta de facto muita água;
- a construção da bomba em Si parece bastante boa(Os suportes já se nota o toque asiático :) );
- A velocidades mais baixas(4500lth) não se houve nenhum barulho;
- O Preço, claro;
- O Modo Wave é demasiado potente, de tal forma que me começa a mandar água para fora do tanque...tal o tamanho e força das ondas.

Cons:
- A velocidades mais altas ouve-se de facto ruido (Não tenho nem nunca vi uma MP-40 ou tunze a funcionar, de tal forma que não consigo perceber se é mais ou menos...), relaticamente a este ponto, tenho o tanque na sala e (Piso 0) e no meu quarto(Piso 1) consigo ouvir o Huuuum, no "ramp up", tenho a bomba no modo W3;

Tenho a bomba no modo W3 que vai do fraco até ao forte e depois ao fraco de novo, e confesso que se ouve um Huuum, sobretudo quando faz o "Ramp up"(ouve-se huuuum, Huuuuum, HUUuum, HUUUUM, e de volta) e chega a velocidades mais altas, hoje vou comprar um transformador regulável para ver se consigo reduzir a velocidade máxima pelo menos a 10000Lt/h e ver se consigo minimizar o ruido.
No Modo W1(Pulse) de facto a onda é muito potente e chega a "atirar" água para fora do tanque!
O Tamanho da bomba não me incomoda, de facto tinha uma sunsun 12000ltH e uma koralia Evo 5200 e só a SunSun era bem maior...

Overall:
Value for the money, Não sei se a vou deixar no tanque tendo em conta o Ruido ou se vou manter a sunsun(Ruido 0) com outra bomba, tendo em conta que já não tenho a koralia.
Os modos são agradáveis e tem muita potencia(o meu tanque tem 130cm de comprimento) e de facto é um ganho. Não tive ainda muita oportunidade de ver o comportamento dos corais, mas uma das acroporas que estava fechada, ontem já começou de novo a mostrar os polipos...
O Transformador e o controlador foram uma surpresa agradável, não esperava que fossem tão bem construidos.

Recomendaria a um amigo:
Se o amigo não se incomodar com o Huuuum, sim, recomendaria, caso contrário... é esquecer ou tentar reduzir a velocidade máxima e verificar se o ruido se mantém ou se é diferente.

Abraço e mais uma vez obrigado Hugo.

Mensagem 11/mar/2013, 12:37

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Eu continuo a achar isso do barulho estranho!!!

Mesmo tendo em conta que é sempre relativo, eu no meu sistema é das poucas coisas que não oiço... :-\

Mensagem 11/mar/2013, 13:08

Sabes o que desconfio... e vale o que vale?
Do tamanho do vidro, o meu vidro é de 10mm, se for mais grosso absorve e não deixa passar, se não fica um pouco mais audivel.

creio que possa ser disso...Tirei o iman exterior (uma vez que aquilo funciona tipo ventosa do lado de dentro) e o barulho fica igual... Por outro lado... Já li alguns relatos de utilizadores de Tunze que também ouvem este barulho inicialmente e depois da bomba assentar isto passa... pode ser só isso. Esperemos que sim :)

Abraço.

Mensagem 11/mar/2013, 13:49

NunoDinis Escreveu:
Boas,

Ontem fui buscar a minha bomba e queria dar um feedback sobre a mesma, não contando como review, mas pelo menos alguns aspectos positivos e negativos.
Pros:
- A bomba movimenta de facto muita água;
- a construção da bomba em Si parece bastante boa(Os suportes já se nota o toque asiático :) );
- A velocidades mais baixas(4500lth) não se houve nenhum barulho;
- O Preço, claro;
- O Modo Wave é demasiado potente, de tal forma que me começa a mandar água para fora do tanque...tal o tamanho e força das ondas.

