Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Lumens

Lumens

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 11/abr/2013, 13:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Chego à conclusão que os lumens são importantes mas não é o mais importante na iluminação de corais.

Os leds normalmente podem debitar no máximo 100lm/w ou seja para termos 50.000lumens à superfície da água do aquário teríamos que ter 500w de Leds, isto considerando uma superfície de 1m2, claro.
Na prática se analisarmos os sistemas de leds, com grande sucesso em aquários de recife, vemos que a potência em leds não ultrapassa os 200w/m2 ou seja 20.000 lumens.

Por outro lado se virmos o que acontece em recifes naturais de corais, muitos corais estão a mais de 5m de profundidade e a luminosidade aí não são os 100.000 lumens que se registam à superfície.

Se alguém quiser comentar isto e explicar melhor o que se passa, eu ficaria agradecido.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 11/abr/2013, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Miguel,

O mais importante para os corais acho que é o PAR. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 11/abr/2013, 15:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Miguel,

O mais importante para os corais acho que é o PAR. ;)

Isto!

Podemos dizer de forma simplista que os lummens é o que o olho humano vê e o PAR o que os organismos que fazem fotosintese vêem.

Para dar uma ideia podemos pegar nos Leds violeta perto dos 400nm. Muito fraco em lummens mas muito forte em PAR que é o mesmo que dizer que para o olho humano parece muito pouca luz mas é a que os corais mais usam para fotosintese!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 11/abr/2013, 15:14

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Miguel...
não sei porque te guias por lumens já que é uma medida pouco utilizada neste hobby.
Geralmente falamos e temos mais interesse na potencia em Watts, nos valores PAR e na tempratura de côr em Kelvins.

Começa por ler atigos sobre PAR e Kelvins e terás algumas respostas. Claro está que quanto mais desces menos luz tens e menocomprimentos de onda tens disponiveis, dai diferentes corais a diferentes profundidades e condiçoes etc.

Fica aqui um...
http://en.wikipedia.org/wiki/Photosynth ... _radiation

Mensagem 11/abr/2013, 15:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Só para te dar uma ideia e reforçar tudo o que já foi dito comprei agora 10 leds Violeta (415-420nm)para montar no meu aquário.

Cada um faz 8 lumens.

Entretanto basta procurar um bocadinho que aqui mesmo no fórum tens um excelente artigo colocado pelo Marco Madeira sobre luz.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/abr/2013, 15:33

Marco,

É evidente que já li muita coisa mas gosto de trocar impressões.

O exemplo do purple quase invisível ao olho humano é prova disso como disse o Hugo.

Daí ter começado por dizer que os Lumens são importantes mas não tão importantes quanto muita gente diz.

O melhor artigo que li foi este.

http://www.advancedaquarist.com/2012/10/aafeature

Eu em casa tenho um aquário de 120x60x60 com uma iluminação em leds que dão os mesmos lumens que 3x54w de T5 e tenho corais duros saudáveis.

Tenho leds de 10.000k em branco e azuis de 460nm distribuindo uma luz geral pelo aquário e uma luz localizada para duros com Branco 14.000k + azul 460 + purple 420

Em termos de potência tenho 246w com possibilidade de aumentar rodando os dimmers até aos 276w.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 11/abr/2013, 15:43

O artigo é o mesmo :)) =))

Mensagem 11/abr/2013, 16:04

Desculpa Miguel... não me pareceu evidente que já tinhas estado a ler sobre o assunto e que apenas querias comentários ou troca de impressões, dai ter recomendado começares pelo básico.

Mas sendo assim, o que preferias que fosse discutido ou comentado?

Mensagem 11/abr/2013, 17:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41

Muito bom este tópico, vem mesmo a calhar, uma vez qua a ReefSET está com um projeto novo relacionado com Led´s.

Para dar uma ideia podemos pegar nos Leds violeta perto dos 400nm. Muito fraco em lummens

Só para te dar uma ideia e reforçar tudo o que já foi dito comprei agora 10 leds Violeta (415-420nm)para montar no meu aquário.

Cada um faz 8 lumens.

Uma pergunta para tentar perceber, quantos mW tem esses leds UV. Já foram montados no aquário? Que tensão vai aplicar?

Eu acho que é ao contrario, normalmente esse tipo de led informa a potencia radiométrica, por exemplo 250 mW a 350 mA.

O que depois das contas de conversão feitas feitas dará uns 167 lumens.

A ReefSET, Lda.

Mensagem 11/abr/2013, 17:10

Marco,

O que eu gostava de saber é se alguém concordava comigo, que parece-me que sim, ou que alguém dissesse que estava errado e me explicasse porquê. Já agora uma pergunta entre ter Leds verdes, cyans e vermelhos, quais são os mais importantes. Eu explico porquê. A minha iluminação é maioritariamente branco 10.000k e azul 460. Depois de ler esse artigo vi que existe um comprimento de onda "430nm" que era importante para os corais. Foi por essa razão que mandei vir uma lâmpada com 2 leds 14.000k + 6 Leds azuis 460 + 4 Leds Purple, tudo Leds de 3w e lentes 90 graus. Coloquei dois frags Hystrix e calendrum na Sump e testei a lâmpada. Os resultados foram tão animadores que passei os corais para cima e a lâmpada também. Agora queria fazer mais uma lâmpada e estou indeciso nas cores.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 12/abr/2013, 11:19

Ok Miguel...
nesse artigo está lá muito bem exlicado o porque da importancia dos Blue, Royal Blue, Violeta, UV etc...

neste momento são nesses comprimentos de onda que as marcas se baseiam. A aplicação de verde, amarelos e até vermelhos é apenas para balancear a cor extremamente azul que acaba por sair da combinação normal Blue, Royal Blue, Violetras e Brancos. Há quem diga que os verdes e vermelhos realçam alguns corais vermelhos rosas e laranjas mas em termos cientificos e práticos ainda não foi revelada grande importancia dessas ultimas cores para o desenvolvimento dos corais.

Eu até acho que o bom velho branco amarelado dos 6500K, tipo HQI antiga, é mais que suficiente para realçãr esses tons nos corais porque já tem uma percentagem suficiente de verde, amarelo e vermelho presente na luz que emite. Só que isso era nas HQIs e T5s... pois nos leds não dá para colocar uns leds 6500K e esperar que tenha também verde e vermelho pois os leds funcionam por cores unicas (Bin Code). Isso está lá também no artigo.

Neste momento algumas marcas que estão á frente nos leds tentam incorporar leds violetas vermelhos e verdes nas suas calhas... mas pelo que tenho lido apenas os violetas tem mostrado interferencia no crescimento e coloração nos corais.
Mas para o bem ou para o mal, isto dos leds neste momento muda quase todos os dias...

Mensagem 12/abr/2013, 14:35

ReefSET, Lda. Escreveu:
Boa tarde,

Muito bom este tópico, vem mesmo a calhar, uma vez qua a ReefSET está com um projeto novo relacionado com Led´s.

Para dar uma ideia podemos pegar nos Leds violeta perto dos 400nm. Muito fraco em lummens

Cada um faz 8 lumens.

Uma pergunta para tentar perceber, quantos mW tem esses leds UV. Já foram montados no aquário? Que tensão vai aplicar?

Eu acho que é ao contrario, normalmente esse tipo de led informa a potencia radiométrica, por exemplo 250 mW a 350 mA.

O que depois das contas de conversão feitas feitas dará uns 167 lumens.

A ReefSET, Lda.

Boas Fernando,

Os LEDS não são UV ... são violeta.

3W Violet Purple Blue LED Hight Power SMD Chip 415-420nm with Heatsink
Forward voltage: 3.4-3.8v
Forward current: 700mA
Luminous: 4-8LM
Color Temperture: 415-420nm
Lens degree: 120-140degree

Estas são as especificações que tenho para os LEDs.

Abraços,
Rui

Mensagem 12/abr/2013, 23:59

Obrigado Marco pela tua opinião,

Sendo assim, acho que fiz uma boa aposta na lâmpada PAR 38. (6w em 14.000k + 18w em Blue 460 + 12W em Purple 420)

Eu tive esta lâmpada em teste na Sump apontada para dois Frags de Seriatoporas (Hystrix e Caliendrum) e cheguei à seguinte conclusão: Se eu tiver um cubo 40x40x40 e com água nos 35cm com uma única lâmpada destas a 20cm da água estes corais crescem e até sorriem :).

Hoje por curiosidade pedi um aparelho emprestado para medir os lux no meu aquário e fiquei espantado... Na superfície da água tinha valores de 48.000 Lux. Testei uma calha T5 de 4x39w com duas 10k e duas actínicas e à mesma distância 13.000 lux.

Conclusão, as calhas T5 são menos eficientes que os Leds porque espalham demasiada luz, enquanto os Leds "dirigem" a luz.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 13/abr/2013, 02:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Miguel Pinho Escreveu:
Conclusão, as calhas T5 são menos eficientes que os Leds porque espalham demasiada luz, enquanto os Leds "dirigem" a luz.

Boas,

acho que estás a fazer uma conclusão errada.
Estás a comparar a tua calha que segundo disseste tem 246w de leds, contra uma calha com 156w de T5...e que lâmpadas tinha a calha? com que tempo de uso? que calha é? tem reflectores, boa refrigeração? :-?
Editado pela última vez por Ricardo Santos em 14/abr/2013, 15:48, num total de 1 vez.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 13/abr/2013, 16:01

Abraços,
Rui

Olá Rui,

415-420 nm já está fora do comprimento de onda UV-A (400 nm) pode-se efetivamente dizer violeta.

O que me deixou duvidas foi os lumens que aponta, porque das reuniões que tive com os fornecedores da Cree, Osram, Edison e Prolight, fiquei a perceber que devido á grande quantidade de lumens que os Violeta e Royal Blue emitem os dados são apresentados em mW (potencia radiometrica) e não em lumens, porque parte os espectro e intensidade não é visível ao nosso olho.

Para saber os lumens multiplica-se os mW por 0.6684491979.

De facto, se olharmos com atenção, as luminárias LED que dão mais intensidade de luz são aquelas que tem Royal Blue na proporção de 2:1 ou até 2.5:1. (Vertex Illumina 8 RB x 4 Blue x 4 Branco por modulo) não são estes 4 brancos que lhe dão aquela intensidade toda.

Por exemplo o Royal Blue XP-E da cree muito usado nas luminárias tem 500 mW na versão mais forte ou seja 500 x 0.66874491979 = 334 lumens. No exemplo apontado 8 RB representa 2.672 lumens. 4 branco a 230 lumens = 920 lumens.

O LED que comprou, tem de ter mais lumens, sendo ele de 3W

Daí a minha duvida aos comentários do Hugo e do Rui.

Abraços

Fernando

Mensagem 13/abr/2013, 17:17

ReefSET, Lda. Escreveu:
Boas Fernando,

Abraços,
Rui

Olá Rui,

415-420 nm já está fora do comprimento de onda UV-A (400 nm) pode-se efetivamente dizer violeta.

O que me deixou duvidas foi os lumens que aponta, porque das reuniões que tive com os fornecedores da Cree, Osram, Edison e Prolight, fiquei a perceber que devido á grande quantidade de lumens que os Violeta e Royal Blue emitem os dados são apresentados em mW (potencia radiometrica) e não em lumens, porque parte os espectro e intensidade não é visível ao nosso olho.

Para saber os lumens multiplica-se os mW por 0.6684491979.

De facto, se olharmos com atenção, as luminárias LED que dão mais intensidade de luz são aquelas que tem Royal Blue na proporção de 2:1 ou até 2.5:1. (Vertex Illumina 8 RB x 4 Blue x 4 Branco por modulo) não são estes 4 brancos que lhe dão aquela intensidade toda.

Por exemplo o Royal Blue XP-E da cree muito usado nas luminárias tem 500 mW na versão mais forte ou seja 500 x 0.66874491979 = 334 lumens. No exemplo apontado 8 RB representa 2.672 lumens. 4 branco a 230 lumens = 920 lumens.

O LED que comprou, tem de ter mais lumens, sendo ele de 3W

Daí a minha duvida aos comentários do Hugo e do Rui.

Abraços

Fernando

Boas,

Pois mas pensava que era o contrário.
Posso estar completamente enganado mas para mim a frase seria: "devido à grande quantidade de PAR que os azuis e os violeta emitem"

Tanto assim é que a unidade Lumen mede a quantidade de luz visivel. (Wikipedia - Lumen

Para o meu olho um LED branco dá mais luz que um Azul mas sei que em termos de PAR o Azul é muito superior e o violeta ainda mais.

Este é o meu entendimento. Se a realidade é diferente disto .... então não percebo mesmo nada disto!

Abraços,
Rui

Mensagem 13/abr/2013, 20:17

Olá,

O meu comentário, surge, porque foi nessas reuniões que me explicaram as diferenças de lumen e mW, onde também obtive o valor de conversão que apresentei.

O que vou comentar abaixo é a minha mera opinião, não são afirmações, são apenas interpretações de leituras efetuadas.

Boas,

Pois mas pensava que era o contrário.
Posso estar completamente enganado mas para mim a frase seria: "devido à grande quantidade de PAR que os azuis e os violeta emitem.

PAR ou Photosynthetically Active Radiation é o comprimento de onda que os seres fotossintéticos usam para a fotossíntese e compreende um comprimento de onda dos 400 nm aos 700 nm.
Os azuis e os violetas por si só não emitem PAR, fazem parte do PAR juntamente com outros comprimentos de onda.

Tanto assim é que a unidade Lumen mede a quantidade de luz visivel. (Wikipedia - Lumen

Correto, por isso é que os Royal blue e Violeta são apresentados em mW, porque parte da luz que emitem não é visível, mas está lá, daí que as marcas não apresentem a sua capacidade em lumens.

Para o meu olho um LED branco dá mais luz que um Azul mas sei que em termos de PAR o Azul é muito superior e o violeta ainda mais.

Também concordo, o comprimento de onda sensivelmente dos 400 nm aos 500 nm é o mais importante para a fotossíntese a seguir dos 630 nm aos 700 nm e só depois a faixa dos 500 nm aos 630 (a menos importante em termos de intensidade).

Este é o meu entendimento. Se a realidade é diferente disto .... então não percebo mesmo nada disto!

È difícil, ás vezes também fico todo baralhado, PAR vs Lumens vs Lux e vice versa e versa vice...

Uma coisa é certa, as luminárias leds que tem o dobro ou mais de Royal Blue (os azuis normais não é a mesma coisa) em relação aos brancos iluminam os aquários muito melhor que as que tem a mesma proporção de Royal blue e Brancos.

O que me leva a concluir que de facto os lumens estão lá, mas é só para os corais, para nós é apenas o tom lindíssimo do azul na agua.

Abraços,
Fernando

Mensagem 13/abr/2013, 22:58

O meu entendimento, é que faz todo o sentido que comprimentos de onda para trás dos royal blue (inclusivé) tenham poucos Lumens e muito PAR!

Vejamos,
The lumen (symbol: lm) is the SI derived unit of luminous flux, a measure of the total "amount" of visible light emitted by a source

"(...)Total amount of visible light(...)"

Ora se estes comprimentos de onda não são tão "visíveis", sou tentado a concordar que faz sentido ter poucos lumens!

Quanto ao PAR deve ser alto nestes comprimentos na medida em que, sendo o PAR o valor que os organismos fotosintéticos "aproveitam" da luz, é nesta faixa que estes organismos mais usam/precisam de luz! Por isto também concordo com o Fernando quando diz que um racio de mais azuis por brancos ilumina mais! Diria mais (já o disse aliás :D ) um aquário só com violetas e royal blues iluminaria perfeitamente um aquário, apesar de nos parecer pouca luz... ;) Os brancos são (quase) mais para nós, que para os corais. ;)

Mensagem 14/abr/2013, 02:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Já tinha lido o artigo dos russos no site da advanced aquaristic e esta bastante elucidativo em alguns aspectos , mas no fim fica se tb com imensas duvidas , num exemplo de 50 leds de 3 w , a melhor opção seja de ;
opcao a ) 20 branco e 30 royal blue ,
opção b ) 25 branco e 25 royal blue
Opção c ) 20 branco e 20 royal blue e 10 violeta?
Tendo em conta para corais duros....

Isto porque le se imensos estudos acerca de led , par , pur , e por aí fora mas raramente se encontra um racio partilhado por vários estudos ou marcas ...
Cumps

Mensagem 14/abr/2013, 03:11

50 Leds?

Eu faria:
25 violeta
15 royal blue
10 brancos

Sent from my iPhone using Tapatalk

Próximo

Voltar para Discussão Geral