Cons:
- A velocidades mais altas ouve-se de facto ruido (Não tenho nem nunca vi uma MP-40 ou tunze a funcionar, de tal forma que não consigo perceber se é mais ou menos...), relaticamente a este ponto, tenho o tanque na sala e (Piso 0) e no meu quarto(Piso 1) consigo ouvir o Huuuum, no "ramp up", tenho a bomba no modo W3;

Tenho a bomba no modo W3 que vai do fraco até ao forte e depois ao fraco de novo, e confesso que se ouve um Huuum, sobretudo quando faz o "Ramp up"(ouve-se huuuum, Huuuuum, HUUuum, HUUUUM, e de volta) e chega a velocidades mais altas, hoje vou comprar um transformador regulável para ver se consigo reduzir a velocidade máxima pelo menos a 10000Lt/h e ver se consigo minimizar o ruido.
No Modo W1(Pulse) de facto a onda é muito potente e chega a "atirar" água para fora do tanque!
O Tamanho da bomba não me incomoda, de facto tinha uma sunsun 12000ltH e uma koralia Evo 5200 e só a SunSun era bem maior...

Overall:
Value for the money, Não sei se a vou deixar no tanque tendo em conta o Ruido ou se vou manter a sunsun(Ruido 0) com outra bomba, tendo em conta que já não tenho a koralia.
Os modos são agradáveis e tem muita potencia(o meu tanque tem 130cm de comprimento) e de facto é um ganho. Não tive ainda muita oportunidade de ver o comportamento dos corais, mas uma das acroporas que estava fechada, ontem já começou de novo a mostrar os polipos...
O Transformador e o controlador foram uma surpresa agradável, não esperava que fossem tão bem construidos.

Recomendaria a um amigo:
Se o amigo não se incomodar com o Huuuum, sim, recomendaria, caso contrário... é esquecer ou tentar reduzir a velocidade máxima e verificar se o ruido se mantém ou se é diferente.

Abraço e mais uma vez obrigado Hugo.

É exactamente o mesmo barulho, aquilo nos modos radom parece que até faz musica!!! :p
Como o Nuno diz espero que seja temporario pois neste momento é o que mais barulho faz superando a vortech a milhas!!!!
Em relação à espessura penso que nao seja disso uma vez que o meu aquario tem 12mm.

Mensagem 11/mar/2013, 14:57

Deixo um dos muitos tópicos sobre as Tunze 6105(Com mais ou menos as mesmas especificações desta WP-40):
http://reefcentral.com/forums/showthrea ... id=1574726

"
I've had a 6105 pump on my 120 gallon for about a month and a half. When I first installed the pump, I was a little disappointed at how much vibration I could hear. 2 weeks later, the pump was considerably quieter. 44 days since opening the box... the pump is SILENT. I have my second 6105 on the way!
"

Por isso... é esperar e rezar para os menos afortunados.

Mensagem 11/mar/2013, 14:59

NunoDinis Escreveu:
Deixo um dos muitos tópicos sobre as Tunze 6105(Com mais ou menos as mesmas especificações desta WP-40):
http://reefcentral.com/forums/showthrea ... id=1574726

"
I've had a 6105 pump on my 120 gallon for about a month and a half. When I first installed the pump, I was a little disappointed at how much vibration I could hear. 2 weeks later, the pump was considerably quieter. 44 days since opening the box... the pump is SILENT. I have my second 6105 on the way!
"

Por isso... é esperar e rezar para os menos afortunados.

:ympray:
Espero mesmo que seja o mesmo! Se for é das melhoras compraas que fiz até hoje :D

Mensagem 14/mar/2013, 05:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas... mais um feedback...

Hoje a tarde chegou a minha...

De facto, também noto o barulho em alguns modos... parece-me que é quando está a fazer as alterações de fluxo...

Os modos estão muito bem conseguidos. No modo de ondas, manda cada uma que quase sai do aquário. Grande boca que dispersa bem a água...

Ao nível dos corais... adoraram!!! Tenho uma acropora que pela primeira vez, me meteu os pólipos de fora durante o dia... a echinopora estendeu os pólipos de uma forma incrível... os restantes SPS mantiveram-se bem...

O modo night parece-me bem porreiro, caso se tenha o controlador junto ao aquário... pareceu-me ligeiramente sensível, caso esteja numa zona mais protegida e mesmo que haja luz por vezes o sensor disparava-me. Agora meti junto às traves e funciona 5 estrelas.

Resumindo, vale cada euro... grandes modos... penso que para ser 100% só precisava de se poder regular a intensidade máxima.

Mensagem 14/mar/2013, 10:41

Pedro Vigario Escreveu:
Boas... mais um feedback...

Hoje a tarde chegou a minha...

De facto, também noto o barulho em alguns modos... parece-me que é quando está a fazer as alterações de fluxo...

Os modos estão muito bem conseguidos. No modo de ondas, manda cada uma que quase sai do aquário. Grande boca que dispersa bem a água...

Ao nível dos corais... adoraram!!! Tenho uma acropora que pela primeira vez, me meteu os pólipos de fora durante o dia... a echinopora estendeu os pólipos de uma forma incrível... os restantes SPS mantiveram-se bem...

O modo night parece-me bem porreiro, caso se tenha o controlador junto ao aquário... pareceu-me ligeiramente sensível, caso esteja numa zona mais protegida e mesmo que haja luz por vezes o sensor disparava-me. Agora meti junto às traves e funciona 5 estrelas.

Resumindo, vale cada euro... grandes modos... penso que para ser 100% só precisava de se poder regular a intensidade máxima.

A bomba está muito bem conseguida e então pelo preço nem se compara a nada no mercado. O unico senão é mesmo o ruído que faz mas penso que está a fazer menos agora passado uma semana, ou sou eu que já me habituei :p

Mensagem 14/mar/2013, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Epá tirem-me 1 dúvida sff.

Em que modo é que consigo regular a potência com a rodinha?

Andei a mexer naquilo mas não reparei num aumento ou diminuição....

Mensagem 14/mar/2013, 12:22

João Seguro Escreveu:

Potencia penso que em nenhuma, podes é diminuir o tempo das velocidades nos modos ascendentes e descentes de circulação.

Mensagem 14/mar/2013, 15:37

João Seguro Escreveu:

Boas João,

Até ao momento e daquilo que conheço existem 2 formas de controlar a potencia:
- Ligar um Dimmer ao cabo que sai do transformador ao Controlador;
- Substituir o transformador por um de potencia de saida regulável(o máximo da bomba são 24V e existem uns que podem ser regulados entre os 15 e os 24, de forma manual claro).

Existem também algumas companhias a arranjar modos novos para esta bomba, a reef angel é uma delas, do que tenho lido.
Simples e inoquo eu diria que a substituição do transformador é a mais simples, menos trabalhosa e mais barata...O meu custou 14€ numa loja de chineses...

BTW, a minha bomba(sem mexer no trasnformador) continua a fazer o barulho que vos comentei, mesmo retirando do suporte e segurando na mão(Com força que aquilo tem mesmo power!!!), o barulho faz na mesma... Ah e a minha mulher também ouve que é a parte mais chata...

Abraço.

Mensagem 14/mar/2013, 15:41

Nuno Dinis Escreveu:
João Seguro Escreveu:

Boas João,

Até ao momento e daquilo que conheço existem 2 formas de controlar a potencia:
- Ligar um Dimmer ao cabo que sai do transformador ao Controlador;
- Substituir o transformador por um de potencia de saida regulável(o máximo da bomba são 24V e existem uns que podem ser regulados entre os 15 e os 24, de forma manual claro).

Existem também algumas companhias a arranjar modos novos para esta bomba, a reef angel é uma delas, do que tenho lido.
Simples e inoquo eu diria que a substituição do transformador é a mais simples, menos trabalhosa e mais barata...O meu custou 14€ numa loja de chineses...

BTW, a minha bomba(sem mexer no trasnformador) continua a fazer o barulho que vos comentei, mesmo retirando do suporte e segurando na mão(Com força que aquilo tem mesmo power!!!), o barulho faz na mesma... Ah e a minha mulher também ouve que é a parte mais chata...

Abraço.

A minha bomba, se eu retirar do suporte deixo de ouvir praticamente. Eu tenho desses transformadores dos chineses e ja experimentei diminuir a voltagem so que depois o modo feed fica marado e aguenta apenas alguns segundos nesse modo.

Mensagem 14/mar/2013, 22:46

Ora bem... Tentei ligar o transformador dos chineses e aparentemente queimei o controlador :(
Alguem que perceba de electronica me pode dar uma ajuda?
Por ex. Tentar perceber o que pode ter acontecido e de que forma posso tentar arranjar?

Abraço.

Mensagem 14/mar/2013, 22:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Mas ligaste o transformador com que voltagem?

Mensagem 14/mar/2013, 23:28

22v o max do transformador sao 24v

Mensagem 17/mar/2013, 13:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 11

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral